06/11/2024 - 13:30 - 15:00 CC8.12 - Gradução, Extensão Universitária e perspectivas da Saúde Coletiva |
49469 - ARTICULANDO EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA À PESQUISA CIENTÍFICA: UMA EXPERIÊNCIA COM HISTÓRIAS DA VIDA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA NO CAMPO DA SAÚDE COLETIVA JAILTON THULHER DO ROSARIO - UFRJ, NEIDE EMY KUROKAWA E SILVA - UFRJ
Contextualização A ideia de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão é um dos motes da formação em saúde que possibilita qualificar políticas públicas e práticas, consonantes com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS). No bojo de propostas que propiciam essa articulação, pode-se destacar a Tecnologia Social da Memória (TSM), desenvolvida pelo Museu da Pessoa, inspirada na História Oral e que se utiliza da escuta das histórias das pessoas e do registro de suas lembranças e experiências como modo de, coletivamente, compreender e demarcar experiências individuais, sociais e culturais, além de, enquanto tecnologia social, propiciar transformações em prol da sociedade. Por meio da TSM podemos acessar experiências daqueles que vivem às margens do poder, cujas vozes estão silenciadas, promovendo a troca de saberes e a construção de redes de solidariedade. No campo da Saúde Coletiva, defende-se que a TSM pode contribuir para a integralidade e a equidade das ações de saúde, na medida em que permite considerar as diferenças e as singularidades como elemento essencial para orientar a justiça, ao se contextualizar e individualizar os casos particulares.
Descrição da Experiência Com a eclosão da pandemia de COVID-19, a ideia de trabalhar memória por meio da TSM ganhou força diante do contexto pandêmico sem precedentes. Voltando a atenção para as possíveis consequências das medidas sanitárias impostas, de isolamento social, sobretudo a determinados grupos, como os idosos, queríamos ouvir essas pessoas. Era um momento de muitos sofrimentos e dúvidas, mas que também se mostrava como uma rica oportunidade de aprendizados. O projeto de pesquisa foi conjugado aos substratos oriundos da ação de extensão, no qual foram realizadas as oficinas com grupos de idosos, envolvendo estudantes de graduação e de pós-graduação da UFRJ. O projeto de extensão contemplou período de pré-testes e construção da metodologia, além de capacitação dos extensionistas, familiarizando-os com as referências utilizadas (tecnologia social, memória, velhice) e com a metodologia criada a partir da TSM, de construção, organização e socialização das histórias, por meio de produtos de memória. Todas as etapas do processo com oficinas, registro, transcrição e organização das histórias, foram realizadas em 08 grupos oriundos de diferentes tipos de organizações e envolveram 40 participantes, cujas histórias estão sendo trabalhadas a fim de se transformarem em produtos de memória (podcasts, ebook e exposições), atualmente em fase de finalização.
Objetivo e período de Realização Descrever a experiência de formação em Saúde Coletiva articulando a extensão universitária, o ensino e a pesquisa científica. A experiência foi realizada no período compreendido entre agosto de 2020 e abril de 2024.
Resultados Recorrendo à TSM, a proposta proporcionou experiência formativa inovadora, desenvolvendo-se novas formas de pensar e agir, aceitando os desafios de criar e implementar metodologias participativas. Diante do cenário de emergência em saúde pública e seus rastros duradouros, a TSM possibilitou conhecer as histórias de pessoas idosas, identificar as situações de agravos à saúde e ao bem-estar e reconhecer as estratégias adotadas frente aos impasses e conflitos sociais. O projeto propiciou aos extensionistas e ao pesquisador vivenciarem todas as etapas de um processo de pesquisa e de extensão, tanto nos aspectos metodológicos quanto no reconhecimento da diversidade de valores, horizontes e necessidades expressas nas histórias contadas. Neste processo foram valorizadas as experiências de vida e os saberes dos idosos na construção da memória do período pandêmico, como uma via significativa para se pensar políticas e programas de saúde sintonizados com a integralidade e a equidade na saúde.
Aprendizado e Análise Crítica Nesta experiência formativa adotamos o pressuposto que narrar e registrar as memórias pode contribuir para organizar as experiências, potencializando reflexões e problematizações acerca do isolamento, da solidão, das relações familiares, das dificuldades de sobrevivência e das respostas construídas frente aos desafios impostos pela pandemia. Acompanhando as iniciativas que oferecem o compartilhar de histórias e permitem que o ser humano adquira novos entendimentos sobre sua própria existência e sua inserção no mundo, destacamos a construção de narrativas apoiadas pela TSM como potencialidade no campo da pesquisa qualitativa em saúde, possibilitando a compreensão de vulnerabilidades no cuidado e na promoção da saúde. Nesta direção, a experiência reunindo as ações de extensão acadêmica com a pesquisa científica permitiu a construção de narrativas oferecendo recursos para compreender a vida cotidiana, instituindo espaços de trocas e encontros, com caráter dinâmico e interativo, permitindo as escutas individuais, bem como exprimindo os contextos, as representações sociais e sua multiplicidade de significados. Estes são caminhos inovadores no campo da Saúde Coletiva e na promoção da saúde alinhados com uma perspectiva mais abrangente de saúde dando visibilidade aos problemas vivenciados durante a pandemia e incorporando as experiências de vida como alicerce da pesquisa acadêmica.
Referências AYRES, JRCM.; PAIVA, V.; FRANÇA-JÚNIOR, I. Conceitos e práticas de prevenção: da história natural da doença ao quadro da vulnerabilidade e Direitos Humanos. In: PAIVA, V; AYRES, JRCM; BUCHALLA, CM. Vulnerabilidade e Direitos Humanos. Prevenção e promoção da saúde. Livro I. Da Doença à cidadania. Curitiba: Juruá, 2012, p.71-94.
BOSI, E. Memória e Sociedade: Lembranças de Velhos. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.
BRASIL (2022). Ministério da Saúde. Guia de Vigilância Epidemiológica - Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional pela Doença pelo Coronavírus 2019. Brasília/DF: AGO / 2022. Disponível em: http://www.saude.gov.br/svs
MUSEU DA PESSOA (org.). Tecnologia Social da Memória. Museu da Pessoa em parceria com a Fundação Banco do Brasil e Abravídeo. São Paulo: Museu da Pessoa, 2009.
ONOCKO CAMPOS, RT; FURTADO, JP. Narrativas: utilização na pesquisa qualitativa em saúde. Revista de Saúde Pública, v.42, n.6, p.1090-1096, 2008.
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