06/11/2024 - 13:30 - 15:00 CC8.12 - Gradução, Extensão Universitária e perspectivas da Saúde Coletiva |
51971 - TRANSFORMAÇÃO E APRENDIZADO: RELATO DA EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA ‘PEQUENOS AMAZÔNIDAS NÁDILE JULIANE COSTA DE CASTRO - UFPA, LETICIA BARBOSA DE SOUSA - UFPA, MAHOIGNON AÏCHA TAKOLODJOU - UFPA, ÁDINA GOMES DE BARROS - UFPA, MICAELI DOS SANTOS SILVA - UFPA, ANDRESSA TAVARES PARENTE - UFPA, MARIA LUIZA MAUES DE SENA - UFPA
Contextualização A extensão universitária é um pilar essencial das universidades, atuando ao lado do ensino e da pesquisa para promover a interação e a transformação social, ambos vitais para o crescimento comunitário e dos estudantes e docentes envolvidos (1). Em áreas de saúde, os programas de extensão que focam em apoiar crianças e adolescentes em condições de vulnerabilidade social ganham uma importância ampliada. Para os estudantes de enfermagem, o envolvimento em atividades educativas de saúde não só amplia suas capacidades técnicas, mas também cultiva habilidades sociais (2). O contato com comunidades vulneráveis proporciona uma oportunidade valiosa para que esses futuros profissionais de saúde exercitem a empatia, o respeito pela diversidade cultural e as habilidades de comunicação, todas habilidades fundamentais para sua atuação no campo da saúde. Outrossim, ao se envolver em espações em que haja vulnerabilidades sociais presentes o estudantes e professores podem ao longo tempo refletir sobre o papel da universidade como transformador da realidade da sociedade e prepara trabalhadores de saúde para o Sistema Único de Saúde
Descrição da Experiência Este relato de experiência centra-se na análise qualitativa das três fases principais do programa "Pequenos Amazônidas": preparação, execução e avaliação. Inicialmente, foi realizada uma coleta de dados através de observações diretas e feedback dos participantes, para captar as percepções e reações dos envolvidos e posteriormente dos relatórios do projeto. Esses dados foram complementados por registros fotográficos e notas de campo tomadas durante as atividades. A análise focou-se em identificar os impactos educativos e sociais das intervenções, avaliando a eficácia das metodologias aplicadas e as habilidades desenvolvidas pelos estudantes. Para garantir a validade dos resultados, a interpretação dos dados foi feita de forma iterativa, permitindo revisões e ajustes conforme necessário. Essa abordagem proporcionou uma compreensão profunda dos resultados e desafios do programa, orientando futuras práticas e políticas por meio da teoria da atividade de Lev Vygotsky.
Objetivo e período de Realização Descrever as experiências sobre a execução do programa "Pequenos Amazônidas" em uma instituição de apoio a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social como parte da aprendizagem dos estudantes de enfermagem sobre educação em saúde.
Resultados O programa foi estruturado em três fases essenciais: preparação, execução e avaliação. Na fase de preparação, os bolsistas receberam treinamento intensivo em escrita científica e na criação de materiais educativos, preparando-os para intervenções efetivas. Este treinamento incluiu a elaboração de folhetos e a execução de dinâmicas de grupo. Durante a execução, entre junho e dezembro de 2023, foram realizadas onze atividades educativas nas instalações da ONG Movimento República de Emaús, abordando temas como saúde sexual e reprodutiva, saúde mental e higiene menstrual. Estas atividades foram projetadas para fomentar o diálogo e a interação entre crianças e adolescentes, utilizando recursos didáticos variados como banners e próteses ilustrativas. A fase de avaliação consistiu na coleta e análise de feedback dos participantes, permitindo uma reflexão crítica sobre os processos e resultados.
Aprendizado e Análise Crítica O contato direto com o público-alvo ofereceu insights valiosos sobre suas necessidades reais, ressaltando a importância de adaptar as estratégias educacionais para que sejam culturalmente apropriadas . Revelou a importância de materiais educativos e as dinâmicas de grupo utilizados no programa como artefatos culturais que mediam o aprendizado. Também oportunizou a escuta sobre a realidade das crianças e adolescentes envolvidos, o que fomenta trocas de saberes e de diferentes realidades vivenciadas. No entanto, também revelaram lacunas no conhecimento sobre os temas abordados. A experiência com o programa "Pequenos Amazônidas" demonstrou ser uma iniciativa valiosa, reforçando a importância da extensão universitária na formação de estudantes. Os resultados apontaram que a metodologia aplicada desenvolveu habilidades técnicas , sociais , interações sociais dentro do programa e ajudaram a construir novas estruturas de conhecimento e competências. Contudo, as lacunas no conhecimento prévio dos temas abordados evidenciaram a necessidade de aprimorar e expandir as atividades educativas para atender de forma mais eficaz às necessidades das populações vulneráveis. A adaptação cultural dos materiais e métodos mostrou-se essencial para a relevância e efetividade do programa.
Referências 1– Santana RR, Santana CC de AP, Costa Neto SB da, Oliveira ÊC de. Extensão Universitária como Prática Educativa na Promoção da Saúde. Educ Real [Internet]. 2021;46(2):e98702. Available from: https://doi.org/10.1590/2175-623698702
2 - Araújo, J. de S., Santos, R. A. dos ., Carvalho, J. F. C. de ., & Castro, N. J. C. de .. (2022). Public policy for social inclusion in higher education and extension practices with ethnic groups. Revista Brasileira De Enfermagem, 75, e20210970. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2021-0970
Fonte(s) de financiamento: EDITAL PROEXIA EMAUS UFPA
|
|