Comunicação Coordenada

05/11/2024 - 13:30 - 15:00
CC8.9 - Gestão do Trabalho em Saúde: a potencialidade dos espaços de formaç]ao

52747 - QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL PARA TRABALHADORES DE SALAS DE VACINA NO ESTADO DE MINAS GERAIS
ALICE WERNECK MASSOTE - ESP-MG, JOÃO ANDRÉ TAVARES ÁLVARES DA SILVA - ESP-MG, FABIANA GONÇALVES SANTOS COSTA - ESP-MG, JANAINA FONSECA ALMEIDA SOUZA - SES/MG, GISELLE BIANCA TOFOLI - ESP-MG, ELICE ELIANE NOBRE RIBEIRO - SES/MG


Introdução e Contextualização
O Programa Nacional de Imunizações (PNI) brasileiro é um dos mais completos programas de imunizações do mundo, reconhecido pelas estratégias coletivas e individuais que asseguraram elevadas coberturas vacinais, o que permitiu a redução de doenças imunopreveníveis (Sato, 2018).
No Brasil, observou-se que a cobertura vacinal, que superava as metas preconizadas desde meados da década de 90 (Domingues; Teixeira, 2013), apresentou declínio para todas as vacinas do calendário infantil a partir de 2016 (Sato, 2018). Em Minas Gerais, a queda da cobertura vacinal seguiu essa mesma tendência.
Vários fatores contribuem para essa queda: fatores sociais e culturais, movimentos antivacinas implantação do novo sistema de informação em imunização (SI-PNI), introdução de novas vacinas e disponibilidade irregular de imunobiológicos (Vieira et al., 2020; Sato, 2018).
Nessa perspectiva, para além do monitoramento, são imprescindíveis estratégias de qualificação e capacitação dos profissionais, especialmente aqueles que atuam diretamente nas salas de vacina. Esta ação impacta diretamente na redução dos erros de imunização e aumento da segurança dos profissionais na administração dos imunobiológicos, bem como no aumento de coberturas vacinais em ações de campanha e rotina.


Objetivo para confecção do produto
Promover a atualização/qualificação dos trabalhadores de sala de vacina para atuar diretamente na execução e monitoramento do processo de trabalho relacionado à vacinação em seus territórios.


Metodologia e processo de produção
Trata-se de uma ação educacional demandada pela área técnica de vigilância epidemiológica da gestão estadual de saúde, cuja elaboração e desenvolvimento foram realizados por uma escola do SUS em parceria com o demandante. Tendo como concepção pedagógica a Educação Permanente em Saúde (EPS), foi construído um curso na modalidade de Educação à Distância (EaD), autoinstrucional, com carga horária total de 44 horas distribuídas em 7 unidades de estudo. A elaboração da matriz curricular e conteúdo do curso contou com efetiva participação da equipe da área demandante, o que permitiu articular necessidades dos territórios aos conteúdos abordados, às estratégias que favorecessem a compreensão e à reflexão dos trabalhadores sobre suas práticas relacionadas à vacinação. O público para o qual foi destinado esse curso foram profissionais que atuavam diretamente com vacinas ou vacinação no nível central da SES/MG, Unidades Regionais de Saúde do estado e municípios. O curso foi divulgado e a participação dos alunos foi acordada na Comissão Intergestores Bipartite (CIB-SUS/MG). O curso foi elaborado e iniciou-se em 2022.


Resultados
O curso “Qualificação Profissional para Trabalhadores de Salas de Vacina” abordou temas que perpassam pelo trabalho de vacinação nas seguintes unidades: 1- Condições de vida e condições de saúde; 2- Conhecer os fatores que produzem “saúde” ou “não saúde”; 3- Promoção à saúde, prevenção e controle de doenças, agravos e situações de risco; 4- Planejamento e avaliação da vacinação; 5- Vacinação segura: qualidade das vacinas e da vacinação; 6- Vacinação segura: preparação e administração de vacinas; 7- Comunicação, Mobilização Social e Vacinação. Destaca-se que a última unidade apresenta conteúdos abordados com pouca frequência em cursos sobre vacinação. Porém, no contexto de queda das coberturas vacinais, hesitação vacinal e grande circulação de informações e notícias falsas sobre vacinas, identificou-se a necessidade uma carga horária reservada ao estudo de temas como: “fake news” no contexto da vacinação; movimento antivacina; abordagem individual voltada à atualização vacinal e hesitação vacinal; mobilização social e estratégias de comunicação em apoio à vacinação. Foram ofertadas 15 turmas nos anos de 2022 e 2023, com 3.560 alunos certificados em 724 municípios mineiros (84,9%), em todas as 89 Regiões de Saúde do Estado. O curso foi avaliado como ótimo ou bom por 98,3% dos concluintes.


Análise crítica e impactos sociais do produto
As abordagens pedagógicas e recursos tecnológicos utilizados, além da conformação e experiência da equipe de conteudistas, contribuíram para a conexão com o cotidiano de trabalho dos alunos, favorecendo que o objetivo do curso fosse alcançado. Como uma inovação deste curso, destaca-se a abordagem ao combate às “fake news” e estratégias de comunicação com a população, visando aumentar a adesão à vacinação.
Acredita-se que a EaD promova a ampliação de ofertas de formação voltadas para o trabalho na Vigilância em Saúde, Atenção Primária e Imunização, considerando a dimensão geográfica e o total de 853 municípios do estado de Minas Gerais.
A oferta constante de ações de qualificação para trabalhadores de salas de vacina tem potencial para contribuir com a qualidade do trabalho desenvolvido por estes profissionais e, assim, impactar positivamente no aumento das coberturas vacinais.


Referências
DOMINGUES, C. M. A. S.; TEIXEIRA, A. M.S. Coberturas vacinais e doenças imunopreveníveis no Brasil no período 1982-2012: avanços e desafios do Programa Nacional de Imunizações. Epidemiol. Serv. Saúde, v. 22, n. 1, p. 9–27, mar. 2013. Disponível em: http://scielo.iec.gov.br/pdf/ess/v22n1/v22n1a02.pdf. Acesso em: 10 jun. 2024.

SATO, A. P. S. What is the importance of vaccine hesitancy in the drop of vaccination coverage in Brazil? Revista de Saúde Pública, v. 52, p. 96, 22 nov. 2018. Disponível em: https://doi.org/10.11606/s1518-8787.2018052001199. Acesso em: 7 jun. 2024.


VIEIRA, E. W. et al. Structure and location of vaccination services influence the availability of the triple viral in Brazil. Reme, v. 24, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5935/1415-2762.20200062. Acesso em: 7 jun. 2024.

Fonte(s) de financiamento: Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais


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