Roda de Conversa

05/11/2024 - 13:30 - 15:00
RC2.12 - Saúde Mental e Território no contexto das populações vulnerabilizadas

54243 - RESIDÊNCIA EM SAÚDE MENTAL E O CENTRO POP: UMA EXPERIÊNCIA TRANSFORMADORA
VITORIA SILVA DE ARAGÃO - UECE, LEILSON LIRA DE LIMA - UNICHRISTUS, ALICYREGINA SIMIÃO SILVA - UECE, ANDRÉ CARDOSO TAVARES - UECE, MARIA ROCINEIDE FERREIRA DA SILVA - MINISTÉRIO DA SAÚDE


Contextualização
A residência multiprofissional em saúde mental envolve os processos de cuidado na saúde mental no contexto das Redes de Atenção Psicossocial (RAPS) e do cuidado em território. Sua inserção no território e suas ações, que ultrapassam os limites dos serviços especializados em saúde mental, são fundamentais para proporcionar aos residentes uma visão ampliada do cuidado nessa área. Nesse sentido, a atuação da residência no Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro POP), um equipamento destinado ao atendimento de pessoas em situação de rua, foi de extrema importância para o desenvolvimento de um trabalho intersetorial em colaboração com os profissionais desse serviço. Essa experiência possibilitou uma abordagem mais abrangente e inclusiva, contribuindo para uma atuação mais efetiva e humanizada no cuidado em saúde mental.

Descrição da Experiência
Trata-se de um relato das experiências vividas pelos residentes da turma VIII da Residência Multiprofissional de Saúde Mental Coletiva da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) no Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro POP) no município de Caucaia, Ceará, onde se desenvolveu a referida residência. As atividades dos residentes no Centro POP ocorreram de março de 2022 a janeiro de 2023, previamente pactuadas entre a coordenação do serviço e os preceptores de campo e núcleo que acompanharam a turma durante esse período. As atividades no Centro POP foram conduzidas por uma enfermeira, uma profissional de educação física e uma psicóloga. No Centro POP, as atividades desenvolvidas pelos residentes incluíram escuta ativa, orientação de saúde, ações de prevenção e promoção da saúde, como rodas de alongamento e realização de testes rápidos para infecções sexualmente transmissíveis. Além disso, foram oferecidas oficinas manuais e orientações sobre o fluxo de atendimento dos serviços de saúde do município, visando aproximar esse público das ações ofertadas pela residência.

Objetivo e período de Realização
O objetivo deste relato é descrever e analisar a experiência da Residência Multiprofissional em Saúde Mental Coletiva da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) no Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro POP) em Caucaia, Ceará. Pretende-se destacar as atividades realizadas, os efeitos percebidos e a importância dessa atuação no contexto da saúde mental e do atendimento a populações vulneráveis.

Resultados
A inserção da residência em saúde mental no Centro POP foi de suma importância. Percebemos que isso possibilitou esclarecer diversas dúvidas sobre o Centro de Atenção Psicossocial. Além disso, os participantes destacaram que as oficinas manuais desempenharam um papel significativo, permitindo-lhes desenvolver habilidades que anteriormente não reconheciam, evitando o ócio durante esse período. Houve relatos de que alguns conseguiram controlar a ansiedade utilizando técnicas discutidas durante as rodas de conversa. Ademais, foi possível estabelecer uma articulação com outros serviços para garantir a continuidade do cuidado.

Aprendizado e Análise Crítica
No geral, observamos uma boa adesão tanto da equipe quanto dos usuários do Centro POP para participar das atividades propostas. Foi possível compreender o processo de cuidado em saúde mental de forma mais ampla, indo além dos serviços especializados. Percebemos o quanto essas pessoas vulnerabilizadas, muitas vezes invisíveis para os serviços e para a comunidade, expressavam anseios e angústias que refletiam essa realidade. Essa experiência nos permitiu uma visão mais holística do cuidado e evidenciou a importância de abordagens inclusivas e sensíveis às necessidades individuais.

Referências
AMARANTE, Paulo. Saúde mental e atenção psicossocial. 4. ed. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2015.
PINHEIRO, Ruth; LOPES, Fernanda. A importância da residência multiprofissional em saúde mental. Revista Brasileira de Educação Médica, São Paulo, v. 40, n. 2, p. 234-245, abr./jun. 2016.


Realização:



Patrocínio:



Apoio: