Roda de Conversa

05/11/2024 - 08:30 - 10:00
RC2.8 - Territorialidades, ambiente e vulnerabilidade

53211 - ENFERMAGEM E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A INVISIBILIDADE DE POPULAÇÕES VULNERÁVEIS MORADORAS DO LIXÃO DE PINHEIRO-MA
JOELMA VERAS DA SILVA - UNESA, FABIANA DA ASCENÇÃO MONTEIRO FERREIRA - UFMA, JULIANNE DE AREA LEÃO PEREIRA DA SILVA - UFMA, DIMITRIUS VIDAL DE OLIVEIRA GARBIS - UFMA, LETICIA MARIA DE SOUSA SILVA - UNICEUMA, ANA CAROLINA MOREIRA HORTEGAL - FACAM, SHEILA ALMEIDA DO NASCIMENTO - UFMA, POLLYANA DOS SANTOS LINDOSO - UNICEUMA, DAYANNE DA SILVA FREITAS - UFMA, NATÁLIA DE JESUS SOUSA CUNHA - UFMA


Contextualização
A universidade, entre as diversas qualificações, deve ser compreendida pela dinâmica da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Este paradigma se torna ainda mais imperativo, quando a educação em foco está voltada para formação de profissionais que estabelecem correlações entre as influências do meio ambientes, com os determinantes sociais de uma população. Há uma relação estreita entre saúde e meio ambiente desde a exposição a fatores específicos como biológicos ou situações que possam interferir no estado psíquico do indivíduo, até relacionados com aspectos negativos do desenvolvimento social e econômico dos países. Os lixões municipais em décadas, caracterizam uma problemática de cunho social e nas cidades brasileiras ainda é disposto em áreas a céu aberto. O “resíduo’’ por ser considerado uma escória, envolve ainda, uma gama de sentimentos negativos para os sujeitos que vivem ou trabalham diretamente ou próximos aos lixões. Dentre eles a exclusão, a vulnerabilidade e o preconceito. Esses aspectos reforçam o estigma, o abandono do poder público, a exclusão social a estes grupos populacionais. (Oliveira 2011, p.15). Na cidade de Pinheiro, todos os resíduos coletados pela empresa da gestão municipal, são dispostos no lixão, sem que aconteça nenhum tipo de separação por tipologia, sem estrutura e em área localizada nas proximidades de núcleos populacionais.

Descrição da Experiência
Trata-se de um estudo do tipo relato de experiência, através de uma visita técnica como prática de campo, pautada na ambientalização na comunidade local. O local do estudo é a área do lixão de Pinheiro-MA, localizado no bairro cidade das águas, com aproximadamente 300 famílias e há 15 km do Campus Universitário da UFMA. O trabalho se deu a partir de um cronograma cronológico e didaticamente programado buscando garantir a eficácia das atividades e direcionar os alunos do terceiro período do curso de enfermagem da Universidade Federal do Maranhão- UFMA, a aula do tipo prática como visita ao lixão do município, é parte do plano anual da disciplina de Saúde, Sociedade e Meio ambiente. Utilizou-se como instrumento para coleta dos dados, o diário de campo e questionário estruturado com 15 perguntas já estabelecidas durante a aula, de forma que foi orientado aos alunos observarem e registrarem as questões relativas ao saneamento ambiental, com enfoque ao descarte de resíduos e a rede de saúde daquela comunidade. Os alunos entrevistaram após aceite do TCLE, 82 moradores, registros escritos, de imagem e vídeo de todas as atividades, para posterior apresentação em relatórios técnicos, portifólios multidisciplinares, fóruns e outros eventos relacionados a educação em saúde ambiental, ciência e tecnologia. Foram utilizados registros escritos, de imagem e vídeo de todas as atividades.

Objetivo e período de Realização
Verificar como é realizado o descarte dos resíduos sólidos no município de Pinheiro-Maranhão e relacionar com a educação em saúde ambiental e o processo saúde-doença, de forma, que o ambiente visitado, como experiência em campo prático, possibilita que os alunos relacionassem as temáticas estudadas em sala de aula sobre a comunidade vulneráveis e aquele meio. A visita ocorreu na data de 11 de novembro de 2023 no turno vespertino.

Resultados
Registros no diário de campo observou uma grande quantidade de animais como urubus, ratos, insetos, moscas, caramujos. Resíduos de saúde (seringas e agulhas, coletor de dreno torácico, restos placentários), despejo de resíduos de fossa séptica no ambiente, altamente perigoso para saúde dos coletadores de resíduos. Em 85% das afirmações afirmam encontrarem resíduos dos serviços de saúde, 100% afirmaram que o local não apresenta rede de esgoto, fornecimento de água tratada, fonte de energia elétrica é feita de forma clandestina com ligações em pequenos pôsteres de madeira, não há transporte público, escolas, tampouco unidades de saúde, dentre as doenças relatadas pelos moradores foram: 45% Doenças respiratórias, 25% doenças intestinais/diarreicas, 22% dermatológicas, 5% oftalmológicas e 3% cardiológicas. Após o encerramento das atividades constatamos, por meio das etapas avaliativas, que os alunos apresentavam novas posturas acadêmicas, isto evidenciado pelos projetos propostos por eles como o PGRSS plano de gerenciamento de resíduos do prédio de enfermagem e medicina da UFMA campus Pinheiro e também pelos diversos momentos de apresentação dos seus trabalhos e relatórios técnicos.

Aprendizado e Análise Crítica
Foi notório que as visitas técnicas e os estudos de campo promoveram um maior amadurecimento acadêmico, técnico e cientifico dos discentes que delas participaram e alavancaram a aproximação entre o processo educacional e a formação profissional. A experiência vivenciada e a aproximação da realidade dos estudantes às condições precárias com a contextualização do conceito da saúde holística e os processos que estão intrínsecos ao meio ambiente, contribuíram para uma nova postura acadêmica, maior amadurecimento acadêmico, técnico e científico no processo educacional e a formação profissional. Os estudantes relacionaram práticas inadequadas do gerenciamento de resíduos de saúde, com resíduos provenientes dos estabelecimentos de saúde encontrados no lixão. Evidenciamos a importância e correlação da falta de gerenciamento de resíduos com o processo desencadeador de saúde e doença daquela população e de comprometimento da saúde ambiental, pela precarização do solo, água e ar que são afetados diretamente pelas fumaças da queima rotineira, a contextualização do conceito da saúde holística e de vivências e experiências dos processos que estão intrínsecos ao meio ambiente. O trabalho com visitas técnicas e estudos de campo, são ações enriquecedoras no processo ensino-aprendizagem e corroboram para fortalecer a auto-estima dos discentes e amadurecer suas ações acadêmicas e profissional.

Referências
Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução RDC nº 222, de 28 de março de 2018. Regulamenta as Boas Práticas de Gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde, e dá outras providências. Publicada no Diário Oficial da União de 29/03/2018.
BRASL. Política Nacional de Resíduos Sólidos. 2013. Disponível em: http://www.mma.gov.br/pol%C3%ADtica-de-res%C3%ADduos-s%C3%B3lidos. Acesso em: 05 jun. 2024.
OLIVEIRA, Marconi Gomes de. Gerenciamento de resíduos de serviços de Saúde - entre o discurso e a pratica - estudo de casos e pesquisa-ação no Acre: São Paulo:USP, 2011. 178 p. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.
Ministério do Meio Ambiente [Internet]. Ministério do Meio Ambiente. 2021 Available from: https://www.mma.gov.br/cidades-sustentaveis/residuos-solidos/catadores-de-materiais reciclaveis/reciclagem-ereaproveitamento . Acesso em: 05 jun. 2024.


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