Comunicação Coordenada

05/11/2024 - 08:30 - 10:00
CC7.2 - Saúde Digital: política, financiamento, controle e gestão

50649 - AUDITORIA INTERNA COMO FERRAMENTA DE MELHORIA DOS PROCESSOS DE REGISTRO E FATURAMENTO DE PROCEDIMENTOS AMBULATORIAIS EM UM HOSPITAL PÚBLICO
GRACYELLE ALVES REMIGIO MOREIRA - EMPRESA BRASILEIRA DE SERVIÇOS HOSPITALARES – EBSERH, JULIANA MARIA CAVALCANTE TEIXEIRA ALVES - EMPRESA BRASILEIRA DE SERVIÇOS HOSPITALARES – EBSERH, ANA CAROLINA DA SILVA BEZERRA - EMPRESA BRASILEIRA DE SERVIÇOS HOSPITALARES – EBSERH, LUANA SORIANO MOTA - EMPRESA BRASILEIRA DE SERVIÇOS HOSPITALARES – EBSERH, MANUELLA COELHO LIMA - EMPRESA BRASILEIRA DE SERVIÇOS HOSPITALARES – EBSERH, MARIA FABIANA DE SENA NERI - EMPRESA BRASILEIRA DE SERVIÇOS HOSPITALARES – EBSERH, CLECIA REIJANE LUCAS DE OLIVEIRA BOECKER - EMPRESA BRASILEIRA DE SERVIÇOS HOSPITALARES – EBSERH, CRISTIANE RIBEIRO DOS SANTOS FARIAS - EMPRESA BRASILEIRA DE SERVIÇOS HOSPITALARES – EBSERH, FRANCISCA EDLA SANTOS LEITE GURGEL - EMPRESA BRASILEIRA DE SERVIÇOS HOSPITALARES – EBSERH, JANAIANA LEMOS UCHOA - EMPRESA BRASILEIRA DE SERVIÇOS HOSPITALARES – EBSERH


Contextualização
A auditoria, na área da saúde, é reconhecida como ferramenta de gestão e envolve um processo sistemático que analisa as ações de pessoas e instituições, visando a otimização da gestão administrativa através da verificação e controle de processos e resultados (SANTOS, ESLABÃO, 2019).
A auditoria tornou-se fundamental com a criação do Sistema Único de Saúde (SUS), buscando garantir o cumprimento e verificação de parâmetros de cuidado relacionados ao acesso aos serviços, à universalização da assistência e à qualidade das ações (BRASIL, 2011; TAJARA et al., 2014).
No âmbito dos hospitais públicos, a auditoria interna tem recebido destaque, sendo utilizada como uma ferramenta de controle de utilização dos serviços e entendida como um processo educativo capaz de subsidiar o planejamento e as práticas assistenciais. As atividades de auditoria também regulam os custos da assistência, objetivando determinar se as ações estão de acordo com as estratégias planejadas e com a legislação vigente.
Assim, a auditoria no SUS tem papel relevante, já que possibilita o apoio à gestão por meio do levantamento de necessidades, identificação de não conformidades, elaboração de recomendações e identificação dos destinatários para a correção ou adequação de cada um dos pontos verificados (BRASIL, 2011), contribuindo também para a melhoria do desempenho de indicadores e o faturamento hospitalar.


Descrição da Experiência
Trata-se de um relato de experiência do percurso trilhado pela equipe de auditoria de contas hospitalares na realização de uma auditoria nos serviços ambulatoriais, com foco nos registros e faturamento dos procedimentos, em um hospital público federal no Ceará. A instituição é de nível terciário. Oferta serviços de 39 especialidades médicas, além dos serviços da equipe multiprofissional e de apoio diagnóstico e terapêutico.
Com vistas a aprimorar os registros e as cobranças dos procedimentos ambulatoriais, visando à otimização de recursos financeiros e a sustentabilidade do hospital; houve a necessidade de se instituir essa auditoria.
Os ambulatórios selecionais foram doenças raras, transplante hepático, transplante renal e transplante de medula óssea. Esses serviços foram priorizados em virtude de produzirem procedimentos financiados por recursos relacionados ao Fundo de Ações Estratégicas e Compensação (FAEC).
A implementação da auditoria foi guiada por checklist padronizado e seguiu as etapas: a. Planejamento das atividades (consulta das portarias vigentes, metas contratualizadas, produção, definição de cronograma); b. Auditoria in loco (levantamento dos procedimentos realizados, formas e instrumentos de registros); c. Análise dos dados (confrontação dos dados colhidos com as normativas vigentes); d. Produção de relatório e recomendações a partir dos achados da auditoria.


Objetivo e período de Realização
Objetiva-se neste trabalho relatar a experiência de uma equipe de auditoria interna na realização de uma auditoria em serviços ambulatoriais, com foco nos registros e faturamento dos procedimentos, em um hospital público federal no estado do Ceará.
As atividades da experiência foram realizadas no período de março a julho de 2022.

Resultados
O desenvolvimento das etapas da auditoria permitiu se obter o diagnóstico situacional dos ambulatórios, relacionado aos registros e ao faturamento dos procedimentos. Foram identificadas dificuldades como o subregistro de alguns procedimentos, desconhecimento por parte dos profissionais acerca dos procedimentos contemplados na Tabela do SUS e dos instrumentos de registros.
Os relatórios gerados foram apresentados para os gestores da instituição e para os chefes de serviços. Nesse momento, foi sinalizado as potencialidades e dificuldades evidenciadas, bem como as recomendações para a melhoria do desempenho de indicadores e do faturamento. Após a divulgação dos resultados da auditoria, também foram ofertados treinamentos e orientações para as equipes assistenciais com vista à adequação dos processos.
Essa auditoria resultou no aprimoramento e aumento dos registros e, consequentemente, no faturamento ambulatorial. Na área das doenças raras, por exemplo, constatou-se significativo aumento dos registros, representado por 112% em julho/22 e 356% em outubro/22, quando comparados a março/22, mês de início das atividades de auditoria.

Aprendizado e Análise Crítica
Os resultados do estudo demonstraram que a auditoria interna se constitui uma importante ferramenta de gestão, que proporciona melhoria de processos, ajustes e/ou transformações de acordo com a necessidade institucional ou setorial.
Os auditores internos, além de checarem o cumprimento das normas institucionais e legislativas, também desenvolveram um papel fundamental de educador e facilitador no processo de aprendizagem e de mudança de cultura institucional. Bem como, cabe destacar, a atuação e o empenho dos gestores e profissionais na busca por atender as recomendações da auditoria e serem agentes de transformação de práticas.
Com isso, percebe-se a relevância da implementação de processos de auditoria interna para impulsionar a qualificação de ações e serviços por meio de mudanças no processo de trabalho das equipes.
Diante do exposto, ratifica-se a auditoria como meio de fortalecimento da gestão pública e da qualificação do SUS, uma vez que as práticas de auditoria favorecem a problematização do que pode ser melhorado e modificado, contribuindo para o planejamento e aperfeiçoamento das ações de saúde.


Referências
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e gestão Participativa. Sistema Nacional de auditoria. Auditoria do SUS: orientações básicas. Brasília: Ministério da Saúde; 2011.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. Departamento Nacional de Auditoria do SUS. Auditoria nas assistências ambulatorial e hospitalar no SUS: Orientações técnicas. Brasília: Ministério da Saúde; 2016.
SANTOS, E. O.; ESLABÃO, A. D. Práticas de auditoria no Sistema Único de Saúde: uma revisão integrativa. Rev Fund Care Online, v. 11, n. 3, p. 792-800, 2019.
TAJARA, F. S. et al. Análise da produção em auditoria e saúde pública a partir da base de dados da Biblioteca Virtual da Saúde. Saúde debate, v. 38, n. 100, p. 157-169, 2014.

Fonte(s) de financiamento: Não se aplica.


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