51012 - VISITA TÉCNICA COMO ESTRATÉGIA PARA ACOMPANHAR E MONITORAR ATIVIDADES E REGISTROS DO PSE: RELATO DE EXPERIÊNCIA DANIELE ROCHA DE FARIAS MARQUES - UECE, SILVANA MARIA ARAÚJO COELHO - UFC, MARIA ELIANE ANDRADE DA COSTA - UECE, NIOBE GUIMARÃES FERNANDES - FIOCRUZ, FRANCISCA MÁRCIA PORFÍRIO DE SOUSA - SMSSGA, MARIANA CAMPOS DA ROCHA FEITOSA - SMSSGA, MARIA JULIANA MORAIS FERREIRA - SMSSGA, GRAZIELE ROCHA DE FARIAS SILVA - SMSSGA, JOSÉ WAGNER DE FARIAS GOMES - PMSGA, ROSANA LIBERATO LOPES - UECE
Contextualização A articulação entre gestão e equipes de saúde da família vem surgindo como ações fortalecedoras de cuidados e planejamento em saúde, que envolvem um compartilhar de informações e experiências que contribuem para aprimorar e colaborar na realização distinta e oportuna de uma correta compreensão e aplicação de serviços e práticas para melhor registro, acompanhamento e monitoramento de atividades desenvolvidas pelos profissionais, em especial os direcionados ao Programa Saúde na Escola. A visita técnica surge como uma estratégia da gestão para orientar e capacitar os profissionais para acompanhar e monitorar programas e sistemas de saúde, fornecendo assim um ambiente de aprendizagem significativo e direcionado, compreendendo a forma correta de registro dos sistemas de informação, envio e digitação em tempo hábil. As ações do PSE devem receber um olhar analítico e focado, pois como é um programa com financiamento e cumprimento de metas as equipes devem registrar corretamente suas atividades e assim conseguir atingir pactuação do ciclo vigente. A gestão em saúde desta forma corresponde como um processo constante de planejamento, organização e alinhamento de estratégias para construir suporte e base necessários para um bom desenvolvimento e monitoramento junto as equipes de saúde em seus programas e serviços.
Descrição da Experiência Trata-se de um relato de experiência. Onde realizamos visitas técnicas em dez unidades de atenção primária a saúde e no setor de equipe e-multi, do município de São Gonçalo do Amarante, no período de julho a novembro de 2023. Com agendamento prévio da visita técnica em um turno de serviço. Atuando junto aos digitadores, agentes administrativos, enfermeiros e gerentes das unidades pesquisadas. Sendo abordados em relação ao registro da ficha de atividade coletiva, com diálogos e discussões sobre dúvidas, anseios e inseguranças sobre o preenchimento das informações de maneira correta e assertiva para envio ao Ministério da Saúde. Aproveitamos o momento para realizar uma atualização sobre Programa Saúde na Escola, importância do seu registro correto e envio oportuno para pontuar como ação realizada da equipe junto as escolas pactuadas. Fornecendo com essa ferramenta e técnica de visita in loco nas unidades de saúde um suporte próximo e atuante para ajudar a compreender melhor o sistema de informações desse programa e desta forma consolidar e fortalecer o elo gestão/equipe no tocante a prestação de ações de acompanhamento, planejamento, monitoramento e orientações para os profissionais. Diminuindo assim as fragilidades e reestruturando a produção de trabalho em saúde junto a este programa.
Objetivo e período de Realização Relatar a experiência de uma visita técnica como ferramenta de estratégia para acompanhar e monitorar ações do PSE nas equipes de saúde da família de São Gonçalo do Amarante-CE, no período de julho a novembro de 2023.
Resultados Ao realizar as visitas técnicas percebemos a necessidade desse serviço junto às equipes, visto que não existia nas unidades visitadas um planejamento para esse programa, nem cronograma para desenvolver suas atividades junto às escolas. A estratégia utilizada proporcionou um momento de participação dos digitadores, gerentes de unidade e agentes administrativos de uma forma dinâmica, com tira-dúvidas, compreensão sobre o desenvolvimento do PSE e suas práticas nas escolas pactuadas. Foram relatados questionamentos sobre como alinhar as atividades em cada mês, comunicação entre escola às vezes não tinha retorno e tempo hábil para digitação da ação realizada. As gerentes de unidades também apresentaram suas queixas, pois encontraram dificuldade em organizar um cronograma de atividades de acordo agenda dos profissionais da equipe, acreditando ser o desenvolvimento do PSE apenas como função da enfermeira. Após visita técnica esses questionamentos foram sanados e explicados, e através da avaliação de indicadores de saúde de cada equipe, buscamos direcionar as temáticas abordadas dentro do PSE para melhorar a assistência e cuidados dentro do território em parceria com a comunidade escolar.
Aprendizado e Análise Crítica Essa ideia de experiência surgiu no momento de visita de acompanhamento dos indicadores do Previne Brasil realizada pela equipe técnica da APS, nas UAPS, onde ao observar e acompanhar visitas junto da equipe percebemos a possibilidade de implementar essa estratégia como ferramenta para dar suporte as equipes de saúde in loco sobre o Programa Saúde na Escola e desta forma sanar dúvidas sobre ele, sobre seus registros junto ao preenchimento no PEC e na Ficha de Atividade Coletiva, onde através dela são enviadas as informações para o Ministério da Saúde comprovando a realização das mesmas. Ressaltamos que o acompanhamento e monitoramento atrás das visitas técnicas veio a contribuir para uma melhor comunicação e entendimento do PSE, seus critérios e ações prioritárias a serem desenvolvidas e direcionadas de acordo com as necessidades de cada território, sobre as temáticas ofertadas e responsáveis pelo desenvolvimento do programa, reforçando suas orientações e intuito dessas atividades para melhoria da saúde escolar. Bem como após visitas, percebemos junto ao PEC que as fichas das atividades foram mais bem descritas, registradas e digitadas no sistema, mostrando uma aceitação dessa estratégica como forma de planejar e organizar seus serviços de saúde e fortalecer a necessidade de acompanhar e monitorar as equipes como prioridade de suporte e apoio nos programas e serviços de saúde.
Referências BRASIL. Ministério da Saúde. Biblioteca Virtual em Saúde. 05/8 – Dia Nacional da Saúde. Brasília, 2023. Disponível: https://bvsms.saude.gov.br/05-8-dia-nacional-da-saude/. Acesso em 31 de maio de 2024.
BRASIL. Ministério da Saúde. Caderno do gestor do PSE. Brasília, 2022.
BRASIL. Presidência da República. Decreto nº 6.286, de 5 de dezembro de 2007. Institui o Programa Saúde na Escola - PSE, e dá outras providências. Brasília, 2007.
Fonte(s) de financiamento: recurso próprio da autora
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