06/11/2024 - 13:30 - 15:00 CC7.5 - Saúde digital na Atenção Primária à Saúde: potencialidades, desafios e perspectivas |
54208 - COMO SE ENSINA E SE APRENDE SAÚDE COLETIVA E A DIVULGAÇÃO DESSE CONHECIMENTO ATRAVÉS DE UMA RÁDIO COMUNITÁRIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA BÁRBARA MONIQUE ALVES DESIDÉRIO - UFRN, LARA MARIA ALVES DE CARVALHO - UFRN, GLÓRIA HELENA DA SILVA NÓBREGA FONSECA - UFRN, RAIANE NAIARA DE OLIVEIRA DANTAS - UFRN, SAMARA BARRETO DE OLIVEIRA - UFRN, ANA KALLINY DE SOUSA SEVERO - UFRN, DIMITRI TAURINO GUEDES - UFRN, ANNA CECÍLIA QUEIROZ DE MEDEIROS - UFRN
Contextualização Em tempos marcados por criatividade e inovações, veículos culturais como a rádio deixaram de ser vistos como uma mídia em declínio e se transformaram em exemplos de inovação. Falar de Saúde Coletiva pode aparentar algo múltiplo e fragmentado, ainda mais quando se trata de inovações na disseminação de informação para o campo da saúde. Sabe-se que a base da saúde se inicia através da educação, com a importância de refletir sobre as práticas de ensino e aprendizagem (SHULMAN, 2006). O repasse de conteúdos relevantes para a população tem se alargado com o progresso das tecnologias, facilitar o compartilhamento de saberes existentes dentro dos muros dos programas de pós-graduação para a comunidade tem se tornado um desafio frente às demandas do meio científico.
Descrição da Experiência Trata-se de um relato de experiência vivenciado por docentes e discentes da pós-graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, a partir de um programa da rádio criado pelo projeto de extensão Vozes da Saúde: Diálogos Coletivos trazendo suas experiências e reflexões sobre o tema.
Objetivo e período de Realização O objetivo deste programa é promover a reflexão sobre métodos de ensino em saúde pública, procurando contribuir para a melhoria da formação dos profissionais desta área. A campanha acontece durante todo o mês de maio, com transmissões semanais em rádios comunitárias.
Resultados Durante a experiência foi possível notar o interesse e a participação ativa da comunidade local nas discussões educativas em saúde pública. O público manifestou interesse em aprender mais sobre as práticas educativas e metodologias ativas utilizadas para formar profissionais de saúde e compreender a importância da educação interdisciplinar e continuada na região.
Aprendizado e Análise Crítica Emergiu desta experiência a importância da divulgação do conhecimento científico na promoção de uma educação em saúde pública de qualidade. A rádio comunitária tem provado ser uma forma eficaz de chegar às comunidades e divulgar informações relevantes para a formação de profissionais da área. Contudo, acreditamos que é necessário ampliar essas medidas e fortalecer as parcerias entre universidades e meios de comunicação locais para promover uma educação mais acessível e democrática. Em suma, a experiência da Rádio Comunitária nos enriquece e nos estimula a pensar em novas formas de divulgar e compartilhar o conhecimento científico na área da saúde coletiva, ajudando a formar profissionais para que estejam mais bem preparados e conscientes do seu papel na sociedade.
Referências SHULMAN, L. S. Pedagogies of Uncertainty. Liberal Education, v. 92, n. 2, 2006.
GADOTTI, M. Perspectivas e desafios da Educação Popular em Saúde. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, v. 12, n. 24, 2008.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.
MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2011.
Fonte(s) de financiamento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
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