Comunicação Coordenada

06/11/2024 - 13:30 - 15:00
CC4.11 - Ferramentas de apoio que contribuem para as RAS

54247 - ROLE-PLAY COMO ESTRATÉGIA POTENCIAL NO DESENVOLVIMENTO DE UMA COMUNICAÇÃO EFICAZ NAS UNIDADES DE SAÚDE.
ANTONIO HELTON CAVALCANTE LIMA JUNIOR - UFC, CARLOS ROMUALDO DE CARVALHO E ARAUJO - UVA, QUITERIA LARISSA TEODORO FARIAS - UVA, SUÊNIA ÉVELYN SIMPLÍCIO TEIXEIRA - UVA, ROBSON DA COSTA ALMEIDA - UNINTA, MARIA DANIELLE ALVES DO NASCIMENTO - UNINTA


Contextualização
O processo de comunicação é composto por modelos verbais e modelos não verbais. O verbal se atribui a escrita e a linguagem. Já o não verbal refere-se a expressões, gestos, olhares e a postura perante o outro e aos objetos que o rodeiam. A comunicação é tudo que pode ser empregado pelos indivíduos, levando-os a atribuição de sentido (Castro, 2023). Desta forma mostra-se a necessidade do melhor desenvolvimento da comunicação nos ambientes de trabalho, pois é através do vínculo instituído através da comunicação que se fortalece a confiança entre usuários e equipes de saúde para tal são necessários novos arranjos que contemplem a comunicação transversal, intra/entre as equipes e fundamentalmente novas posturas relacionais que permitam a escuta do outro e de si mesmo, a capacidade para lidar com a expressão de problemas sociais e subjetivos dos colegas e dos usuários e a crítica para identificar condutas meramente automatizadas (Brasil, 2013).

Descrição da Experiência
A presente pesquisa se apresenta como um relato de experiência vivenciada através do contato de analistas com a realidade de um município do interior do Ceará. Sendo identificados falhas nos processos de condução, orientações e respostas dadas aos pacientes por profissionais. Mediante a isso viu-se a necessidade de uma intervenção junto as unidades de saúde do município. Realizada então uma reunião com a temática acerca da comunicação efetiva e sua necessidade no ambiente de trabalho, durante a realização da educação permanente foi aplicado a metodologia role-play que nada mais é do que uma encenação acerca de determinado tema.

Objetivo e período de Realização
Esta pesquisa tem com objetivo relatar a experiência na aplicação da metodologia role-play aos recepcionistas das unidades de saúde em um Município da região norte do Ceará, para o melhora no desenvolvimento da comunicação transversal, entre equipe e paciente.

Resultados
Para a aplicação do role-play utilizou-se dois profissionais realizando o papel da recepcionista e de um usuário recém-chegado ao território em busca de informações. Mediante a isso, notou-se o desenvolvimento de senso crítico imediato por parte dos profissionais que identificaram falhas, atitudes rudes e informações desencontradas na encenação. Com isso houve uma adesão maior e envolvimento dos participais, após o momento de role-play, reconheceram assim pontos de vulnerabilidades nas suas falas e condutas diárias. Desta forma foi possível traçar estratégias para melhora da comunicação dentro dos ambientes, fez com que os mesmos se comprometessem em alinhar suas falas e condutas mediante o que foi exposto.

Aprendizado e Análise Crítica
Notou-se que a aplicação de ferramentas e metodologias ativas apresentam uma maior adesão por parte dos participantes. A metodologia role-play foi uma ferramenta eficaz no processo de desenvolvimento da comunicação efetiva no território, surtindo efeito instantâneo. Tendo a população reconhecido a melhora nos direcionamentos nas unidades de saúde, tendo elogios sendo tecidos por parte da população de maneira recorrente. Portanto, o momento foi de grande valia para os profissionais envolvidos resultando um atendimento de qualidade prestado no município fortalecendo assim a politica de humanização.

Referências
BROCA, P. V.; FERREIRA, M. DE A.. Processo de comunicação na equipe de enfermagem. Escola Anna Nery, v. 19, n. 3, p. 467–474, jul. 2015.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Humanização - PNH. Brasília: Ed. Ministério da Saúde, 2013c.


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