Comunicação Coordenada

05/11/2024 - 13:30 - 15:00
CC9.5 - Gestão hospitalar e Assistencia Farmaceutica: questões para a avaliação

49755 - GESTÃO POR RESULTADOS NO HOSPITAL DAS CLÍNICAS DA UFMG: UMA EXPERIÊNCIA EXITOSA
LETICIA FERREIRA DA SILVA MACHADO - UFMG, GUSTAVO ANDRADE SILVA - UFMG


Contextualização
O Modelo de Gestão por Resultados tem como objetivo aumentar o desempenho organizacional ao priorizar objetivos estratégicos e responsabilizar todos pelos resultados alcançados. Este modelo promove o alinhamento entre os níveis estratégico, tático e operacional, clarificando objetivos institucionais e melhorando os resultados (Drucker, 1954).

No Hospital das Clínicas da UFMG (HC/UFMG), esse modelo é utilizado durante e pôs a implementação do Plano Diretor Estratégico (PDE), elaborado com base na ferramenta de gestão Balanced Scorecard (BSC), focando nas perspectivas de Sociedade, Processos, Gestão e Financeira.

Um dos processos do modelo é a elaboração do planejamento estratégico, seguido pela definição de indicadores que traduzem esses objetivos em metas para toda a instituição (Gomes, 2009). Esses indicadores são então desdobrados para os diferentes níveis por meio de reuniões de contratualização de indicadores e metas com as Divisões, Setores e Unidades.

A análise desses indicadores está alinhada com os propósitos da avaliação em saúde, que é uma ferramenta fundamental para mensurar o impacto das políticas, programas e a qualidade dos serviços de saúde implementados (Donabedian,1980). A utilização de indicadores dentro do Modelo de Gestão por Resultados permite uma visão abrangente e contínua dos serviços prestados e contribuindo para melhorias internas.


Descrição da Experiência
O processo de Contratualização Interna no HC-UFMG é uma prática fundamental para operacionalizar a pactuação de indicadores e promover o alcance dos objetivos do Plano Diretor Estratégico. Anualmente, a alta gestão conduz as oficinas de contratualização interna com todas as unidades do hospital.

Durante o ano, as chefias compilam resultados, realizam análises críticas utilizando a metodologia de análise de causa raiz e propõem ações preventivas e corretivas. Cada unidade monitora seus indicadores no software Geplanes, realizando lançamento de dados, análise crítica e elaboração de planos de ação. O desempenho é avaliado periodicamente pelo Projeto de Gestão de Resultados.

A transparência é promovida através dos quadros Gestão à Vista e no Painel Integrado de Informações Gerenciais, construído utilizando o software Power BI, promovendo assim, a transparência, engajando os trabalhadores no acompanhamento do desempenho, reforçando a cultura de qualidade em toda a instituição, e contribuindo para a excelência dos serviços prestados pelo HC-UFMG.

Objetivo e período de Realização
Apresentar os avanços na execução do Plano Diretor Estratégico do HC/UFMG com a implementação do Projeto de Gestão por Resultados, realizado de 2015 a 2023.


Resultados
De 2015 a 2023, a sistemática de contratualização e avaliação de indicadores trouxe avanços significativos. O número de setores e unidades contratualizadas aumentou de 23 em 2015 para 62 em 2023, e os indicadores pactuados aumentaram de 280 em 2015 para 2078 em 2023. A assiduidade no monitoramento dos indicadores pelas unidades melhorou de 60% em 2016 para 85% em 2023.

Houve uma melhoria no desempenho dos indicadores em relação à meta, de 76% em 2015 para 84% em 2022, e um aumento no percentual de trabalhadores com conhecimento dos indicadores de sua unidade, de 16% em 2016 para 77% em 2019.

Aprendizado e Análise Crítica

Os resultados alcançados são notáveis, mostram que a sistemática de contratualização interna, monitorada e avaliada pelo Projeto de Gestão por Resultados, fortaleceu o comprometimento das equipes com os objetivos institucionais. A compilação dos resultados dos indicadores pactuados, aliada a análises críticas utilizando a metodologia de análise de causa raiz, permitiu uma compreensão mais profunda dos desafios enfrentados por cada unidade.

Quanto a transparência na divulgação dos resultados, tanto em reuniões de colegiado quanto nos quadros de "Gestão à Vista" e no Power BI, foi fundamental para engajar os trabalhadores e fomentar uma cultura de accountability e responsabilidade compartilhada pelo desempenho das unidades.

Houve um aumento significativo no número de setores e unidades contratualizadas, bem como no número de indicadores pactuados. Além disso, observou-se uma melhoria consistente no desempenho dos indicadores em relação às metas estabelecidas.

A finalidade deste relato é justamente inspirar outros hospitais a adotarem práticas de gestão semelhantes. A experiência do HC-UFMG demonstra que a aplicação de um modelo de gestão por resultados juntamente com seus processos, proporcionou à instituição meios para mitigar desigualdades nos níveis de processos, estrutura e resultados, ainda promovendo melhorias na qualidade dos serviços de saúde.


Referências
DRUCKER, Peter. The Practice of Managemenent – A Study of the Most Important Function in American Society. New York: Harper & Brothers Publishers. v. 20, n. 04, p. 236-239, 1954.

GOMES, Eduardo Granha Magalhães. Gestão por resultados e eficiência na administração pública: uma análise à luz da experiência do governo de Minas Gerais São Paulo: EAESP/FGV, 2009, 187 p.

DONABEDIAN, A. The definition of quality: A conceptual exploration. In: Explorations in Quality Assessment and Monitoring (A. Donabedian), vol. I, pp. 3-31, Ann Arbor, Michigan: Health Administration Press. 1980.

Fonte(s) de financiamento: Não houve


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