04/11/2024 - 13:30 - 15:00 RC2.2 - Povos Indígenas, Quilombolas e Comunidades Tradicionais |
53806 - IMPLANTAÇÃO DO CONSULTÓRIO DE SAÚDE DE CORDOARIA PARA ATENDIMENTO À POPULAÇÃO QUILOMBOLA DO MUNICÍPIO DE CAMAÇARI-BAHIA LAIS TORRES SARAIVA VASCONCELOS - UNEB, CLÁUDIA DOS SANTOS PEREIRA - UNEB, CLÉCIA DE CARVALHO FABIANO - UNEB
Contextualização O Quilombo de Cordoaria está situado no município de Camaçari-Bahia e pertence ao território da Unidade de Saúde da Família (USF) de Cajazeira de Abrantes, na qual a população é cadastrada e acompanhada pela equipe da Unidade de Saúde. No entanto, apesar da população ser acompanhada e atendida na unidade de saúde, existia uma barreira de acesso geográfica importante uma vez que a distância física entre a Unidade de Saúde e o Quilombo de Cordoaria era de 9,7 Km, sendo referido pela população um elevado custo econômico com transporte para acessar a Unidade de Saúde, principalmente diante de condições que necessitavam de cuidado continuado e assim maior quantitativo de acesso a Unidade de Saúde (Pré-Natal e Puericultura). Diante dessa problemática, a Coordenação da Atenção Primária à Saúde (APS) desenvolveu um projeto para construção e implantação do Consultório de atendimento de Cordoaria na Comunidade Quilombola, no qual a equipe de Cajazeira de Abrantes semanalmente realizaria atendimento in loco, ofertando consultas médicas e de enfermagem, vacinação, atividades educativas, atendimento odontológico, entre outras.
Descrição da Experiência Em fevereiro de 2022 após realização do esboço do projeto pela Coordenação da APS, foi realizada uma reunião com Apoio Institucional e representantes da equipe da USF Cajazeira de Abrantes na Associação de Moradores de Cordoaria. A reunião foi exitosa, e diante da apresentação do projeto foi sugerido pela equipe que a comunidade representada pelos membros da Associação de Moradores também fosse convidada para apresentação do projeto. E desta forma em 23/02/2022 foi realizada uma reunião com os representantes da Associação de Moradores de Cordoaria na Associação de Moradores de Cordoaria, no qual foi apresentado o projeto que foi bem aceito pelos representantes, que sugeriram a realização da construção do Consultório de atendimento dentro do próprio espaço físico da Associação de Moradores. Sendo assim, após contribuições da comunidade, equipe e apoio institucional foi realizado para continuidade e consolidação do projeto, a apresentação do mesmo pela Coordenação da Atenção Primária à Saúde ao colegiado gestor do município, que autorizou a construção do consultório.
Objetivo e período de Realização A construção do Consultório de Cordoaria teve como objetivo ampliar o acesso população Quilombola aos serviços da Atenção Primária à Saúde (APS) com a finalidade de garantir a universalidade e equidade do Sistema Único de Saúde (SUS). O período entre a realização do projeto e a construção do Consultório foi de Fevereiro de 2022 a Outubro de 2022.
Resultados No dia 26 de outubro de 2022 o Consultório de Saúde de Cordoaria foi oficialmente inaugurado, e a partir de então o funcionamento ocorre semanalmente na qual são ofertadas à comunidade os mesmos serviços que eles tinham na USF de Cajazeira de Abrantes, mas que tinham dificuldade de acesso devido a barreira geográfica, a exemplo de consultas médicas e de enfermagem, vacinação, atividades educativas, realização de testes rápidos, dispensação de medicamentos, dentre outros serviços. O atendimento odontológico também vem sendo ofertado através do Odontomóvel, que é uma unidade móvel de odontologia que fica ao lado do Consultório de Saúde de Cordoaria, ofertando dentre outros serviços a realização de raio-X odontológico.
Aprendizado e Análise Crítica A experiência com a implantação do Consultório de Saúde de Cordoaria foi considerada uma importante estratégia de ampliação de acesso da população Quilombola aos serviços de saúde da APS. Através dessa estratégia foi possível também qualificar o cuidado a esta população através do acompanhamento mais próximo da equipe de saúde da realidade local da comunidade, podendo intervir e planejar o cuidado considerando os determinantes de saúde, e assim fortalecer o vínculo e a responsabilização da equipe frente a situação de saúde da população Quilombola.
Referências Alves VS. Um modelo de educação em saúde para o Programa Saúde da Família: pela integralidade da atenção e reorientação do modelo assistencial. Interface Comum Saude Educ. 2005;9(16):39-52.
BRASIL. Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. Programa Brasil Quilombola. Brasília: Ministério da Saúde, 2005b. 48 p.
BRASIL. A saúde da população negra e o SUS: ações afirmativas para avançar na equidade / Ministério da Saúde, Secretaria-Executiva, Subsecretaria de Planejamento e Orçamento. – Brasília: Editora do Ministério da Saúde (Série B. Textos Básicos em Saúde), 60 p, 2005.
Buss PM, Pellegrini Filho A. A saúde e seus determinantes sociais. Physis 2007;17(1):77-93.
Rodrigues E, Carlini EA Plants used by a Quilombola group in Brazil with potential central nervous system effects. Phytother Res. 2004;18(9):748-53.
|