49602 - GRUPO MEMÓRIAS: FORTALECIMENTO A SAÚDE E SENTIMENTO DE PERTENÇA NA TERCEIRA IDADE MAGDA LORRANE ANDRADE LIMA - IEGO, DANIEL VITOR LIMA DE OLIVEIRA - IEGO, RITA LUANA CASTRO LIMA CASTELO BRANCO - IEGO, RICHEL BRUNO OLIVEIRA CASTELO BRANCO - IEGO, MARIA IRACI DA SILVA OLIVEIRA - IEGO, KENNEDY ANDERSON BARROS DE ALMEIDA - IEGO, YURI RAMOS RODRIGUES - IEGO, ANDRÉA GUIMARÃES TEIXEIRA - IEGO, JOSEFA AURISONIA CARDIAL - IEGO, ANA VIRGINIA QUARESMA DE MORAIS - IEGO
Contextualização O grupo Memórias surgiu como uma proposta de valorização da terceira idade, dedicada a promoção de saúde e bem-estar aos idosos em situação de vulnerabilidade social. Compreendemos que com o avançar da idade surgem necessidades e limitações devido ao processo natural do envelhecimento, que pode variar de acordo com o contexto social e estilo de vida de cada indivíduo. Portando, podemos destacar algumas destas como: Limitações físicas, cognitiva, sensorial e emocional. Reconhecemos que estas limitações representam grandes desafios no cotidiano de muitos idosos e estes fatores contribuem significativamente para o isolamento social destes. Neste contexto, o acesso às práticas de atividades lúdicas e educativas, jogos interativos e grupos para conscientização dos direitos sociais são fortes ferramentas para promoção e a inclusão social e o desenvolvimento pessoal dos idosos. Ao participarem das atividades do grupo memórias, os idosos têm a oportunidade de expressar suas emoções, compartilhar experiências, desenvolver habilidades e estabelecer conexões significativas com outras pessoas, contribuindo assim para uma vida mais plena e saudável. O grupo Memórias visa proporcionar aos idosos o acesso a oportunidades enriquecedoras que promovam o bem-estar e a sua integração na comunidade, revigorando sua autoestima, senso de pertencimento e o fortalecimento de vínculos.
Descrição da Experiência O grupo foi implementado no Centro de Convivência e Desenvolvimento Social- IE Social, localizado no território do Luzardo Viana, no município Maracanaú-CE. Semanalmente, 22 idosos são beneficiados através do grupo Memórias com atividades que contribuem para a promoção do bem-estar físico, mental e emocional. São elas: Atividades físicas: Exercícios de alongamento; danças; caminhadas leves e jogos. Atividades cognitivas: Quebra-cabeça, palavras cruzadas e jogos de tabuleiro. Artes e Artesanato: Pinturas, desenhos, trabalhos manuais e crochê. Atividades culturais: Aulas de músicas, dança e teatro. Além das ações citadas, promovemos momentos de cuidados através de práticas de relaxamento que são essenciais para o combate das doenças psíquicas e emocionais, e promoção da saúde como um todo. O trabalho é conduzido por uma equipe técnica com: 1 psicóloga, 1 administrativo, 1 pedagoga e 1 coordenador assistente social, incluindo a participação ativa de voluntários e estagiários, em um papel importante de oferta de conhecimentos tanto para os beneficiários, quanto para equipe. Nosso trabalho está alinhado com o Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS) 3 que visa garantir uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.
Objetivo e período de Realização O grupo memórias tem como objetivo fortalecer à saúde através da promoção da convivência social e na elevação do sentimento de pertença na terceira idade em um ambiente de acolhimento. O grupo iniciou no dia 02 de fevereiro de 2023, e ainda está em desenvolvimento conforme o calendário de atividades do IE Social.
Resultados Os resultados são satisfatórios sendo recebidos diariamente através de relatos e feedbacks por meio das famílias e beneficiários do grupo. Podemos mensurar através destes relatos os seguintes resultados: Aumento do sentimento de pertença e inclusão social; fortalecimento emocional, pois encontram no grupo o acolhimento necessário para compartilhar suas vivências; Autonomia e participação; Garantia de direitos em saúde, pois ofertamos um ambiente acolhedor, de bem-estar físico e mental, bem como o fortalecimento de vínculos, através das atividades que envolvem a família e sociedade. Certamente, ao trabalhar com o “Grupo Memórias” os benefícios não estão exclusivamente voltados para o público assistido, mas para toda equipe técnica do IE Social. A transformação da vida humana e promoção da saúde alcança para além do grupo, pois a convivência com idosos nos dão benefícios significativos pessoais como: O aumento da satisfação; A autorreflexão; Trocas de experiências; Reconhecimento e valorização; A promoção do bem-estar e qualidade de vida. Portando o “Grupo Memórias” fortalece diversas políticas, tanto no âmbito da saúde pública quanto no social.
Aprendizado e Análise Crítica A terceira idade traz consigo diversos desafios que não se limitam apenas em deficiências físicas. A solidão e o isolamento social são duas realidades presentes na vida dos idosos. Através do grupo percebemos o quanto as pessoas assistidas enfrentam o isolamento social em seu cotidiano, especialmente pelos cônjuges, pessoas próximas, e pela própria sociedade. As dificuldades enfrentadas nessa fase da vida trazem uma percepção estereotipada da imagem do idoso como alguém incapaz de exercer qualquer atividade. Devemos ressaltar que estas “leituras” traz prejuízos e limitações gravíssimas na qualidade de vida dos idosos, bem como o acesso aos seus direitos básicos. Sabemos que para além disso existe a dificuldade financeira, pois após a aposentadoria muitos idosos vivem com uma renda fixa que pode não ser suficiente para cobrir todas as suas necessidades, em especial os custos relacionados a saúde. Neste contexto o grupo memórias surge como um forte aliado na busca da transformação destas realidades que são subjetivas e pontuais, surgimos com a proposta de mitigar essas problemáticas através do alívio da sobrecarga dos equipamentos públicos assistenciais; Promoção do envelhecimento ativo, fortalecimento dos equipamentos de saúde; Redução do isolamento social e apoio ás famílias.
Referências AGENDA 2030. (2015). ODS – Objetivos de desenvolvimento sustentável. Disponível em: ˂http://www.agenda2030.com.br/˃. Acesso em: 20 de maio de 2024.
AQUINO, C. A. B.; MARTINS, J. C. O. Ócio, lazer e tempo livre na sociedade do consumo e do trabalho. Revista mal-estar e subjetividade. Fortaleza – Vol. VII – Nº 2 – p.479-500 – set/2007.
RHODEN, Ieda. O ócio como experiência subjetiva: contribuições da psicologia do ócio. São Leopoldo – RS. 2009.
|