Comunicação Coordenada

06/11/2024 - 13:30 - 15:00
CC8.13 - Perspectivas para o planejamento da Formação em Saúde nos diversos âmbitos

49105 - FORMAÇÃO ESTRATÉGICA EM SAÚDE: O COMPROMISSO DO CURSO DE SAÚDE COLETIVA DA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE) COM A FORMAÇÃO DE SANITARISTAS PARA O SUS
HEMYLY VITÓRIA VIEIRA MARINHO - UPE, LUANA MARIA MARTINS CABRAL - UPE


Contextualização
O texto apresenta um relato de experiência que destaca a importância do curso de graduação em Saúde Coletiva da UPE como um recurso vital na formação de futuros profissionais da área. Elaborado por estudantes dessa graduação, expressa gratidão pela oportunidade de participar de uma formação que enfatiza a melhoria dos problemas de saúde atuais, a educação popular, o planejamento e a gestão em saúde. É perceptível que essa abordagem, onde estudantes têm a oportunidade de serem protagonistas de suas próprias experiências no SUS desde os primeiros períodos na universidade, é cada vez mais rara em outros cursos e instituições. Um destaque é a componente curricular Atividade de Campo I, que ocorre no 1º período da graduação, com uma carga horária de 80 horas e aborda temas como: O Território sócio-sanitário, Perfil de Saúde da População, Atenção Primária à Saúde e Gestão de Unidades de Saúde, com foco nos eixos de Planejamento, Política e Gestão em Saúde.
Como estudantes do 6º período, reconhecemos que o projeto pedagógico do curso de graduação em Saúde Coletiva da UPE é guiado pela busca incessante de ultrapassar os limites tradicionais da aprendizagem, promovendo abordagens inovadoras e desafiando paradigmas antigos.
Nesta narrativa, pretendemos compartilhar nossas vivências em campo ao longo deste percurso formativo, em um ambiente que consideramos intelectualmente enriquecedor.

Descrição da Experiência
O componente curricular de Atividade de Campo se estende até o sexto período, proporcionando aos estudantes experiências teóricas e práticas que abrangem desde a atuação na Atenção Básica e nos Distritos Sanitários até a compreensão dos processos de Gestão em Saúde no âmbito Municipal e Estadual, culminando na análise da gestão do Ministério da Saúde do Brasil.
Uma das principais experiências que nos impactaram profundamente foi a percepção da complexidade e da integralidade da saúde, algo que, como calouros em um curso de saúde, jamais havíamos considerado.
Nossas primeiras aulas práticas, foram marcadas pela apresentação à Equipe de Saúde da Família (eSF) da Unidade Saúde da Família (USF) Ponto de Parada, em Recife. Posteriormente, as docentes responsáveis designaram a enfermeira da eSF 1 como preceptora. Nosso objetivo era elaborar um diagnóstico sócio-sanitário daquela USF, compreendendo suas principais características, como infraestrutura, equipamentos, serviços, recursos humanos e território. Essa experiência nos permitiu vivenciar na prática tudo o que havíamos estudado em sala de aula, evidenciando a importância da multiprofissionalidade para o funcionamento eficaz de uma unidade de saúde. Além disso, o apoio e a atenção que recebemos das nossas professoras foram fundamentais para fortalecer nossa motivação e determinação em prosseguir na graduação de Saúde Coletiva.


Objetivo e período de Realização
Analisar a contribuição do curso de graduação em Saúde Coletiva da UPE, destacando o papel fundamental das vivências práticas proporcionadas pelo componente curricular de Atividade de Campo, na formação de novos gestores em saúde. Período de realização: iniciou-se em 22 de fevereiro de 2022 e continua em andamento.

Resultados
Durante nossa imersão na USF, fomos capazes de realizar eficazmente o diagnóstico sócio-sanitário requerido pelo componente curricular. Exploramos minuciosamente a Estratégia de Saúde da Família (ESF), compreendemos a demografia e características da população atendida, investigamos as vacinas oferecidas, identificamos deficiências na infraestrutura que exigiam reparos urgentes, e analisamos os principais problemas de saúde enfrentados pela comunidade, bem como os medicamentos e serviços disponibilizados. Para nós, calouros em um curso de saúde, essa experiência foi além das expectativas, revelando um sistema de saúde tão bem articulado que despertou em nós uma profunda admiração pelo SUS e pela abordagem integral à saúde. Consideramos as vivências proporcionadas por nossas práticas no componente curricular de Atividade de Campo I como essenciais para estudantes que estão dando os primeiros passos no SUS e na Saúde Coletiva. Essas experiências enriquecedoras, sem dúvidas, contribuirão significativamente para nossa formação como futuras profissionais e gestoras capacitadas.

Aprendizado e Análise Crítica
Este relato ressalta a importância das experiências proporcionadas pelo componente curricular Atividade de Campo I no curso de graduação em Saúde Coletiva da UPE. Essas vivências representam um componente essencial na formação dos estudantes, indo além da simples absorção de conhecimento teórico para uma compreensão mais profunda e integrada dos desafios enfrentados no campo da Saúde Coletiva.
Ao permitir que os estudantes vivenciem a realidade da Atenção Básica e dos processos de Gestão em Saúde no SUS desde os primeiros períodos do curso, o projeto pedagógico adotado pela UPE se destaca como inovador e crucial. Essa abordagem prática e teórica integrada, não apenas enriquece a formação acadêmica, mas também prepara os estudantes para os desafios reais que encontrarão em suas futuras carreiras.
Além disso, a abordagem multiprofissional evidenciada nessas vivências, destaca a importância da colaboração entre diferentes áreas da saúde. Essa compreensão é crucial em um contexto em que a interdisciplinaridade ainda é pouco explorada em muitos cursos e instituições.
Portanto, é inegável que o modelo de ensino adotado pelo curso de Saúde Coletiva da UPE, que integra prática e teoria de forma tão eficaz, representa não apenas uma abordagem inovadora, mas também um aporte valioso na formação de líderes e gestores capacitados.


Referências
PAIM, Jairnilson Silva; DE ALMEIDA FILHO, Naomar. Saúde coletiva: teoria e prática. MedBook, 2023.

RUDNICKI, Tânia; CARLOTTO , Mary Sandra. Formação de estudante da área da saúde: reflexões sobre a prática de estágio . Revista da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar, Belo Horizonte, v. 10, n. 1, p. 97–110, 2007. DOI: 10.57167/Rev-SBPH.10.137. Disponível em: https://revistasbph.emnuvens.com.br/revista/article/view/137. Acesso em: 8 maio. 2024.

UPE, Universidade de Pernambuco. Núcleo Integrado de Saúde Coletiva – NISC/UPE. Faculdade de Ciências Médicas – FCM/UPE. Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Saúde Coletiva - CGSC. Recife, dezembro de 2016.


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