Comunicação Coordenada

06/11/2024 - 08:30 - 10:00
CC8.10 - Formação e Trabalho Médico

53977 - ANÁLISE DAS OFERTAS EDUCACIONAIS EM CURSO PARA MÉDICOS INGRESSANTES NO PROGRAMA MAIS MÉDICOS PARA O BRASIL (PMM)
MATEUS AGUIAR DOURADO - UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA, VIGNA MARIA DE ARAÚJO - UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA, ELVIRA CAIRES DE LIMA - UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA, FERNANDA BEATRIZ MELO MACIEL - UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA, SILVANA LIMA VIEIRA - UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA, ANA LUIZA QUEIROZ VILASBÔAS - UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA, ROSANA AQUINO - UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA, NÍLIA MARIA DE BRITO LIMA PRADO - UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA


Apresentação/Introdução
O Projeto Mais Médicos para o Brasil (PMMB) é instituído no âmbito do Programa Mais Médicos (PMM) como uma estratégia para provisão e fixação de médicos para “áreas de vazios assistenciais”, por meio da qualificação da formação médica, pautado pelos princípios da educação pelo trabalho e fortalecimento da Atenção Primária à Saúde (APS). As ações de qualificação se estruturam em dois Ciclos Formativos, sendo o segundo Ciclo Formativo o eixo de Aperfeiçoamento e Extensão organizado pela oferta de cursos auto instrucionais de curta duração, com o objetivo de propiciar o aprofundamento do conhecimento do médico participante em temas relevantes no âmbito da APS. A matrícula, acompanhamento e certificação dos participantes está sob responsabilidades das Instituições de Ensino Superior credenciadas, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a Universidade Federal do Maranhão (UFMA).



Objetivos
Analisar os percursos formativos disponibilizados no 2º ciclo formativo do Projeto Mais Médicos para o Brasil, identificando os tipos, modalidades e estratégias pedagógicas das ofertas educacionais.

Metodologia
Tratou-se de estudo descritivo de abordagem qualitativa, realizado com base na revisão e análise dos cursos disponíveis nos sites da UFMA, por meio da UNASUS, e da UFRN por meio do AVASUS. A coleta de dados ocorreu entre outubro e dezembro de 2023. Os dados foram catalogados em uma planilha eletrônica no Excel ® contendo as seguintes variáveis analíticas: Ambiente Virtual de Aprendizagem; oferta de trilha de aprendizagem; Nome da trilha; nome dos cursos; modalidade da equipe; público alvo; modalidade da oferta do curso; carga horária do curso; período da oferta; objetivo geral do curso; objetivo específico do curso; recursos educacionais; recursos multimídia; conteúdos; avaliação do curso; frequência; certificação para análise.

Resultados e Discussão
Foram identificados na plataforma UNASUS 79 cursos auto instrucionais, sem mediação de tutor, com cargas horárias a partir de 15 horas e organizados em 15 trilhas de aprendizagem. Não havia especificação para quais tipos de equipe de saúde os cursos são direcionados. Os recursos educacionais são materiais multimídias, fóruns e questionários e o processo avaliativo realizado por meio de questionários estruturados em múltipla escolha, disponibilizado na plataforma, havendo a necessidade de obtenção de nota igual ou superior a 70,0 para aprovação e certificação. Na plataforma AVASUS, identificou-se uma grande variedade de cursos e cargas horárias que variaram de 1 hora (entrevista) há 100 horas. De forma a facilitar as análises as ofertas educacionais foram classificadas em: i) cursos: quando a carga horária era superior a 10 horas (13 cursos); ii) outros dispositivos quando a carga horária era inferior a 10 horas e iii) preceptoria: as ofertas educacionais destinadas ao público específico de preceptores do PMM. Foram identificados 139 cursos (ofertas educacionais acima de 10 horas), 131 outros dispositivos (ofertas educacionais abaixo de 10 horas) e 13 cursos para preceptores. Os cursos eram ofertados sem definição de módulos temáticos ou trilhas formativas. Identificou-se agrupamento por eixo temático, no entanto, não contempla a totalidade dos cursos e se nota ausência de sequência lógica, inviabilizando a classificação como trilha de aprendizagem. Também não havia clareza nas estratégias avaliativas de todos os cursos.

Conclusões/Considerações finais
Identificou-se grandes divergências entre as duas plataformas utilizadas para qualificação da formação médica, o que pode interferir no resultado final do programa. Do mesmo modo, as temáticas nem sempre estavam em consonância com o cenário da APS e as necessidades dos territórios. Tais resultados apontam a necessidade de ofertas educativas e tipologias formativas condizentes com os atributos da APS e especificidades territoriais.

Referências
Brasil. Portaria GM/MS Nº 485, de 14 de abril de 2023. Portaria interministerial MS/MEC Nº 604, de 16 de maio de 2023 - Dispõe sobre a execução do Projeto Mais Médicos para o Brasil - PMMB. Ministerio da Saúde, 2023b. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-gm/ms-n-485-de-14-de-abril-de-2023-477636719 Acesso em: 29 de maio de 2024


Organização Pan-Americana da Saúde. Programa Mais Médicos no Brasil. Panorama da Produção Científica. Brasilia : OPAS; 2017


Prado, N. M. B. L.; Amorim, R.; Medina, MG. Programa Mais Médicos: análise documental dos eventos críticos e posicionamento dos atores sociais. Interface (Botucatu. Online), v. 21, p. 1241-1256, 2017.

Fonte(s) de financiamento: PIBIC e OPAS/OMS


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