53402 - RETRATOS DO CUIDADO FAMILIAR MUNDURUKU EM MORDIDAS DE COBRAS GISELE REIS DIAS - FIOCRUZ - AM/UEA, WUELTON MARCELO MONTEIRO - UEA, JACQUELINE DE ALMEIDA GONÇALVES SACHETT - UEA, ALTAIR SEABRA DE FARIAS - UEA, MAURICIO LOPES DA SILVA - PMJ, GILZA REIS DIAS LAVAREDA - UFAM, LUSSANDRA CRISTHIANE CARVALHO BUZAGLO - GI NURSE, GEELLE SENA DE MELO - PMB, RICK MARK OLIVEIRA DOS SANTOS - GI NURSE, MATEUS CHAGAS DE ALMEIDA - UFAM
Contextualização A distribuição de indígenas Mundurukus estão presentes em regiões do Pará, Mato Grosso e Amazonas, regiões distintas e que possuem singularidade que marcam seu processo social, em virtude do ambiente e do processo cultural em que ambas as linhagens estão concentradas. Pensando neste cenário, e nas diversas ocorrências de mórbidas de cobras em indígenas, adotamos as concepções de autoatenção que consideram compreender as modalidades de atenção à saúde de grupos sociais a biomedicina, como as práticas tradicionais que envolvem a religião, curadores, benzedores, plantas/ervas e rituais xamânicos e demais cuidados existentes para ocorra a articulação entre os modelos de cuidado e o fortalecimento da atenção diferenciada.
Processo de escolha do tema e de produção da obra Trata-se de um recorte do estudo intitulado "Inovando a vigilância de envenenamento por serpentes e outros animais peçonhentos na população indígena, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade do Estado do Amazonas sob o CAAE: 17408719.2.0000.5016, realizado com lideranças indígenas, anciões e demais membros da etnia Munduruku maiores de 18 anos, residentes nas aldeias Mucajá, Macambira, Vila Nova, Laranjal entre o Municipio de Nova Olinda do Norte e Borba - AM.
Objetivo e período de Realização Ilustrar os depoimentos de Mundurukus sobre o cuidado familiar em mordidas de cobras a partir de iconografias.
Descrição da Produção Em associação a tríade de métodos que compoem o estudo central, empregamos a técnica de iconografia, onde foram produzidas 05 imagnes em tela. A fonte de inspiração para esta arte foram os registros fotográficos simbólicos do contexto indígena articulado aos depoimentos contados no momento das entrevistas. A arte em pintura se consolidou pelo desenhar de traços simplificados do cuidado familiar em mordidas de cobras entre Mundurukus, destacando a relação do ambiente com a ocorrência dos acidentes com cobras, recursos utilizados para tratamento/recupeção do doente e relações cosmologicas. A produção das pinturas foram realizadas por um artista local, utilizando matéria prima advinda das cores de tintas guache e de tintura a base de àgua.
Análise crítica da obra Em reflexão as diversidades étnicas existentes, faz-se necessário preservar a integridade dos povos indígenas, uma vez que cada grupo possui seu olhar, cuidar e sua forma de viver , mantendo seus saberes, crenças e cultura. A constituição desta produção, configurou as possibilidades da análise iconográfica, como um caminho para conhecermos os saberes tradicionais indígenas apresentando a ancestralidade, cultura, simbolismo e cosmologia envolvidas no cuidado Munduruku.
Referências SCOPEL, D.; DIAS-SCOPEL, R. P.; WIIK, F. B. Cosmologia e Intermedicalidade: O campo religioso e a autoatenção às enfermidades entre os Índios Munduruku do Amazonas, Brasil. Tempus Actas de Saúde Coletiva, [S.l.], v. 6, n. 1, 2012.
MENÉNDEZ E. Modelos de atención de los padecimientos: de exclusiones teóricas y articulaciones prácticas. Cien Saude Colet, v.8, n.1, p.185-207, 2003.
MENÉNDEZ E. Intencionalidad, experiencia y función: la articulación de los saberes médicos. Desacatos, n.14, p. 33-69, 2005.
MENÉNDEZ E. Modelos, saberes y formas de atención de los padecimientos: de exclusiones ideológicas y de articulaciones prácticas. In: Menéndez E. De sujetos, saberes y estructuras: introducción al enfoque relacional en el estudio de la salud colectiva. Buenos Aires: Lugar Editorial; p. 25-72, 2009.
Fonte(s) de financiamento: CAPES
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