53610 - IMPLEMENTAÇÃO DA CABINE DE TELESSAÚDE EM COMUNIDADE DE UM MUNICÍPIO DO ALTO TIETÊ PRISCILA PATRICIA DA SILVA - UFMT, CASSIA MARIA CARACO PALOS - UFMT, KARINE WLASENKO NICOLAU - UFMT, MARCO AKERMAN - USP, CLAUDINÉIA VIEIRA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE FERRAZ DE VASCONCELOS-SP, LARISSA DE ALMEIDA ALVES TESSUTO - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE FERRAZ DE VASCONCELOS-SP, MANOEL ROMERO VIEIRA LIMA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE FERRAZ DE VASCONCELOS-SP, CLÉCIO FRANCISCO GONÇALVES - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE FERRAZ DE VASCONCELOS-SP
Contextualização As inovações tecnológicas nos serviços de saúde têm se apresentado como ferramentas essenciais na melhoria dos atendimentos a população. A telessaúde não é uma tecnologia nova, vêm conquistando seu espaço no campo da medicina, permitindo a prática nas situações em que a distância é um fator crítico. A cobertura da Atenção Básica à Saúde (ABS) é uma preocupação, pois muitas pessoas ainda não têm acesso à saúde. Em dezembro de 2023, o estado de São Paulo registrou a cobertura da APS de 67,7% e o município de Ferraz de Vasconcelos 51,8% de cobertura. A cidade de Ferraz de Vasconcelos está localizada na zona leste de São Paulo, com população estimada, em 2023, de 179.205 habitantes. Possui invasões com presença de 77 áreas de comunidades, representando 26% da população total. A rede municipal de saúde possui 13 Unidades Básicas de Saúde (UBS), distribuídas em 21 equipes de Estratégia da Saúde da Família (ESF); 20 equipes de Atenção Primária e 202 Agentes Comunitários de Saúde (ACS). A cabine de telessaúde foi inaugurada em 15/08/2022, localizada na Comunidade dos Sonhos, área de abrangência da UBS São Lázaro, referência de serviços de saúde de atenção primária, sobretudo, interlocutora da continuidade/suporte para os atendimentos remotos de saúde a população local.
Descrição da Experiência A experiência relatada à implementação de uma cabine tecnológica, resultado da parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Ferraz de Vasconcelos com o Grupo Fleury S.A. e a ONG Gerando Falcões. A unidade móvel de saúde é conectada a um aparelho chamado TytoCare, que permite ao médico a ausculta cardíaca, pulmonar, avaliação da garganta e ouvido, ouvir sons estomacais e gastrointestinais, verificação das imagens de pele, temperatura corporal e frequência cardíaca à distância e em tempo real. As pessoas tiveram acesso à cabine por meio da divulgação realizada pelos ACS da UBS São Lázaro, que as/os estimularam à participação/utilização do dispositivo tecnológico. O relato dessa experiência baseou-se em dados secundários, obtidos pelos registros dos atendimentos de telessaúde; e foram sistematizados pelo sistema de informação local CMDPró for Health, um sistema de informações de saúde gerenciado pela SMS. As informações constantes neste relato de experiência foram produzidas com autorização da gestão da SMS local, atendendo à apreciação ética para sua utilização.
Objetivo e período de Realização Publicizar uma experiência inovadora no atendimento à saúde da população de uma comunidade com dificuldades de ser atendida presencialmente, em uma área com alto índice de vulnerabilidade social e de saúde. A experiência relatada ocorreu no período de agosto de 2022 a dezembro de 2023.
Resultados Foram agendadas 793 consultas, reguladas pela UBS São Lázaro, com absenteísmo de apenas 3,2% para a cabine de telessaúde. Observou-se a prevalência de atendimentos de jovens na faixa etária de 20 a 39 anos predominantemente mulheres. Os atendimentos com maior destaque foram os relacionados às doenças respiratórias e hipertensão, seguido de parasitose intestinal e distúrbios intestinais (diarreia), comum em área limitante de saneamento básico. As variáveis clínicas foram aconselhamento sobre contracepção e solicitação Teste Rápido (TR) para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), revelando a preocupação clínica no planejamento sexual das/os adolescentes. Rastreou-se a saúde de crianças na faixa etária de 1 a 11 anos, com exames de rotinas relacionados com as fragilidades das condições de saúde dessa faixa etária. O atendimento pelo telessaúde possibilitou às/aos usuárias/os receber prescrições de medicamentos e exames laboratoriais com certificação digital, validados e retirados posteriormente na UBS. A continuidade do cuidado em saúde se concretizou no formato presencial com orientações em saúde, dispensação de medicamentos, entre outros.
Aprendizado e Análise Crítica A implementação do telessaúde, um dispositivo tecnológico adaptado à realidade social do território, necessita ser aperfeiçoado e legitimado pela comunidade. O primeiro contato, presencial, não deve ser dispensado e o dispositivo deve ser utilizado para maximizar a oferta dos serviços de saúde. Isso significa considerar e refletir sobre a ABS, especialmente a atenção ao primeiro contato, a longitudinalidade e a competência cultural, nos termos de Barbara Starfield (2002). A proposta do telessaúde deve fortalecer esses atributos. As experiências resultantes da incorporação da cabine tecnológica do telessaúde pode favorecer a reflexão crítica sobre a importância da implementação de ações de promoção de saúde nas comunidades, pautada na determinação social do processo saúde-doença, para a qual o acesso aos serviços de saúde se apresenta como um de seus determinantes.
Referências STARFIELD, Barbara. Atenção primária: equilíbrio entre necessidades de saúde, serviços e tecnologia. Brasília: UNESCO, Ministério da Saúde; 2002.
Fonte(s) de financiamento: Grupo Fleury S.A. e a ONG Gerando Falcões.
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