Comunicação Coordenada

06/11/2024 - 13:30 - 15:00
CC8.12 - Gradução, Extensão Universitária e perspectivas da Saúde Coletiva

54343 - PRÁTICAS INTEGRADAS: ESPAÇO DE INTEGRAÇÃO E ARTICULAÇÃO DE CONHECIMENTOS NA GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA
MARCELE CARNEIRO PAIM - ISC/UFBA, LILIANA SANTOS - ISC/UFBA, JOILDA SILVA NERY - ISC/UFBA, CLARICE SANTOS MOTA - ISC/UFBA, ISMAEL HENRIQUE SILVEIRA - ISC/UFBA, THAIS SANTANA - ISC/UFBA, GUSTAVO MENEZES - ISC/UFBA, EGBERTO SIQUEIRA - ISC/UFBA


Contextualização
Lançado em 2009, o curso de Graduação em Saúde Coletiva do Instituto de Saúde Coletiva (ISC) da Universidade Federal da Bahia, é fruto de um debate de décadas que apontava para a pertinência de uma formação mais rápida para o sanitarista, até então realizada apenas no âmbito da pós-graduação (CASTELLANOS, 2013; SANTOS, 2014). O currículo está organizado com vistas à priorização da integração e articulação de conhecimentos, através de eixos estruturantes de conhecimento básico e aplicado, contando com um Eixo dos Conteúdos e Atividades Integradores. Nesse eixo, destaca-se o componente curricular Práticas Integradas em Saúde Coletiva, que orienta a articulação de conhecimentos dos componentes curriculares em todos os anos do curso de graduação. Esse componente favorece a convergência dos conhecimentos teórico-conceituais e metodológicos, integrando-se e articulando-se para a proposição de intervenções, no nível da atenção, gestão e complexidade, transversalizando assim, o debate interprofissional (MOTA; SANTOS, 2013). Nesse sentido, se constitui em um espaço de integração e articulação de conhecimentos na graduação em Saúde Coletiva do ISC, através das práticas voltadas para os territórios a partir da análise da situação de saúde, passando por intervenções sobre problemas, práticas de promoção, vigilância em saúde, até gestão e avaliação em saúde, desde o primeiro ano do curso.

Descrição da Experiência
Ao longo de cada semestre letivo, são realizados 3 encontros interdisciplinares com todos os estudantes do curso para compartilhar o que cada uma das 3 turmas está produzindo. Vale ressaltar que a culminância é o último encontro com a apresentação do produto final elaborado pelos estudantes, sempre com o intuito de dar uma devolutiva para a sociedade.
O evento 3o Encontro Interdisciplinar em Saúde Coletiva de 2023.1 reuniu cerca de 200 pessoas entre discentes, docentes e convidados no auditório do ISC. Na ocasião, foram apresentadas as seguintes experiências: a vivência dos estudantes na Ocupação Paraíso e no Quilombo Manuel Faustino, localizados no Subúrbio Ferroviário de Salvador, que teve como objetivo a discussão de um conceito mais amplo para a saúde, considerando o território e suas variações culturais, além de demonstrar a percepção de saúde de cada indivíduo que pertence ao território; o trabalho da equipe multidisciplinar responsável pelo funcionamento da Unidade de Saúde da Família do KM 17, em Salvador que buscou identificar a necessidade de um olhar mais atento para a saúde mental dos profissionais e, no eixo gestão, a gestão participativa através da experiência das conferências de saúde que visou contribuir com a educação e a participação social em saúde da sociedade civil para atuação nas conferências de saúde


Objetivo e período de Realização
Apresentar a experiência do semestre 2023.1 dos componentes Práticas Integradas em Saúde Coletiva do ISC/UFBA, sob a perspectiva da atividade encontro interdisciplinar da graduação. Com o objetivo de compartilhar saberes que contribuam para a formação no campo da saúde coletiva e gerem impactos positivos na sociedade, o evento foi coordenado pelos docentes de práticas e realizado em 12 de julho de 2023, no auditório da instituição.

Resultados
As aprendizagens do semestre e a construção coletiva de cada turma no que tange às relações do território com o processo saúde-doença-cuidado, entre serviços de saúde e de usuários, com foco em promoção da saúde e vigilância, bem como a temática da gestão em saúde com foco na gestão participativa e participação popular foram evidenciadas a partir de conteúdos robustos e apresentações criativas.
Nesse sentido, as turmas apresentaram formatos inovadores como dramatizações, exibição de produtos educomunicativos gráficos (guia de serviços, cards, cartazes) e audiovisuais (vídeos e podcasts) e relatos sobre as atividades vivenciadas nas práticas. Na ocasião, por exemplo, uma das turmas representou a atuação de uma rádio comunitária com chamadas ao vivo, propagandas e inserções musicais. Destaca-se ainda a produção do documentário “Amanhã vai ser outro dia: Conferências de Saúde na Bahia”.
Cabe valorizar a integração entre a graduação com a comunidade e serviços de saúde, tanto do ponto de vista da formação do sujeito como também em relação à contribuição que a própria UFBA, por meio do ISC, pode dar à comunidade externa, através de atividades de cunho extensionistas.


Aprendizado e Análise Crítica
A experiência possibilitou, para além da construção coletiva e compartilhamento de saberes, a produção de relatos com análises. A seguir, alguns trechos das falas de discentes: “A realização desse trabalho me fez reconhecer, de forma prática, a importância do território para a manutenção da saúde, assim como me reconhecer para além de um posicionamento de superioridade do saber. Como produtores do conhecimento científico, precisamos ouvir mais e entender as necessidades em saúde no território, para construirmos juntos, de forma participativa, intervenções em saúde que se adequem e sejam uma verdadeira necessidade da comunidade”;; “Nesse semestre, acendeu o alerta de que também é preciso olhar para a equipe de saúde, para o bem-estar de quem está no cuidado do outro. Ter essa percepção ampliada aguça nosso discernimento sobre o que é, de fato, trabalhar a saúde coletiva”; “Participamos de diversas atividades: conferências, palestras, reuniões ampliadas e conferências livres. Em cada uma delas, pudemos perceber diferentes perspectivas de variados atores sociais para a construção de um SUS plural e para o nosso empoderamento na formação de sanitaristas O espaço foi tão rico que decidimos, coletivamente, produzir uma devolutiva para a divulgação da conferência, desde a elaboração de um roteiro até a articulação com a equipe de comunicação do ISC, organização e edição do vídeo”.

Referências
CASTELLANOS, Marcelo E. P. et al. A implementação do curso de graduação em saúde coletiva do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia: da criação até a formatura da primeira turma. Tempus Actas Saúde Coletiva, Brasília, v. 7, n. 3, p. 63-80, 2013.
MOTA, E. ; SANTOS, L. . O que se pode alcançar com a Graduação em saúde Coletiva no Brasil?. Tempus: Actas de Saúde Coletiva , v. 7, p. 37-41, 2013
SANTOS, L. EDUCAÇÃO E TRABALHO NA SAÚDE COLETIVA BRASILEIRA: estudo de caso sobre a criação dos cursos de Graduação na área de Saúde Coletiva nos cenários nacional e local 2014. 201f. Tese (Doutorado) - Universidade Federal da Bahia, 2014.


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