49869 - OFICINAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE PRIMEIROS SOCORROS NAS ESCOLAS PARA IMPLANTAÇÃO DA LEI LUCAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA MARIA DO SOCORRO TEIXEIRA DE SOUSA - ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA VISCONDE DE SABOIA/RENASF/UVA, REGINALDO FEIJÃO PARENTE - RENASF/UVA, LARISSA CAVALCANTE FONTELES ARAÚJO - SECRETARIA DE SAÚDE DE SOBRAL/RENASF/UVA, MARIA JOSÉ GALDINO SARAIVA - ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA VISCONDE DE SABOIA, OSMAR ARRUDA DA PONTE NETO - ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA VISCONDE DE SABOIA, TIAGO SOUSA DE MELO - CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINTA, RAILA SOUTO MENEZES - CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINTA, VITÓRIA FERREIRA DO AMARALA - ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA VISCONDE DE SABOIA
Contextualização Primeiros socorros são cuidados imediatos prestados à vítima em situação de emergência, de maneira ágil, objetivando uma recuperação mais rápida e manutenção da vida, até a chegada de serviço médico especializado (Silva,2018). Segundo Cabral (2019), no Brasil, os acidentes em ambiente escolar ocorrem com maior frequência entre a idade de 0 a 6 anos, refletindo em dados epidemiológicos evitáveis do Ministério da Saúde, que destacam 158.657 óbitos por causas externas na infância em 2017, (Brasil, 2017). Considerando que, nesse período da vida, a maior parte do tempo é passado na escola, ela se torna um local de alerta para a ocorrência de acidentes. Contudo, a Lei 13.722, Lei Lucas, de outubro de 2018, tornou obrigatória a capacitação de professores e funcionários de escolas públicas ou privada da educação básica e infantil para atuarem em situações de emergência com crianças e adolescentes, É nesse momento que deve ser considerado o protagonismo dos profissionais da saúde que atua na Atenção Primária à Saúde, o qual, dentre suas competências, apresenta a educação em saúde como um de seus instrumentos, capaz de gerar mudanças no perfil de saúde da população, podendo contribuir no ensino de primeiros socorros em ambientes escolares.
Descrição da Experiência Trata-se de um relato de experiência sobre a capacitação em primeiros socorros e prevenção de acidentes, de professores e funcionários das escolas de ensino infantil e fundamental das escolas municipais. Participaram da capacitação 54 escolas, e um total de 800 professores. Participaram dessa experiência: Programa Saúde na Escola, os Residentes Multiprofissionais em Urgência e Emergência da Santa Casa de Sobral, enfermeiros da Estratégia Saúde da Família, e o Núcleo de Educação Permanente da Escola de Saúde Pública Visconde de Saboia, responsável por fazer as articulações e pactuações das atividades. Inicialmente as escolas demandaram para Escola de Saúde Pública Visconde de Saboia a necessidade da capacitação de seus trabalhadores, para o atendimento à Lei Lucas. O quantitativo de profissionais a serem capacitamos foram organizados por turmas previamente agendadas. Utilizou-se o método de oficinas, com práticas em manequins, faixas, gases, e outros matérias. Os temas elegidos pelas escolas foram: Obstrução das Vias áreas Superiores (OVASE), Convulsão, Sangramento Nasal, Quedas e Fraturas, Queimaduras e Choque. Para cada tema foram apresentadas as intervenções de emergência, como Manobra de Heimlich, Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP), contenção de sangramentos, imobilizações, abordagem frente as convulsões, sangramento nasal e queimaduras.
Objetivo e período de Realização Objetivo apresentar um relato de experiência realizada junto às escolas de ensino infantil e fundamental do município de Sobral Ceara, sobre a capacitação em primeiros socorros realizado no período de agosto a outubro de 2023.
Resultados Diante das discussões nas oficinas, percebeu-se que o tema primeiros socorros é um grande desafio. Todos os participantes relataram que já passaram por situações angustiantes, como engasgos, queimaduras, e quedas, que necessitavam de intervenção imediata adequada, de conhecimentos sobre primeiros socorros. Por isso, capacitar comunidade escolar sobre o tema é fundamental. Ademais, durante as oficinas os participantes puderam praticar as manobras apresentadas e compreender a importância do conhecimento sobre primeiros socorros e a prevenção de acidentes. Os encontros foram relevantes para os trabalhadores que refletiram sobre a situação organizacional e estrutural das escolas para prevenção de acidentes. Conseguiram identificar necessidades de materiais e insumos que podem auxiliar nos primeiros socorros nas escolas.
Aprendizado e Análise Crítica A educação em saúde nas escolas deve concorrer para a promoção da saúde, prevenção de agravos e cuidados integrais. Nesta experiência pode-se perceber através de relatos de professores e trabalhadores das escolas, os desafios que encontram no seu cotidiano escolar. Esta formação em primeiros socorros buscou fortalecer as ações destes profissionais para o cuidado às crianças nas escolas do município de Sobral Ceara. A experiência relatada, mostrou-se positiva e enriquecedora para toda comunidade escolar. A educação em saúde é estratégia potente para inclusão, autonomia, e promoção da saúde. Profissionais de saúde da APS, em cenário escolar na construção do processo de atividades educativas em saúde apresentam-se como peça-chave no fortalecimento da relação entre a área da saúde e a escola, considerada uma ação tão necessária para o enfrentamento das situações que afetam crianças e adolescentes. Tendo em vista os fatores de risco a que crianças em ambiente escolar estão expostas. O cuidado com a vida de crianças nas escolas requer uma equipe de professores e trabalhadores preparados para enfrentarem situações críticas em casos de acidentes. Com abordagem e procedimentos adequados, pode-se evitar muitas dores, sofrimentos e perdas no ambiente escolar.
Referências Silva DP, Nunes JBB, Moreira RTF, Costa LC. Primeiros socorros: objeto de educação em saúde para professores. Rev Enferm UFPE On Line. 2018;12(5):1444-53. doi: 10.5205/1981-8963-v12i5a234592p1444- 1453-2018
Cabral EV, Oliveira MFA. Primeiros socorros na escola: conhecimento dos professores. Rev Práxis [Internet]. 2019 dez Disponível em: http://revistas.unifoa.edu.br/index.php/praxis/article/view/712/2495
Ministério da Saúde (BR), Departamento de Informática do SUS (DATASUS). Óbitos por causas externas. Óbitos por ocorrência/por ano do óbito segundo região, período 2017 [Internet]. Brasília (DF): Ministério da Saúde; 2017
Galindo Neto NM, Caetano JÁ, Barros LM, Silva TM, Vasconcelos EMR. Primeiros socorros na escola: construção e validação de cartilha educativa para professores. Acta Paul Enferm. 2017;30(1):87-93. doi: 10.1590/1982-0194201700013
|