50288 - INCLUSÃO SOCIAL NA ERA DIGITAL: CONSTRUÇÃO DE BIBLIOTECAS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM SOBRE ATENÇÃO À PESSOA COM DEFICIÊNCIA LARISSA DI LEO NOGUEIRA COSTA - UFMA, DOUGLAS MORAES CAMPOS - UFMA, FRANCENILDE SILVA DE SOUSA - UFMA, MIZRAIM NUNES MESQUITA - UFMA, KAROLINE CORRÊA TRINDADE - UFMA, LETICIA IANE DE HOLANDA RIBEIRO - UFMA, HELLEN MAYSA BELFORT SOUSA - UFMA, DEYSIANNE COSTA DAS CHAGAS - UFMA, ELZA BERNARDES MONIER - UFMA, PAOLA TRINDADE GARCIA - UFMA
Introdução e Contextualização As bibliotecas digitais representam uma categoria importante no contexto educacional, oferecendo uma vasta gama de materiais didáticos em formato digital. Esse acesso rápido e fácil ao conhecimento não apenas capacita os indivíduos a se tornarem mais autônomos e produtivos, mas também promove uma sociedade mais inclusiva e equitativa (ALFARESI; HONE, 2015, DILLENBURG; MESSERSCHMIDT, 2020).
As Pessoas com Deficiência necessitam de modalidades educativas acessíveis e equitativas. A inclusão digital surge como uma necessidade emergente para milhões de indivíduos que requerem uma abordagem educacional diferenciada, seja devido a barreiras sociais ou fisiológicas que os impossibilitam de se enquadrar no perfil tradicional de aluno. Assim, é essencial promover a utilização de bibliotecas virtuais disponíveis gratuitamente e acessíveis para que sejam utilizadas como uma ferramenta capacitadora e inclusiva, garantindo que todos os segmentos da sociedade, incluindo os mais marginalizados tenham acesso igualitário e justo à educação (DILLENBURG; MESSERSCHMIDT, 2020; SANTANA et al, 2021).
No intuito de facilitar o acesso a recursos educacionais que abordam a vida, os cuidados e a atenção à saúde da pessoa com deficiência, a UNA-SUS/UFMA, junto ao Ministério da Saúde, produziram os aplicativos de Bibliotecas Virtuais de Atenção à Pessoa com Deficiência.
Objetivo para confecção do produto O objetivo principal desta produção técnica consistiu na elaboração de um conjunto de Bibliotecas Virtuais voltadas para a população em geral, com foco na temática da Atenção à Pessoa com Deficiência. A proposta visou criar materiais de fácil compreensão e acesso, buscando tornar informações sobre esse tema mais simples e acessíveis a todos.
Metodologia e processo de produção As Bibliotecas Virtuais de Atenção à Pessoa com Deficiência surgiram em um projeto educacional da parceria entre a UNA-SUS/UFMA e a Coordenação Geral de Saúde da Pessoa com Deficiência do Ministério da Saúde. A produção ocorreu entre agosto de 2022 e dezembro de 2023.
A primeira etapa para o desenvolvimento desses aplicativos envolveu o planejamento dos recursos educacionais. Essa fase foi sistematizada por meio de uma planilha que identificou as informações específicas dos recursos de cada biblioteca. Na segunda etapa, ocorreu a seleção das imagens para a capa dos recursos disponíveis na biblioteca. Na terceira e quarta etapas, ocorreu a validação das representações gráficas dos recursos, bem como a validação dos dados preenchidos na planilha inicial. A quinta etapa marcou o trabalho de programação das bibliotecas pela equipe de Tecnologia da Informação (TI). Nessa fase, os recursos foram alocados em repositório próprio interno e vinculados por meio de link às bibliotecas.
Para tanto, foi necessário criar um banco de dados específico para a biblioteca, desenvolver versões dos aplicativos e conduzir testes de navegação para garantir a eficácia e a usabilidade do sistema.
Resultados Foram elaborados 96 recursos educativos com recursos de acessibilidade inseridos em três bibliotecas virtuais, disponibilizadas nas lojas de aplicativos da Android e IOS. A Biblioteca Virtual Atenção à Pessoa com Deficiência I abordou os temas de Transtorno do Espectro do Autismo, Síndrome de Down e Pessoa Idosa com Deficiência. É composta por 10 Vídeos cortes de webnários e 7 Vídeos com cenas e narração, 10 PDFs (7 Folders e 3 Cartilhas) e 5 Podcasts.
A Biblioteca Virtual Atenção à Pessoa com Deficiência II abordou as temáticas de Pessoa Amputada; Órteses, Próteses e Meios Auxiliares de Locomoção; Saúde das Mulheres com Deficiência, Saúde Bucal da Pessoa com Deficiência, Reabilitação pós-AVE (Acidente Vascular Encefálico), Pessoa com Traumatismo Crânioencefálico e Pessoa com Paralisia Cerebral. É composta por 7 Vídeos cortes de webnários e 5 Vídeo com cenas e narração, 7 Podcasts, 15 PDFs (sendo 8 Folders e 7 Cartilhas).
A Biblioteca Virtual Atenção à Pessoa com Deficiência III abordou temas sobre Pessoa com Lesão Medular, Poliomielite e Síndrome Pós-Poliomelite, Estimulação precoce - 0 a 3 anos com atraso, Pessoa com Estomia, Identificação Precoce - TAN e TON e Reabilitação Visual. É composta por 2 Vídeos cortes de webnários , 8 Vídeos com cenas e narração, 18 PDFs (sendo 13 Folders e 5 Cartilhas) e 2 Podcasts.
Análise crítica e impactos sociais do produto Um dos desafios encontrados nessa produção foi a necessidade de adaptar conteúdos originalmente elaborados para profissionais da saúde, o que exigiu a intervenção de designers instrucionais para realizar as devidas adaptações pedagógicas. Além disso, uma limitação importante é que ainda não testamos esse produto com uma amostra do público-alvo, o que nos impede de identificar os principais pontos de aprimoramento.
Apesar dos desafios e limitações, construir as bibliotecas virtuais inclusivas significa dar um passo a mais na inserção da pessoa com deficiência na sociedade. Essa inclusão busca não apenas garantir direitos iguais para todos, mas também reconhecer e celebrar a diversidade como uma força enriquecedora para toda a comunidade.
As Bibliotecas Virtuais de Atenção à Pessoa com Deficiência foram concebidas com o propósito de promover a conscientização e a educação sobre as diversas formas de deficiência. Seu objetivo primordial é combater estigmas e preconceitos, ao mesmo tempo em que fomenta a construção de uma cultura mais inclusiva e acolhedora. A ferramenta visa ampliar o conhecimento e compartilhar informações atualizadas e de qualidade sobre o tema, abrangendo desde estratégias para o diagnóstico correto até orientações para promoção da autonomia e do bem-estar das pessoas com deficiência.
Referências ALFARESI, S. H.; HONE, K. The intention to use mobile digital library technology: afocus group study in the united arab emirates. International Journal of Mobile Human Computer Interaction (IJMHCI), IGI Global, v. 7, n. 2, p. 23–42, 2015.
DILLENBURG, A. I.; MESSERSCHMIDT, D. W. Inclusão da pessoa com deficiência no ensino a distância sob a ótica dos documentos legais / Inclusion of people with disabilities in distance learning from the perspective of legal documents. Brazilian Journal of Development, [S. l.], v. 6, n. 6, p. 37250–37262, 2020.
SANTANA, Aline Canuto de Abreu; PINTO, Elisângela Alves; MEIRELES, Maria Lucia Bezerra; OLIVEIRA, Mariele de; MUNHOZ, Renata Ferreira; GUERRA, Rosane Saraiva. EDUCAÇÃO & TDIC´S DEMOCRATIZAÇÃO, INCLUSÃO DIGITAL E O EXERCÍCIO PLENO DA CIDADANIA. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, [S. l.], v. 7, n. 10, p. 2084–2106, 2021.
Fonte(s) de financiamento: Sem fonte de financiamento
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