Comunicação Coordenada

06/11/2024 - 08:30 - 10:00
CC8.11 - Pós-Graduação stricto senso: experiências e perspectivas

50583 - CAPACITAÇÃO EM CIÊNCIA ABERTA: PERCEPÇÕES DE TRABALHADORES EGRESSOS DO MESTRADO PROFISSIONAL DE POLÍTICAS PUBLICAS DE SAÚDE DA FIOCRUZ BRASÍLIA
FLÁVIA TAVARES SILVA ELIAS - FIOCRUZ BRASÍLIA, MARCIA LUZ DA MOTTA - MINISTÉRIO DA SAÚDE, ALEXANDRO RODRIGUES PINTO - MINISTÉRIO DA SAÚDE, WEVERTON ROSA - FIOCRUZ BRASÍLIA, SAMYRA SCHERNIKAU SOARES AKASHA - FIOCRUZ BRASÍLIA


Apresentação/Introdução
O Mestrado Profissional de Políticas Públicas em Saúde (MPPS) da Escola Fiocruz de Governo (EGF) da Fiocruz Brasília foi a experiência piloto de capacitação por competências direcionadas à percepções da aplicação da ciência aberta em políticas públicas de saúde. Concluído em 2024, o projeto contribuiu principalmente para desenvolver e avaliar capacitação em ciência aberta para gestão, compartilhamento e abertura de dados de pesquisa, visando a aplicação de um modelo de formação de trabalhadores em nível de strictu sensu, por competências, tendo o MPPS da EGF de Brasília.
O MPPS investe, desde 2014, na formação para pesquisas aplicadas e no desenvolvimento de processos, produtos e metodologias nas áreas de Saúde e Justiça Social e de Vigilância e Gestão em Saúde. Seu alunado é composto por trabalhadores de órgãos públicos federais e estaduais, não-governamentais e profissionais autônomos interessados em políticas públicas de saúde e sociais com perspectivas a se tornarem pesquisadores e gestores públicos. A expectativa é que eles formulem reflexões críticas e adquiram competências para a transição para a Ciência Aberta, em um contexto de exigências crescentes e redução de financiamento de pesquisa.


Objetivos
Desenvolver e avaliar capacitação em ciência aberta para gestão, compartilhamento e abertura de dados de pesquisa, visando a aplicação de um modelo de formação de trabalhadores que cursaram o Mestrado Profissional de Políticas Públicas em Saúde (MPPPS) da Escola Fiocruz de Governo/Fiocruz Brasília.

Metodologia
O trabalho foi realizado em quatro fases por equipe multidisciplinar e intersetorial. Na primeira fase foi realizada uma revisão das experiências de capacitação de cursos voltados para abertura e compartilhamento de dados de pesquisa. Na segunda fase foi desenvolvida uma análise do perfil das dissertações do MPPPS da EGF de Brasília. A coleta foi realizada junto à biblioteca da EGF, em 2021. Na terceira fase foi desenhado o modelo de capacitação, ofertado na forma de disciplina na grade curricular do MPPPS. A oferta foi síncrona e com recursos educacionais via moodle. A partir das temáticas foram construídos perfis de competências usando metodologia de Zabala, A., & Arnau, L. (2008). A quarta fase tratou da análise das percepções dos estudantes antes e depois das ofertas da capacitação. O questionário ex- ante continha variáveis quanto ao perfil do estudante, quanto à conhecimentos prévios sobre ciência aberta e quanto à expectativas em relação a realizar o curso. No questionário ex-post acrescentou-se uma auto avaliação sobre a percepção de alcance das competências do curso. O parecer de aprovação ética nº 5.487.673 CEP/Fiocruz Brasília.

Resultados e Discussão
O estudo exploratório sobre experiências de capacitação localizou 25 ofertas com a temática de acesso aberto tanto no Brasil como no exterior. O levantamento conduziu para que a capacitação, ofertada como disciplina no MPPPS, utilizasse materiais didáticos abertos. A caracterização das 89 dissertações apresentou a predominância dos estudos qualitativos apresentados para fins de obtenção do título de mestrado na EGF. Em que pese 36% ter como procedimento técnico analises documentais e dados secundários. Apenas uma dissertação citou a disponibilização de banco de dados em acesso restrito. Esse perfil mostra uma ausência de preocupação com as praticas de ciência aberta.
A oferta da disciplina deu-se em duas edições, uma de outubro a dezembro de 2022 com nove estudantes e outra como curso de verão em julho de 2023, com 15 estudantes. As inscrições foram livres a partir de interesses de estudantes regulares e outros externos ao programa de mestrado. O questionário de percepção dos estudantes antes e depois das ofertas da capacitação obteve 80% de respostas. A maioria dos respondentes mencionou o desejo de adquirir conhecimento sobre o tema da ciência aberta, bem como a aplicação das práticas de ciência aberta em suas pesquisas e carreiras. O mesmo aconteceu com as respostas antes e depois da disciplina quanto às opiniões dos estudantes sobre questões como a produção de conhecimento como um bem público, a aplicabilidade da ciência aberta em projetos de pesquisa de pós-graduação, a abertura de dados de pesquisa, e a adoção de práticas de acesso aberto e abertura de dados em pesquisas financiadas com recursos públicos.



Conclusões/Considerações finais
A ciência aberta é um campo em expansão e sua adoção exige emprego de abordagens educacionais problematizadoras. O estudo mostra concepção de modelo de capacitação ofertado no Mestrado Profissional em Políticas Públicas de Saúde (MPPPS) da Fiocruz Brasília. Trabalhou-se a prática de gestão de dados e outras competências da ciência aberta. Os trabalhadores que cursaram a disciplina demonstraram o desejo de adquirir conhecimento sobre o tema da ciência aberta, bem como a aplicação das práticas de ciência aberta em suas pesquisas e carreiras. O mesmo aconteceu com as respostas antes e depois da disciplina quanto às opiniões dos estudantes sobre questões como a produção de conhecimento como um bem público, a aplicabilidade da ciência aberta em projetos de pesquisa de pós-graduação, a abertura de dados de pesquisa, e a adoção de práticas de acesso aberto e abertura de dados em pesquisas financiadas com recursos públicos.

Referências
Couto Corrêa da Silva, F., & da Silveira, L. (2019). The Open Science ecosystem. TransInforma o, 31.
Maciel, M. L., Abdo, A. H., & Albagli, S. (2015). Ciência aberta, questões abertas.
Sayão, L. F., & Sales, L. F. (2014). Dados abertos de pesquisa: ampliando o conceito de acesso livre.
Lima, V. V. (2016). Espiral construtivista: uma metodologia ativa de ensino-aprendizagem. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, 21, 421-434.
Zabala, A., & Arnau, L. (2008). Evaluar competencias es evaluar procesos en la resolución de situaciones problema. A. Zabala y L. Arnau, 11.

Fonte(s) de financiamento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)


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