05/11/2024 - 08:30 - 10:00 RC1.3 - Direito à Saúde e Políticas de Proteção Social |
53283 - IMPLEMENTAÇÃO DE MUDANÇA DE ESTILO DE VIDA POR MEIO DE DIETA DE BAIXO CARBOIDRATO EM GRUPO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE ROBERTO RIBEIRO MARANHÃO - MINISTÉRIO DA SAÚDE - PROGRAMA MAIS MÉDICOS, EMILIO ROSSETTI PACHECO - UFC, IVANA CRISTINA HOLANDA CUNHA BARRETO - FIOCRUZ/CE, LUIS ODORICO MONTEIRO ANDRADE - FIOCRUZ/CE
Contextualização Após uma formação específica sobre o impacto das dietas de baixo carboidrato (DBC) que realizei no ano de 2020, resolvi trazer este conhecimento para a prática na Unidade de Atenção Primária à Saúde (UAPS) que atuava à época.
Em termos de relevância, sabe-se que mais da metade da população brasileira (60,3%) já se encontra com excesso de peso (IMC ≥ 25 kg/m²), sendo 25,9% em faixa de obesidade (IBGE, 2020). Este dado considera a população adulta acima de 18 anos. A literatura internacional aponta as DBC como ferramentas terapêuticas de maior capacidade de ação sobre quadros metabólicos a se destacar Diabetes Tipo 2, Síndrome Metabólica e Obesidade. Uma organização no Reino Unido compila estudos nessa área (PUBLIC HEALTH COLLABORATION, 2022): https://phcuk.org/evidence/rcts/.
Dentro do âmbito da Educação em Saúde permanece o grande potencial de ressignificação de atitudes para o empoderamento e autocuidado das pessoas. Um estudo recente no Reino Unido (UNWIN et al, 2023) teve como base este processo da Educação em Saúde e serve de alicerce ao que esta experiência objetivou estabelecer.
Como disse o médico e autor do livro Uma Dieta Além da Moda, José Carlos Souto, lançado no final de 2023: "A epidemia de diabetes é um fato, e não faltam estimativas quanto ao ano em que o sistema de saúde dos diferentes países entrará em colapso por sua causa." (SOUTO, 2023, p. 424).
Descrição da Experiência Tratou-se da experiência piloto de um Grupo de Educação em Saúde que teve como participantes os profissionais da UAPS. A ideia era fazer uma formação inicial em meio a equipe, incluindo-se aqui não apenas os profissionais da assistência, mas também pessoas ligadas a gerência da unidade: Núcleo de Atendimento ao Cliente (NAC) e Coordenação. No total foram 10 pessoas que participaram da experiência.
Ficou estabelecido um encontro quinzenal e a definição de um episódio de podcast para servir de base de discussão. Toda a programação foi estabelecida em um total de 6 encontros para que o grupo pudesse ciclar a cada 3 meses e assim permitir que mais pessoas pudessem ter acesso às discussões.
A fonte de informação tinha como base autoral as mesmas pessoas da formação que fiz em 2020. Trata-se do podcast Comida Sem Filtro que teve seu primeiro episódio publicado em quatro de maio de 2021 e segue em produção até hoje com mais de 150 episódios publicados, todos com a temática sobre as DBC.
Assim, dentro de um período de 3 meses, o grupo pôde vivenciar tanto o aprendizado compartilhado por meio das discussões sobre as temáticas estabelecidas como executar atividades que ficavam na programação entre os encontros. Na sessão Resultados irei dispor como ficou sistematizado cada encontro e seus impactos na parte de Aprendizado e Análise.
Objetivo e período de Realização Por meio da sistematização de um grupo de Educação em Saúde, a ideia foi executar ações de mudança de estilo de vida para as pessoas, ao mesmo tempo em que se compartilhava informações sobre as DBC por meio da discussão de fontes de informação mais acessíveis e compreensíveis ao público geral. O grupo teve sua experiência piloto ocorrida nos meses de Julho a Setembro de 2021 com um total de 6 encontros na UAPS Zenirton Pereira da Silva em Fortaleza/CE.
Resultados A experiência teve como resultado a produção de um modelo do Grupo de Educação em Saúde organizado com temáticas, objetivos e atividades. Legenda: Objetivo (O) ; Temática (T) ; Episódio podcast (EP) ; Atividade (A).
Encontro 1. O: Entender o adoecimento do corpo. T: Ideias gerais sobre emagrecimento e seus desafios. EP 01. A: Quais seus vícios alimentares?
Encontro 2. O: Entender o que é Diabetes e como a Lowcarb pode ajudar. T: Revisão sobre o adoecimento na Diabetes. EP 03. A: Como está sua saúde?
Encontro 3. O: Mitos sobre a LowCarb. T: Alimentos "saudáveis" do supermercado. EP 11. A: Você verifica os rótulos?
Encontro 4. O: Entender os alimentos que consumimos e o papel deles no nosso organismo. T: Guia Alimentar para a População Brasileira; Ultraprocessados e Comida de Verdade. EP 15. A: Uma alimentação baseada em Comida de Verdade faz mal para alguém?
Encontro 5. O: Compreender a Diabetes como Condição Crônica. T: Remissão de Diabetes. EP 19. A: Compartilhar experiências pessoais e familiares possíveis.
Encontro 6. O: Promoção de Saúde. T: Ações desde a Educação em Saúde até a política pública. EP 03 (parte final - cesta básica). A: Expandir e compartilhar.
Aprendizado e Análise Crítica Por meio dos encontros e o compartilhamento das experiências também através de um grupo de mensagens na plataforma Telegram, foi possível progredir cada objetivo em um somatório de ações que testavam a aquisição dos conhecimentos e estimulavam a implementação das mudanças no estilo de vida.
Cada atividade proposta (acima descrita de modo resumido) também incluia que as pessoas trouxessem produtos alimentares e/ou exemplos de situações do seu cotidiano e de pessoas próximas para compartilhar.
Assim, cada encontro tinha momentos fixos para oportunizar as demandas trazidas pelas pessoas. Iniciava-se com comentários sobre o episódio sugerido pré-encontro. Seguido da atividade e o que cada pessoa trouxe para compartilhar. Havia então uma breve explanação pelo coordenador do grupo para consolidação da temática e finalizava pelo apontamento para o próximo encontro.
Embora não tenhamos estabelecido um parâmetro de avaliação para medir quantitativamente o impacto das ações do grupo, não houve qualquer insatisfação por parte dos participantes que ficaram à disposição para o seguimento e implantação da experiência às pessoas da área de cobertura da UAPS. O grupo apenas não continuou por razões de ordem gestora que o inviabilizou. Espera-se que esta publicação oportunize o resgate da experiência e potencial implantação no âmbito da APS no Brasil.
Referências IBGE. Pesquisa nacional de saúde : 2019 : atenção primária à saúde e informações antropométricas : Brasil / IBGE, Coordenação de Trabalho e Rendimento. - Rio de Janeiro : IBGE, 2020. 66p. ISBN 978-65-87201-25-2. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=2101758
PUBLIC HEALTH COLLABORATION. Comparing Low-Carb Diets of less than 130g Carbohydrate per day to Low-Fat Diets of less than 35% Fat of Total Calories, 2022. Disponível em: https://phcuk.org/evidence/rcts/
Unwin D, Delon C, Unwin J, et alWhat predicts drug-free type 2 diabetes remission? Insights from an 8-year general practice service evaluation of a lower carbohydrate diet with weight lossBMJ Nutrition, Prevention & Health 2023;6. DOI: http://dx.doi.org/10.1136/bmjnph-2022-000544
|