Comunicação Coordenada

05/11/2024 - 08:30 - 10:00
CC8.6 - Interprofissionalidade: avanços e desafios

53220 - A FORMAÇÃO DE SANITARISTAS COM ENFOQUE NA INTERPROFISSIONALIDADE: RESULTADOS E APRENDIZADOS
ROSA MARIA PINHEIRO SOUZA - ENSP / FIOCRUZ, GUSTAVO TORRES NUNES - ENSP / FIOCRUZ


Apresentação/Introdução
A Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública (RedEscola) ENSP/Fiocruz, visa articular e fortalecer as instituições formadoras em saúde pública/coletiva no Brasil. Entre 2018 e 2023, a RedEscola em parceria com a Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (SGTES/MS) coordenou a formação de sanitaristas com foco na interprofissionalidade, por meio de cursos de especialização em todas as unidades da federação. A Educação Interprofissional (EIP) é fundamental para o trabalho colaborativo na saúde, dentro dos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). Esta experiência destacou-se por sua capacidade de mobilizar uma ampla rede nacional de instituições formadoras, resultando em uma proposta de capilaridade nacional. A potência desta iniciativa é evidenciada pela formação de 1068 sanitaristas, durante a pandemia de COVID-19.
Dentro deste escopo, foi conduzida a pesquisa intitulada “A Educação Interprofissional: construindo evidências a partir da Nova Formação em Saúde
Pública na Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública”, visando avaliar a percepção dos egressos e dos coordenadores dos cursos. Os resultados proporcionaram um olhar mais acurado sobre o desenvolvimento de competências essenciais para o trabalho colaborativo e a importância da EIP para a melhoria e fortalecimento do SUS.


Objetivos
Objetivo Geral: Apresentar os resultados e aprendizados da formação em saúde pública, destacando a importância da EIP para o fortalecimento do SUS.
Objetivos Específicos:
1. Sensibilizar gestores e docentes sobre as contribuições da EIP na formação em saúde.
2. Analisar a percepção de coordenadores e egressos dos cursos, sobre a formação profissional dentro do enfoque da EIP.
3. Reforçar a importância do trabalho em rede, evidenciado pela capacidade de mobilização durante a pandemia de COVID-19.

Metodologia
Os cursos de especialização foram coordenados pela Secretaria Técnica e Executiva (STE) da RedEscola e desenvolvidos por 26 instituições formadoras, dentre Universidades e Escolas de Saúde Pública Estaduais e Municipais, integrantes da Rede contemplando todos os estados brasileiros em 31 turmas. Foram utilizadas metodologias ativas de ensino-aprendizagem, com foco na EIP e no trabalho colaborativo.
Por força do contingenciamento imposto pela pandemia de Covid-19, foram necessárias adaptações da modalidade presencial para remota, exigindo a preparação dos docentes e a apoio aos discentes para adequação à nova metodologia. A estrutura de governança contou com Coordenação Nacional com o suporte de STE RedEscola e com o apoio dos dirigentes das instituições envolvidas além de coordenadores locais e apoiadores pedagógicos.
A pesquisa realizada envolveu a coleta de dados quantitativos e qualitativos por meio de questionários aplicados a egressos e entrevistas com os coordenadores dos cursos, além de análise documental e observações diretas das práticas formativas.

Resultados e Discussão
A projeto resultou na formação de 1.068 sanitaristas, superando em 68% a meta inicial. A alta demanda por formação (4.238 inscrições) evidencia a necessidade de ampliar investimentos nessa área.
A pesquisa mostrou que a EIP foi fundamental no preparo dos profissionais para uma atuação eficaz durante a pandemia de COVID-19, destacando a importância de clareza nos papéis, liderança colaborativa e competência colaborativa. Entre os achados os coordenadores apontaram, a necessidade de formação docente como um caminho para superar a fragmentação dos currículos da área da saúde. Os egressos destacaram como pontos fortes a comunicação interprofissional, o funcionamento da equipe e a atenção centrada no paciente.
Duas publicações foram lançadas: "A Educação Interprofissional e o Trabalho Colaborativo no Enfrentamento da Pandemia da Covid-19", com pré-lançamento no Winterthur Interprofessional Global Symposium, em Zurique; "As Experiências da Prática em Educação Interprofissional na RedEscola: Compartilhando Lições e Aprendizados". Esta última envolve a participação de 89 autores que relatam suas experiências com o projeto. Além destas publicações, um relato foi aprovado para exposição oral no 1º congresso conjunto da Associação Latina de Análise de Sistemas de Saúde com Gestão e Engenharia de Sistemas Hospitalares em Liège. Estas iniciativas representam contribuições valiosas para o campo da saúde pública e buscam suprir uma lacuna de referências sobre a EIP no Brasil, se associando aos esforços de aprofundar os conhecimentos sobre a potência desta abordagem para a saúde. Esses recursos compartilham achados, olhares cruzados e evidências baseadas em pesquisas, mas também promovem uma cultura de aprendizado contínuo e melhoria da prática colaborativa em saúde.


Conclusões/Considerações finais
Os resultados demonstram que a formação em saúde pública com abordagem interprofissional é uma estratégia eficaz para fortalecer o SUS e melhorar a qualidade dos serviços de saúde. A experiência da RedEscola reforça a necessidade de aprofundamento e expansão dessa abordagem, considerando o usuário na centralidade da produção de serviços, trabalho em equipe e integralidade da atenção (Batista, 2022). O êxito dessa experiência sugere a concepção e implantação de políticas públicas capazes de apoiar programas que contemplem a educação interprofissional como propulsora das práticas colaborativas na saúde. Os incontestes avanços alcançados demonstram a potência da articulação do trabalho em rede e em parceria, e ao mesmo tempo evidenciam desafios que se referem principalmente à reorientação da formação e qualificação docente, a serem enfrentados para o aprofundamento da EIP para o trabalho colaborativo na saúde do Brasil

Referências
• Batista, N. A e Uchôa-Figueiredo, L. R Educação Interprofissional no Brasil: Formação e Pesquisa 2022
• Peduzzi, M. A educação interprofissional e o trabalho colaborativo no enfrentamento da pandemia da covid-19: trabalhadores e equipes de saúde no contexto de desigualdades. A educação interprofissional e o trabalho colaborativo no enfrentamento da pandemia da covid-19. Rio de Janeiro: Fiocruz, ENSP, RedEscola, 2021.
• Souza, R. M. P. S. A educação interprofissional e o trabalho colaborativo no enfrentamento da pandemia da covid-19. Rio de Janeiro: Fiocruz, ENSP, RedEscola, 2021.
• Souza, R. M. P. S.; Lima, A. M. As experiências da prática em Educação Interprofissional na RedEscola: Compartilhando lições e aprendizados. Rio de Janeiro: Fiocruz, ENSP, RedEscola, 2023.

Fonte(s) de financiamento: ENSP / Fiocruz


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