Comunicação Coordenada

05/11/2024 - 13:30 - 15:00
CC8.8 - Educação Continuada: ampliação de sentidos e possibilidades

49524 - OFICINA PREPARATÓRIA DE ESCRITA EM GUARULHOS: PRODUZINDO CONHECIMENTO NO SUS
PAULA BUTTARO FARIAS LIRA - PREFEITURA DE GUARULHOS, LIDIANE MARIA ZANCA - PREFEITURA DE GUARULHOS, VERA LÚCIA DOS SANTOS - PREFEITURA DE GUARULHOS, HELENA SARONI - PREFEITURA DE GUARULHOS, KATIA VARELA GOMES - PREFEITURA DE GUARULHOS, CAROLINA ALMEIDA DE ANDRADE - PREFEITURA DE GUARULHOS, MARLUCI MONTEZE VIDAL BIELLA - PREFEITURA DE GUARULHOS, ADRIANA ANTUNES - PREFEITURA DE GUARULHOS


Contextualização
A Educação Permanente em Saúde (EPS) é uma estratégia político-pedagógica que tem como objetivo a qualificação e aperfeiçoamento do processo de trabalho, orientando-se para a melhoria do acesso, qualidade e humanização na prestação de serviços e para o fortalecimento dos processos de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) (Brasil, 2018).
Para fazer a educação em saúde no SUS é fundamental a compreensão de que a formação acontece no cotidiano dos trabalhadores e na integração ensino-serviço conforme os problemas enfrentados e as ações realizadas in loco, levando em consideração as experiências vivenciadas por cada indivíduo (CECIM, 2019).
Desde 2022 a Secretaria de Saúde (SS) da Prefeitura de Guarulhos vem promovendo o Encontro de Práticas Exitosas, um evento com o intuito de difundir as iniciativas, práticas e vivências locais de trabalho dos seus servidores, com relevância para o fortalecimento dos estabelecimentos de saúde e bem estar da população. No entanto, observam-se algumas barreiras para a execução e materialização dessas ações e no fomento à escrita, dificultando a participação destes em eventos científicos. Neste sentido, este trabalho justifica-se pela importância em auxiliar e estimular a escrita e publicização das atividades desenvolvidas pelos servidores da SS de Guarulhos.

Descrição da Experiência
As discussões sobre um curso preparatório de escrita para servidores da saúde iniciaram-se em abril de 2023, a partir de um levantamento sobre as dificuldades apresentadas pelos profissionais no registro de ações desenvolvidas no seu campo profissional.
Foi criado um grupo de trabalho com os profissionais da Escola SUS de Guarulhos, que elaborou todo o conteúdo programático das oficinas. Após ampla divulgação entre os servidores, iniciaram-se as oficinas de escrita no mês de agosto e término em outubro de 2023.
Foram sete encontros presenciais, sendo três aulas teóricas participativas com desenvolvimento e produção de textos e quatro plantões de dúvidas presenciais. Foram elaboradas tarefas extra-classe, a fim de compor o processo de aprendizagem na produção do texto, sendo avaliadas pela equipe coordenadora das oficinas e entregues nas aulas presencias seguintes para discussão.
O referencial teórico ofertado nas oficinas foi o modelo já praticado pela equipe técnica da Escola SUS, utilizando o processo de Pedagogia da Educação Participativa, e o escopo do trabalho seguiu as diretrizes do 36º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (COSEMS/SP, 2023).

Objetivo e período de Realização
Este trabalho foi realizado entre os meses de abril a outubro de 2023, com o objetivo de capacitar os profissionais da rede SUS-Guarulhos no desenvolvimento e aprimoramento das habilidades de escrita com as normas acadêmicas para produção de trabalhos científicos, a fim de estimular e despertar o interesse do trabalhador da Secretaria de Saúde de Guarulhos na participação de congressos, seminários, amostras e afins.

Resultados
Diante da estrutura idealizada da oficina, houve a participação de 26 profissionais, atuando nos departamentos da Secretaria da Saúde: Gabinete, Departamento de Recursos Humanos da Saúde (DRHS), Departamento Financeiro da Saúde (DFS), Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), Departamento de Coordenação da Urgência e Emergência (DCUE) e Departamento de Assistência Integral da Saúde (DAIS), sendo este último com o maior número de participantes nas oficinas.
Em relação ao questionário de feedback da oficina, houve a classificação “ótimo” nos 7 (sete) itens: metodologia aplicada no desenvolvimento do conteúdo, organização da aula, cronograma da oficina e avaliação geral, com 95%; com 91% os itens acolhimento/ recepção na oficina, atividade prática; e somente no item de aprendizagem do aluno a pontuação obteve 78%.
Neste questionário também foi aberto um campo para sugestões, críticas e elogios, sendo apontados: atraso de 15 minutos para início da primeira oficina; não confirmação por e-mail da inscrição; pouco tempo hábil entre a divulgação do cronograma e início das oficinas e barulho dentro da sala por conversas paralelas.

Aprendizado e Análise Crítica
A proposta da Oficina Preparatória de Escrita teve como alicerce o engajar, o pensar, o saber, o aprender e o construir inerente ao ser humano. Todos os profissionais inseridos nos diversos setores da saúde são capazes de criar e propor sugestões para melhorias no seu ambiente de trabalho, contribuindo assim para o aprimoramento de sua capacidade teorico-prática, a fim de propagar as intervenções exitosas no campo da saúde pública.
Dentre os 26 profissionais que participaram da oficina, 23 escreveram trabalhos e para a Mostra de Experiências Exitosas do Município em 2023 e 2 foram premiados tanto na Mostra como no 37º COSEMS de 2024.
A realização de estratégias e ações com foco na educação permanente dos profissionais da saúde, com incentivo à prática da escrita e publicação dos trabalhos que são desenvolvidos no seu ambiente de trabalho, é fundamental para a implantação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. Entende-se que a formação e o desenvolvimento dos trabalhadores da saúde devem ocorrer de forma reflexiva, participativa e contínua, voltados para as necessidades locais, dos serviços e dos indivíduos, fortalecendo o elo entre gestores, profissionais de saúde e a população na busca de uma melhor qualidade do sistema de saúde.

Referências
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação na Saúde. Política Nacional de Educação Permanente em Saúde: o que se tem produzido para o seu fortalecimento? / Ministério da Saúde, Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Departamento de Gestão da Educação na Saúde. 1 ed. rev. Brasília, 2018.

36º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do estado de São Paulo – COSEMS/SP. São Paulo, 2023. Disponível em: . Acesso em: 13 set. 2023.

CECIM RB. Emergência de um “campo de ação estratégica”: ordenamento da formação e educação permanente em saúde. SANARE (Sobral), v 18, n 1, p. 68-80, 2019.


Realização:



Patrocínio:



Apoio: