Roda de Conversa

05/11/2024 - 13:30 - 15:00
RC2.12 - Saúde Mental e Território no contexto das populações vulnerabilizadas

49093 - RELATO DE EXPERIÊNCIA DO CURSO DE EXTENSÃO EM SAÚDE MENTAL EM FEIRA DE SANTANA
CLARA ALEIDA PRADA SANABRIA - UEFS, VERONICA LIMA SANTOS - UEFS, HERNANDES MACHADO DE JESUS - UEFS, FELIPE DO CARMO DE CARVALHO - UEFS, PRISCILLA SOARES REIS DO NASCIMENTO - SMS DE FEIRA DE SANTANA, ISIS BASTOS BARBOSA - SMS DE FEIRA DE SANTANA, MIRIAN FERREIRA BRITO DE ATAIDE - SMS DE FEIRA DE SANTANA, ANA BEATRIZ SANTOS PIRES - SMS DE FEIRA DE SANTANA, IRISLENE VASCONCELOS SANTANA - SMS DE FEIRA DE SANTANA, THAIANE PIMENTA GOMES - SMS DE FEIRA DE SANTANA


Contextualização
O curso de extensão surgiu a partir dos resultados da dissertação intitulada “O ACOLHIMENTO NOS CENTROS DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL (CAPS) EM FEIRA DE SANTANA” (LIMA, 2023) defendida no Programa de Programação em saúde Coletiva da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Nesta pesquisa foi observado que os trabalhadores dos cinco CAPS da cidade apresentam dificuldades no cuidado e assistência aos usuários dos substitutivos, e que existe insuficiência de ações voltadas para Educação Permanente. Os profissionais dos CAPS compreendem o conceito de acolhimento de acordo com a Política Nacional de Humanização (BRASIL, 2015), e sua importância no processo de cuidado aos usuários, entretanto a lógica manicomial ainda se faz presente nestes substitutivos de saúde mental. Os profissionais manifestaram despreparo para o cuidado aos usuários, pouca participação das famílias no processo de cuidado e falta de autonomia do usuário no próprio tratamento, evidenciando a persistência hegemônica do modelo biomédico. Também foi evidenciado que os profissionais desconhecem o conceito de identidade de gênero, esta situação pode aumentar as desigualdades em saúde, gerando barreiras de acesso aos serviços de saúde mental para a população LGBTQIA+. Assim, foi considerado necessário, contribuir desde a universidade com o fortalecimento da educação permanente em saúde mental dos profissionais dos CAPS.


Descrição da Experiência
Foi proposto para o setor de Educação Permanente da Secretaria Municipal de Saúde a oferta do curso híbrido com carga horária total de 160 horas (140 horas EaD no Moodle da UEFS) e cinco encontros presenciais (4 horas cada encontro). Realizado por uma professora, dois mestrandos e uma doutoranda do Curso de Pós Graduação em Saúde Coletiva integrantes do Núcleo de Saúde Coletiva (NUSC). O curso, cadastrado na Pró- Reitoria de Extensão (PROEX), foi dividido em quatro módulos (um encontro presencial seguido de quatro semanas EaD). No módulo 1 foram tratados os seguintes temas: Saúde Mental, o que é isso? Medicalização da vida; Reforma Psiquiátrica no Brasil e movimento da Luta Antimanicomial e Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). No módulo 2: Sofrimento psíquico e cuidado em saúde mental; Atenção Primária à Saúde e Saúde Mental; O CAPS enquanto dispositivo territorial e Acolhimento enquanto ferramenta importante para construção do vínculo. No módulo 3: Projeto Terapêutico Singular (PTS) como estratégia de cuidado; Saúde Mental de pessoas que fazem uso de substâncias psicoativas; Saúde Mental, Gênero e Sexualidade; Saúde Mental da População Negra. E no Módulo 4: Saúde Mental do trabalhador; Momentos especiais da vida, crianças, adolescentes, idosos; Desinstitucionalização e Atenção em crise.

Objetivo e período de Realização
O objetivo do curso foi aprofundar conceitos fundamentais para o cuidado dos usuários nos CAPS. Entre eles estão: aspectos históricos e conceituais da Reforma Psiquiátrica Brasileira; o processo de adoecimento das pessoas com transtornos mentais; os aspectos normativos e legais do cuidado ao paciente com transtorno mental; os sujeitos que confluem nos CAPS (profissionais da saúde, usuários, famílias, comunidade) e o processo de trabalho no CAPS. Curso realizado entre outubro de 2023 e abril de 2024.

Resultados
Por pedido da gestão municipal o curso foi oferecido para todos os profissionais dos CAPS exceptuando os médicos, totalizando 45 inscritos. Nos encontros presenciais foram utilizadas metodologias ativas de aprendizagem o que favoreceu o engajamento e participação dos trabalhadores. Nos debates abordaram os desafios e as fragilidades presentes no cotidiano dos CAPS. Por outra parte, foi observado que muitos trabalhadores tiveram dificuldades para realizar as atividades Ead na plataforma Moodle e que este foi o principal motivo para a não conclusão do mesmo, já que só 8 participantes realizaram todas as atividades incluindo a avaliação. As atividades no Moodle incluíram textos reflexivos, vídeos de entrevistas e documentários e casos clínicos. A avaliação de cada módulo foi realizada por meio da participação em fóruns e da resposta de questionários com perguntas abertas e fechadas. A avaliação final foi a elaboração de um relato de experiência individual. A participação nos encontros presenciais foi a seguinte: 1º encontro, 37 participantes, 2º encontro 25 participantes, 3º encontro 21 participantes; 4º encontro 17 participantes; e encerramento 20 participantes.

Aprendizado e Análise Crítica
Este curso contribuiu com o fortalecimento das práticas de cuidado nos C, promovendo a troca de experiências e o desenvolvimento de conhecimentos para a assistência aos pacientes com transtornos mentais. Como destaque foi valorizada a interligação entre o CAPS e a atenção primária, visando garantir o acesso do usuário, a desconstrução de estigmas, o cuidado integral e longitudinal, o papel da autonomia do usuário, o trabalho multiprofissional e a apropriação do território para o exercício da cidadania.
Os encontros mensais foram valorizados, já que conheceram profissionais de outros CAPS, que nunca tinham encontrado antes. O curso teve um impacto significativo no desenvolvimento das habilidades dos profissionais e na qualidade da assistência prestada. Ao final, apesar dos desafios e limitações enfrentadas, ressalta-se a contribuição do curso para lidar com os desafios cotidianos no atendimento em saúde mental.
A experiência foi transformadora para os profissionais, ressaltando como aprendizados a importância da escuta ativa, a construção de redes de apoio, a humanização, a defesa de políticas públicas de qualidade e a importância de ser agente de mudança por uma sociedade mais justa e acolhedora.
Conclui-se que a educação permanente é fundamental para aprimorar o atendimento nos Caps de Feira de Santana, demonstrando a importância da UEFS na qualificação dos profissionais da área.


Referências
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Saúde Mental / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Política Nacional de Humanização- HumanizaSUS – Brasília: Ministério da Saúde, 2015.

SANTOS, V. L. O Acolhimento nos centros de atenção psicossocial (CAPS) em Feira de Santana. Dissertação de Mestrado—Feira de Santana: Universidade Estadual de Feira de Santana, 9 mar. 2023.

Fonte(s) de financiamento: Universidade Estadual de Feira de Santana


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