51482 - RELATO DE EXPERIÊNCIA: USO DA ANÁLISE DE SAÚDE DE DISTRITOS SANITÁRIOS NA CIDADE DE SALVADOR/BAHIA E O AUMENTO DA VIOLÊNCIA NA POPULAÇÃO JOVEM NEGRA. DANIELA GOMES DOS SANTOS BISCARDE - UFBA, TAYSE TAINÁ DOS SANTOS FARIAS - UFBA, LARISSA SOARES SILVA - UFBA
Contextualização Distrito sanitário é uma área geográfica que tem uma base territorial definida e que deve apresentar redes de serviços de saúde com perfil adequado às características epidemiológicas e sociais daquela área, atendendo as necessidades e demandas da população. A cidade de Salvador é dividida em doze distritos sanitários, e nessa foram estudados apenas três. Sabe-se que a violência é um dos problemas mais graves e presentes na vida dos brasileiros. Contudo, esse problema toma proporções de tragédia para a parcela de jovens da população, principalmente para os mais pobres, que moram nas periferias urbanas e têm baixa escolaridade. Revelou-se que este é o elo mais fraco na cadeia de violência nos tempos atuais.
Nesse contexto, esses jovens são as maiores vítimas, pois muitas vezes estão mais expostos a fatores de risco, como envolvimento com gangues, drogas e álcool, o que pode aumentar as chances de se envolverem em contextos de violência. Estes, majoritariamente, jovens com acesso limitado a oportunidades educacionais, empregos estáveis e programas de desenvolvimento e, dessa forma, podem estar em maior risco de se envolver em atividades criminosas, além das pressões sociais à que estão submetidos, como discriminação e a cultura da violência entre o sexo masculino.
Descrição da Experiência Esta Análise de Situação de Saúde - ASIS configurou-se como um produto final avaliativo do componente curricular Vigilância em Saúde, do primeiro semestre do curso de enfermagem na Universidade Federal da Bahia, à partir da orientação de docentes. Na ocasião, foram escolhidos para serem observados os distritos sanitários da cidade de Salvador intitulados: Barra-Rio Vermelho, Centro Histórico e São Caetano-Valéria. A partir da delimitação do tema mortalidade, realizou-se 1 encontro em um primeiro momento para alinhamento dos conceitos a serem abordados - mortalidade, análise de saúde, dados epidemiológicos e sociodemográficos- e posteriormente mais 2 reuniões foram necessárias para busca em grupo dos dados na plataforma de pesquisa epidemiológica Tabnet. Para finalizar, as discentes envolvidas discorreram acerca dos resultados encontrados e iniciaram a construção dos gráficos no excel. Foram utilizados como parâmetro de pesquisa à distribuição percentual de homicidios por faixa etária, sexo, raça/cor, tipo de homicidio e à relação comparativa de homicidios por arma de fogo entre os distritos.
Objetivo e período de Realização O objetivo deste trabalho foi realizar uma análise da situação de saúde dos distritos sanitários do Município de Salvador/BA. A partir da observação destes fatores evidenciou-se a necessidade da construção de políticas públicas para o enfrentamento da violência como uma questão de saúde pública. Os dados sociodemográficos utilizados foram raça/cor, faixa etária, tipos de armas utilizadas e período. O período de realização foi entre agosto e dezembro de 2023.
Resultados Notou-se que no Estado da Bahia, as políticas de enfrentamento disponibilizadas são mais frequentemente voltadas para a prevenção e contenção do uso de drogas, revelando a maior necessidade de políticas mais rigorosas para cada distrito. A consequência disto é o aumento da insegurança da população, a sensação frequente de impunidade e a falta de confiança no poder público que proporciona o adoecimento da população em larga escala, uma vez que afeta diretamente a qualidade de vida e saúde dos mesmos.
Pode-se inferir então, que as questões de disputas de organizações de tráfico de drogas, bem como, envolvimento com brigas, assaltos e à ocorrência de chacinas contribuem nesses dados e geram um aumento na sensação de insegurança e medo que afligem a população, sendo um grave problema que influencia às condições de vida e saúde nos distritos.
No entanto, não se pode descartar que questões de segurança estão vinculadas aos abismos de desigualdades sociais e econômicas e assim sendo deve-se analisar à violência, sobretudo por armas de fogo, que levantou à necessidade de criar ações para a redução do controle de porte/posse de armas.
Aprendizado e Análise Crítica A violência no estado da Bahia cresce de forma acelerada, em anos consecutivos. Segundo o fórum brasileiro de segurança pública os homicídios ocorridos em sua maioria as vítimas são pessoas declaradas pretas e pardas. Segundo o Atlas da violência de 2021, 77% da população morta por causas violentas, são jovens que não chegaram a completar 29 anos. São comunidades que podem ter relações e diferenças entre si. A raça negra (pretos e partos) se destaca entre as vítimas de homicídios em comparação a cor branca.
A população preta e parda são as maiores vítimas da violência, por conseguinte a fatores relacionados a taxas altas, a desigualdade racial que influencia de forma direta na violência, jovens de comunidades periféricas que não recebem atenção para os problemas ao qual estão vivenciando, a falta de oportunidades são reflexos da falta de assistência governamental.
Referências DE LACERDA CAMPOS, Maria Elda Alves et al. Mortalidade por homicídio a partir de dados do Instituto de Medicina Legal: uma perspectiva de gênero. Revista Brasileira de Pesquisa em Saúde/Brazilian Journal of Health Research, v. 21, n. 3, p. 93-102, 2019.
FÓRUM BRASILEIRO DE SEGURANÇA PÚBLICA. Revista Brasileira de Segurança Pública 34. Disponível no site Home - Fórum Brasileiro de Segurança Pública (forumseguranca.org.br). Acesso em 22 de agosto de 2023.
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - IPEA. Atlas da Violência 2021 [recurso eletrônico]. Disponível em: https://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/11004/1/Atlas_da_violencia_2021.pdf. Acesso em: 22 de agosto de 2023
SECRETARIA MUNICIPAL DE SALVADOR. Tabnet- salvador. Disponível em Tabnet - Salvador. Acesso em 17 de out.2023
|