Comunicação Coordenada

04/11/2024 - 17:20 - 18:50
CC8.4 - Formação e Cuidado em Saúde Mental

48553 - ESTRATÉGIAS PARA A PROMOÇÃO À SAÚDE MENTAL E ATENÇÃO PSICOSSOCIAL NA UNIVERSIDADE
VICK BRITO OLIVEIRA - UFPE, BRUNA MARIA DE OLIVEIRA MELO - UFPE, HELONEIDA NEVES ROMÃO - UFPE, GERMANA BARROS RODRIGUES - UFPE, BRUNNA CARVALHO ALMEIDA GRANJA - UFPE


Contextualização
As demandas referentes à saúde mental destacaram-se no âmbito da Universidade, especialmente durante e após a pandemia da COVID-19 ganharam maior visibilidade diante dos sofrimentos mentais de discentes, professores e técnicos administrativos. Em conformidade com esse cenário, estratégias institucionais tornaram-se necessárias para construção de ambientes saudáveis e promotores de saúde na universidade para comunidade acadêmica, com claras diretrizes para a condução desse processo. Neste contexto, o debate em disputa se conforma diante da perspectiva de saúde a ser adotada, do papel na universidade como proponente de estratégias próprias para a saúde, desde a assistência à promoção, assim como qual perspectiva de saúde mental será o horizonte para o planejamento de ações diante dos altos índices de adoecimento mental dos atores da comunidade acadêmica. O presente relato de pesquisa, convida para o debate a necessidade da saúde coletiva ocupar tais espaços, especificamente o campo da saúde mental coletiva, para o fortalecimento de perspectivas sintonizadas com a promoção à saúde em contraponto à ênfase individualista e embasada no adoecimento.

Descrição da Experiência
Na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida (PROGEPE) propôs e liderou a organização de um Grupo de Trabalho sobre Saúde Mental (GT), em colaboração com diversos segmentos da comunidade acadêmica. A partir das discussões em grupo, dois direcionamentos foram acordados como estratégias para ampliação do debate da saúde mental no ambiente acadêmico, sendo eles: a) a implementação da Divisão de Promoção à Saúde Mental e Atenção Psicossocial (DSMAP) vinculada à Diretoria de Qualidade de Vida da PROGEPE e; b) a construção de uma Minuta da Política de Promoção à Saúde Mental e Atenção Psicossocial (PPSMAP) para Universidade. A DSMAP vem se configurando como um dispositivo que desenvolve ações no âmbito acadêmico, ancoradas na promoção à saúde mental, na defesa das práticas antimanicomiais, no acolhimento, na valorização dos saberes e na construção de redes articuladas ao território e às políticas sociais, assumindo também a coordenação da construção do texto da minuta PPSMAP, assim como, as articulações necessárias para o debate da proposta, dos seus princípios norteadores, e disseminando no contexto acadêmico a sensibilização de uma saúde mental para além da assistência especializada

Objetivo e período de Realização
Diante desse processo, o presente relato de experiência, destaca as atividades e perspectivas da Divisão de Promoção à Saúde Mental e Atenção Psicossocial na UFPE, atividades essas que foram iniciadas em 2021 e seguem sendo desenvolvidas até o presente ano.

Resultados
Das principais atividades realizadas pela DSMAP destacam-se as articulações com outras Instituições de Ensino Superior com o objetivo de reconhecer e fortalecer uma rede no âmbito da saúde mental na academia; a definição de um calendário de discussão para construção do texto da política com diversos setores da Universidade, dentre eles, os movimentos estudantis de graduação e pós-graduação; o tensionamento e a integração do debate com a Rede de Atenção Psicossocial dos municípios, especialmente nos territórios onde os campi se localizam, na defesa da potência da articulação intersetorial; e as articulações setoriais na própria universidade. Das experiências destaques cabe dar ênfase as seguintes: a entrega da proposta de texto da da PPSMAP em dezembro de 2023 à gestão universitária, a participação da DSMAP nas reuniões dos Fóruns Distritais de Saúde Mental do território, as atividades pedagógicas em formatos de cursos, oficinas e debates sobre promoção à saúde mental e atenção psicossocial, e o reconhecimento das atividades e estratégias existentes na universidade, na tentativa de conformação de uma rede solidária

Aprendizado e Análise Crítica
Nestes percursos são apontados aprendizados que remetem a defesa de avanços necessários, como: a) estratégias de articulação institucional da universidade com a rede de dispositivos sociais que conformam os territórios numa proposta de cuidado à comunidade acadêmica; b) ampliação do debate da saúde mental para além de uma abordagem direcionada ao adoecimento, integrando diversos saberes e fazeres, possibilitando um debate de responsabilidade compartilhada no ambiente acadêmico; c) a Universidade se configurar como ator político importante no tensionamento para um sistema de saúde fortalecido que garanta o acesso universal e avanços no âmbito da atenção psicossocial, e, d) entrelaçar o debate da saúde mental e atenção psicossocial entre as Universidades para repensar o ambiente acadêmico, seus disparadores de sofrimento, suas perspectivas do que é cuidado, e suas potencialidades, para assim, avançar coletivamente com garantias concretas direcionadas para a promoção da saúde mental e atenção psicossocial, com intervenções voltadas, especialmente, para os processos das determinações sociais da saúde.

Referências
GOMES, L.M.L.D.S.; LEITÃO, H.D.A.L.; SANTOS, K.M.C.; ZANOTTI, S.V. Saúde mental na universidade: ações e intervenções voltadas para os estudantes. Educação Revista [Internet]. 2023;39:e40310. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0102-469840310.
CORRÊA, R.P.; CASTRO, H.C.; FERREIRA, R.R.; ARAÚJO-JORGE, T.; STEPHENS, P.R.S. The perceptions of Brazilian postgraduate students about the impact of COVID-19 on their well-being and academic performance. International Journal of Educational Research Open, volume 3, 2022. DOI: 10.1016/j.ijedro.2022.100185. Epub 19 ago. 2022. PMID: 36032364; PMCID: PMC9391050.


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