Roda de Conversa

04/11/2024 - 17:20 - 18:50
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54272 - AVALIAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE MENTAL PARA CUIDADORES DE CRIANÇAS COM AUTISMO: DESAFIOS E NECESSIDADES DE INCLUSÃO
FRANCILENE DE SOUSA VIEIRA BRITO - UFC


Apresentação/Introdução
Cuidadores, frequentemente pais ou familiares próximos, enfrentam desafios consideráveis que incluem sobrecarga emocional, física e financeira. Essas dificuldades impactam significativamente sua saúde mental, tornando essencial a implementação de políticas públicas que atendam suas necessidades específicas. Os cuidadores de crianças com autismo vivenciam altos níveis de estresse e sobrecarga emocional devido às exigências contínuas do cuidado. A literatura aponta que esses cuidadores apresentam maiores índices de depressão e ansiedade em comparação com a população geral. Além disso, a falta de apoio social e recursos adequados agrava esses problemas, evidenciando a necessidade de políticas públicas eficazes. Políticas públicas bem-sucedidas devem incluir a provisão de serviços de saúde mental específicos, apoio financeiro e programas de capacitação para cuidadores. A inclusão dessas medidas pode melhorar significativamente a qualidade de vida dos cuidadores e, por extensão, das crianças com autismo

Objetivos
Objetivo Geral
Avaliar a eficácia das políticas públicas de saúde mental no apoio aos cuidadores de crianças com autismo.

Objetivos Específicos
Identificar as principais necessidades de saúde mental dos cuidadores de crianças com autismo;
Analisar a implementação das políticas públicas de saúde mental voltadas para cuidadores;
Propor recomendações para aprimorar as políticas públicas de saúde mental para essa população.


Metodologia
Para alcançar os objetivos propostos foi realizada uma pesquisa documental no qual foram adotados os seguintes procedimentos metodológicos: Revisão de Literatura, visando identificar e compilar informações relevantes sobre as necessidades de saúde mental dos cuidadores de crianças com autismo, através da busca em bases de dados, mediante a realizar buscas sistemáticas em bases de dados, utilizando palavras-chave como "autismo", "cuidadores", "saúde mental", "políticas públicas", "apoio psicológico", etc. A seleção dos artigos se deu a partir da análise crítica, no qual foram selecionados estudos capazes de identificar as principais necessidades dos cuidadores e as lacunas nas políticas públicas atuais. Além disso, foram analisados documentos oficiais, para compreender a implementação das políticas públicas de saúde mental voltadas para cuidadores de crianças com autismo. Foram utilizadas fontes oficiais como sites de ministérios da saúde, secretarias estaduais e municipais de saúde, além de organismos internacionais como a OMS e a ONU. A análise adotada foi a análise de conteúdo, a fim de identificar padrões recorrentes e lacunas nas políticas públicas analisadas.

Resultados e Discussão
Os resultados obtidos podem foram agrupados em cinco tópicos principais: Estudos demonstram que cuidadores de crianças com autismo enfrentam altos níveis de estresse e ansiedade, e o apoio institucional é crucial para mitigar esses efeitos; A implementação de políticas de apoio psicológico e programas de respiro são considerados boas práticas para aliviar a carga dos cuidadores. A literatura destaca a importância de serviços de saúde mental acessíveis e específicos para cuidadores, que podem melhorar significativamente sua qualidade de vida; Estudos indicam que a distribuição desigual dos serviços de saúde é uma barreira significativa para muitos cuidadores. Acesso desigual pode exacerbar a vulnerabilidade dos cuidadores, especialmente em áreas rurais ou menos desenvolvidas; Avaliar o impacto das políticas públicas é essencial para garantir que elas estejam realmente melhorando a saúde mental dos cuidadores. A literatura sugere que políticas bem-sucedidas resultam em menores níveis de estresse e melhor qualidade de vida para os cuidadores. Recomendações baseadas em evidências e melhores práticas são cruciais para o desenvolvimento contínuo de políticas eficazes. A literatura apoia a ideia de que políticas adaptativas, que evoluem com base em avaliações contínuas, são mais eficazes no longo prazo. A literatura aponta consistentemente a necessidade de um suporte robusto e específico para os cuidadores de crianças com autismo, destacando a importância de serviços de apoio psicológico e programas de respiro para aliviar a carga emocional e física dos cuidadores. Além disso, as pesquisas enfatizam a importância de garantir a acessibilidade e a distribuição equitativa dos serviços de saúde.

Conclusões/Considerações finais
A literatura enfatiza a importância de reconhecer e atender às necessidades dos cuidadores de crianças com autismo através de políticas de apoio psicológico, programas de respiro, e uma distribuição equitativa dos serviços de saúde. A avaliação contínua das políticas públicas é essencial para garantir que elas estejam cumprindo seu objetivo de melhorar a saúde mental e a qualidade de vida dos cuidadores. Recomendações baseadas em evidências e melhores práticas são fundamentais para o desenvolvimento e a evolução de políticas eficazes no longo prazo.




Referências
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
LAI, W. W. et al. Coping and well-being in parents of children with autism spectrum disorders (ASD). Journal of Autism and Developmental Disorders, v. 45, n. 8, p. 2582-2593, 2015.
SANTOS, M. T.; PIMENTEL, L. B.; COSTA, E. M. Qualidade de vida e sobrecarga de cuidadores de crianças com transtorno do espectro autista. Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano, v. 29, n. 3, p. 379-387, 2019.
SILVA, T. F.; FERNANDES, L. S. Impacto do autismo nos cuidadores familiares: Uma revisão da literatura. Revista Psicologia e Saúde, v. 12, n. 1, p. 39-50, 2020.
SMITH, L. E.; GREENBERG, J. S.; SELTZER, M.M. Siblings of adults with schizophrenia: expectations about future caregiving roles. American Journal of Orthopsychiatry, v. 80, n. 1, p. 115-125, 2010.

Fonte(s) de financiamento: FUNDAÇÃO CEARENSE DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO


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