54440 - DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL AUDIOVISUAL SOBRE O SOFRIMENTO PSÍQUICO ENTRE UNIVERSITÁRIOS E SUAS FORMAS DE ENFRENTAMENTO BEATRIZ NASCIMENTO PESSOA - ESCOLA DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - EEUSP, IASMIN CORDEIRO DE OLIVEIRA - ESCOLA DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - EEUSP, LAÍS CORREIA SOUZA - ESCOLA DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - EEUSP
Contextualização O sofrimento psíquico pode ser entendido como um processo produzido na dinâmica de vida e trabalho do indivíduo. O sujeito na sociedade contemporânea é levado a acreditar que precisa agir de forma heróica, bater metas e vencer batalhas, assumindo total responsabilidade pelo seu desempenho. Esse discurso, que estimula a competitividade e cria a necessidade constante da pessoa provar sua existência, causa desgastes que levam ao sofrimento. Novas drogas para aumento da produtividade e novos antidepressivos são exemplos de medidas que individualizam o controle desse sofrimento, negando a sua origem social. Assim, a dificuldade de manejar a responsabilidade excessiva colocada sobre o indivíduo leva ao desenvolvimento de doenças psíquicas.¹ O ambiente universitário, além de promover pouco bem-estar aos estudantes, também representa importante fonte de estresse e desgastes.² No Brasil, pesquisa feita pelo Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (Fonaprace)³ em 2014, avaliando estudantes de universidades federais mostrou que, dentre outros resultados, 58% dos entrevistados sofriam de ansiedade; 45% sentiam desânimo/ falta de vontade; 33% tinham insônia ou alterações de sono; 23% se sentiam desamparados ou desesperançados; 6% apresentaram ideia de morte e; 4% tiveram pensamentos suicidas.
Processo de escolha do tema e de produção da obra Foi realizado um Diálogo Deliberativo (DD) em 2021 que reuniu especialistas em saúde mental, discentes e docentes de universidades paulistas, e que mostrou o quão complexo é o problema de sofrimento psíquico dos estudantes e que as intervenções já existentes nas universidades são limitadas, sendo necessárias ações para a divulgação de informações provenientes dos serviços de saúde e de grupos de apoio a estudantes, gerando discussões e estímulo a debates críticos com temas que envolvem os problemas dos jovens na atualidade.(4)
A produção de material audiovisual foi a comunicação escolhida, utilizando-se uma linguagem adequada a toda comunidade universitária. Para a produção de um material audiovisual, seguindo etapas de pré-produção, produção e pós-produção, foi elaborado o roteiro com embasamento teórico através de pesquisa de literatura, seguindo o formato “split-page”, gravações de vozes utilizando-se gravadores de voz de aparelhos celulares, e o desenvolvimento dos desenhos que compuseram as animações dos vídeos. Por fim, foram utilizados aplicativos de edição de vídeo (“Canva Pro”) e recursos gratuitos (devidamente referenciados). A fim de tornar o conteúdo mais acessível, foram acrescentadas legendas.
Objetivo e período de Realização Elaboração de vídeos com a finalidade de divulgar resultados de um Diálogo Deliberativo (DD) sobre estratégias para implementação de uma política institucional de enfrentamento do sofrimento psíquico na Universidade de São Paulo, a fim de divulgar de maneira clara as propostas de enfrentamento e instrumentalizar estudantes e a comunidade, para o fomento de políticas públicas no escopo da saúde mental e políticas de permanência.
Realizado em São Paulo/SP, em 2023.
Descrição da Produção Buscou-se caracterizar e apresentar as causas do sofrimento psíquico de estudantes universitários, visando estabelecer a sua relação com a organização da sociedade contemporânea, cujos valores são reproduzidos pela universidade e impactam na saúde mental da sua comunidade. Propôs-se também apresentar formas de enfrentamento desse sofrimento, principalmente no que se refere ao desenvolvimento de políticas institucionais. São quatro vídeos, com duração de quatro a dez minutos cada. No primeiro episódio, abordou-se a questão que iniciou esse processo, o DD, sua finalidade e importância; no segundo a discussão voltou-se para as contextualização de questões estruturais como a composição da organização econômica e política neoliberal, suas consequências para a educação e universidade, além da introdução ao referencial teórico da saúde coletiva e do sofrimento psíquico; o terceiro abordou como as questões estruturais ditam a organização da universidade; por fim, no quarto episódio foram apresentadas as ações e estratégias de enfrentamento do sofrimento psíquico na universidade discutidas no DD, propondo soluções coletivas e institucionais, por meio de uma política universitária.
Análise crítica da obra Em consonância com o congresso ABRASCO, principalmente no eixo 8: Desafios e rumos na formação, no trabalho e na educação na saúde, o presente trabalho, tendo como base o materialismo histórico-dialético e a teoria da determinação social do processo saúde-doença, evidencia os empecilhos na educação no formato neoliberal que impacta diretamente a formação de profissionais da saúde e cientistas, levando a perpetuação de valores como a competitividade e individualidade, além da supervalorização de assuntos de interesse da iniciativa privada, desconfigurando os princípios da educação e da universidade pública para a sociedade. Ressalta-se a importância de ampla divulgação dos materiais audiovisuais construídos, para que se possibilite a discussão desse tema em diversos espaços fortalecendo a participação dos graduandos, para o planejamento conjunto e implementação das estratégias de enfrentamento do sofrimento psíquico dentro dos espaços universitários.
Referências 3.Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (BR). IV pesquisa do perfil socioeconômico e cultural dos estudantes de graduação das instituições federais de ensino superior brasileiras. Uberlândia: Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Estudantis,p. 291,2014. [cited 2023 Oct 30]. Available from: http:// www.andifes.org.br/wp-content/uploads/2017/11/Pesquisa-de-Perfil-dos-Graduanso-das-IFES_2014.pdf.
4.Trapé, C et al. Relato do Diálogo Deliberativo sobre a Síntese rápida para enfrentamento do sofrimento psíquico de universitários: é tempo de uma política.Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva,Escola de Enfermagem da USP, 2022.[cited 2023 Oct 30].Available from: https://docs.bvsalud.org/biblioref/2022/07/1379474/dialogo_deliberativo_saude_mental_universitarios.pdf
Fonte(s) de financiamento: Projeto financiado pelo Programa Unificado de Bolsas, no período de 2022-2023.
|