05/11/2024 - 08:30 - 10:00 CC7.2 - Saúde Digital: política, financiamento, controle e gestão |
51454 - USO DE BUSINESS INTELLIGENCE PARA ELABORAÇÃO DE PAINEL ELETRÔNICO DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DA PROGRAMAÇÃO ANUAL DE SAÚDE DANIELLA SILVA PEREIRA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS), JOSÉ AUGUSTO DE JESUS FILHO - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE SÃO CRISTÓVÃO
Introdução e Contextualização A anualização das ações configura-se enquanto uma importante estratégia de gestão do Sistema Único de Saúde de maneira planejada e sustentável, sendo uma etapa primordial e necessária à efetivação dos objetivos da gestão pública, expressados no Plano de Saúde. O monitoramento e avaliação da Programação Anual de Saúde (PAS) são normatizados e deve ser entregue em formato de Relatórios Detalhados do Quadrimestre Anterior e Anual de Gestão, todavia, é um processo analógico que limita a visualização do alcance de metas e execução das ações, e a consequência disso é o distanciamento entre as ações executadas e planejadas pela gestão, tornando a PAS um instrumento que não reflete a produção de saúde dos trabalhadores. Para resolver essa problemática, é necessário que sejam adotadas estratégias de promoção da cultura de planejamento, associado a instrumentos que facilitem esse processo. As ferramentas de Business Intelligence por sua vez permite a coleta, o tratamento e apresentação desses relatórios de maneira dinâmica e rápida, e por isso foi adotada como uma estratégia para facilitar o monitoramento de indicadores e alcance de metas em tempo real.
Objetivo para confecção do produto A experiência teve como objetivo desenvolver um painel eletrônico como um instrumento de monitoramento, avaliação e da Programação Anual de Saúde. E foi realizada na Secretaria Municipal de Saúde de um município do Nordeste Brasileiro, no período de novembro de 2023 a fevereiro de 2024.
Metodologia e processo de produção A construção do Painel Eletrônico se deu em quatro etapas sendo: (1) coleta contínua dos dados ações, indicadores e metas são e inseridos numa planilha eletrônica da ferramenta de gerenciamento de projetos o Microsoft Project que permite o estabelecimento de cronogramas, e gerar relatórios com a porcentagem de ações executadas por diretriz, (2) elaboração de uma planilha na ferramenta de planilhas eletrônicas do Google, onde são inseridos os indicadores, as metas e o percentual de ações aferidos no MS Project (4) migração automática dos dados para a ferramenta de Business Intelligence (Power BI) da Microsoft e o desenho dos Dashboards apresentando-se a informação em gráficos, quadros, histogramas. Para a execução das etapas, foi utilizada a programação anual de saúde de um município do interior do estado de Sergipe.
Resultados A avaliação qualitativa associada ao Painel Eletrônico do BI, permitiu a identificação de dificuldades enfrentadas pela equipe gestora na execução PAS, no ano de 2023, do município onde foi elaborada a experiência, além de facilitar a visualização do alcance das metas e cumprimento de ações propostas, permitindo um maior engajamento dos atores no processo de planejamento, execução, monitoramento e avaliação. Ao longo do ano analisado, foram cumpridas 63% (389) das ações propostas (615), e 37% (233) não foram executadas. No que diz respeito ao alcance das metas pactuadas anualmente, a equipe alcançou completamente 129 metas, 26 metas tiveram um alcance médio de 76%, e 42 metas permaneceram zeradas. Além disso, foram identificadas diretrizes completamente alcançadas, e outras com os piores índices, acredita-se que haja uma relação com a inexistência de responsável em conduzir tais diretrizes, demonstrando fragilidades da estrutura organizativa, bem como na etapa de análise de viabilidade ao propor diretrizes, metas e ações de difícil alcance. Mas também, a utilização do BI associado a reuniões colegiadas periódicas para apresentação dos resultados da PAS permitiu o redirecionamento constante das ações em execução, a partir de uma análise crítica e reflexiva sobre as potencialidades e limitações em cumpri-las.
Análise crítica e impactos sociais do produto A existência de ferramentas de gestão por si só não possuem a capacidade de instituir uma cultura de planejamento no SUS, portanto o Painel eletrônico não tem a pretensão de resolver magicamente problemas crônicos, mas sim de maneira complementar aos instrumentos Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior e Anual de Gestão associados a estratégias de educação permanente, e ao colegiado gestor, o Painel apresenta-se como um potencial de promover transformações nas práticas gestoras, por meio do estímulo desses sujeitos no planejamento; do redirecionamento de tomadas de decisão; e da promoção de reflexão sobre o processo de trabalho, de modo a diminuir a distância entre o que se planeja e o que se executa no cotidiano da gestão do SUS. Por fim, o desenvolvimento deste trabalho só foi possível a partir da integração de saberes da informática aos saberes de saúde, evidenciando-se a importância desse campo de atuação para o aprimoramento do setor saúde.
Referências VARELA, Renata et al. Sistema de Monitoramento Estratégico para a Gestão em Saúde. Journal of Health Informatics, v. 11, n. 2, 2019.
FARIA, Marcia. Como elaborar o Plano Municipal de Saúde e a Programação Anual de Saúde [Instrumentos de Gestão e Planejamento]. 2016.
Fonte(s) de financiamento: Não houve
|
|