50664 - SEGURANÇA DO PACIENTE PEDIÁTRICO NA ATENÇÃO HOSPITALAR: O PAPEL DOS ACOMPANHANTES KLEIZE ARAÚJO DE OLIVEIRA SOUZA - UEFS, DIANA CARDEAL DO NASCIMENTO - UEFS, ERICKA SANTANA BORGES SANTOS - UEFS, MICAELA SANTA ROSA DA SILVA - UEFS, RAQUEL VIEIRA FARIAS - UEFS, SARA DANIELE DE ARAUJO NOGUEIRA - UEFS, VIVIAN RANYELLE SOARES DE ALMEIDA - UEFS
Contextualização A Segurança do Paciente (SP) é uma importante questão de saúde pública e é discutida de forma ampla no cenário atual. Entende-se por SP a redução, a um mínimo aceitável, do risco de dano desnecessário associado ao cuidado à saúde (Anvisa, 2021).
O ambiente hospitalar é um lugar propício para acontecer danos ou eventos adversos decorrentes da assistência. No caso da pediatria, por ser uma área da saúde que necessita de uma atenção minuciosa, necessita de um olhar voltado para o cuidado seguro, visando a prevenção da ocorrência de eventos adversos (Galvão et al., 2020).
Para minimizar esses eventos, o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), propõe protocolos para prevenir e reduzir a ocorrência de incidentes nos serviços de saúde. Essas ações estão baseadas nas seguintes metas: prática de higiene das mãos, segurança no uso de medicamentos, identificação dos pacientes, prevenção de quedas e lesões por pressão e cirurgia segura (Anvisa, 2016).
Um dos eixos desse programa é o “Paciente pela segurança do paciente”, visto que a participação destes e dos acompanhantes durante o processo de hospitalização tem sido importante no incremento da SP (Oliveira et al., 2021).
Sendo assim, encorajar a participação dos acompanhantes, através da educação em saúde, tem favorecido a coprodução do cuidado seguro entre aqueles e os profissionais de saúde no âmbito hospitalar.
Descrição da Experiência Trata-se de um estudo de caráter descritivo, do tipo relato de experiência, realizado por estudantes de Enfermagem de uma universidade pública, em um hospital pediátrico na Bahia.
Após o levantamento do problema, juntamente com o Núcleo de Educação Permanente, foi elaborado um plano de ação de educação em saúde para os acompanhantes de crianças internadas na Clínica Cirúrgica, Clínica Médica, Sala de Observação e Emergência. Posteriormente, foram realizadas pesquisas sobre o tema para a elaboração do material didático, compartilhado com as enfermeiras coordenadoras dos setores referidos e com a equipe de design gráfico do hospital.
Durante as ações, foi utilizada uma cartilha ilustrativa que apresentava as seis metas de SP, sendo elas: pulseira de identificação, comunicação com a equipe, administração de medicamentos, cirurgia segura, controle de infecções, redução de riscos de queda e lesões por pressão.
A cartilha foi elaborada de forma didática, com alusão a um embarque em uma viagem de cuidado seguro. Assim, além da explicação das metas, foi apresentado um checklist para o acompanhante verificar se a “sua criança” estaria cumprindo todas as metas, para embarcar em uma viagem para o cuidado seguro.
A apresentação da cartilha foi feita à beira leito durante as visitas aos pacientes, através de rodas de conversas, sendo que 102 pessoas participaram das ações realizadas
Objetivo e período de Realização Esse trabalho tem por objetivo relatar a experiência de estudantes de Enfermagem sobre a inclusão dos acompanhantes nas ações que visam promover a segurança do paciente em um hospital pediátrico público na Bahia. A experiência vivenciada aconteceu no período de março a junho de 2022.
Resultados Em relação à meta de identificação, muitos não sabiam da importância do uso da pulseira, informando que os mesmos retiravam por receio de machucar a criança ou que os próprios funcionários retiravam para realizarem procedimentos.
Quanto à comunicação, alguns se sentiam receosos em esclarecer dúvidas e serem mal interpretados.
Sobre a administração de medicamentos, a maioria relatou sentir segurança na equipe, diante das informações prestadas.
Quanto à cirurgia segura, foi percebido que a equipe dá as devidas orientações para os acompanhantes sobre os procedimentos cirúrgicos, fazendo com que se sintam seguros.
Foi observado, durante as ações, que os acompanhantes e os pacientes circulavam nas enfermarias de outras crianças internadas e que algumas delas ficavam brincando no mesmo leito, mesmo sendo orientadas pela equipe sobre o risco de infecção cruzada no setor.
Os cuidados para prevenção de quedas estavam sendo negligenciados pelos próprios acompanhantes ao deixarem as grades dos leitos abaixadas.
Após as ações educativas realizadas, foram percebidas mudanças nos comportamentos dos acompanhantes com relação a SP, com destaque para identificação do paciente e prevenção de quedas.
Aprendizado e Análise Crítica Diante do exposto, compreende-se que a SP é um elemento fundamental em qualquer âmbito da saúde e, quando se trata da assistência pediátrica, se torna ainda mais necessária mediante as peculiaridades da assistência a este público. Nesta perspectiva, é essencial que os profissionais de saúde, juntamente com os acompanhantes responsáveis, atuem visando garantir o seguimento das metas trabalhadas.
Uma forma de envolver a participação da família no cuidado à saúde da criança é através da educação em saúde no ambiente hospitalar, assim, o processo educativo de construção de conhecimento possibilita à população um maior empoderamento, contribuindo com o fortalecimento da autonomia no cuidado e com o desenvolvimento de um ser reflexivo, capaz de propor e opinar nas deliberações acerca da sua saúde e a da sua família.
Vale salientar que o projeto “Paciente pela Segurança do Paciente” continuará sendo desenvolvido pelo Núcleo de Educação Permanente da instituição. Além disso, todas coordenadoras de enfermagem dos setores assistenciais estão cientes do projeto e da importância em promover ações de educação em saúde, além de implementação de estratégias que contribuam para o exercício positivo das ações com vistas à promoção da segurança dos pacientes.
Referências AGÊNCIA NACIONAL DE VIGIL NCIA SANITÁRIA (ANVISA). Implantação do Núcleo de Segurança do Paciente em Serviços de Saúde – Série Segurança do Paciente e Qualidade em Serviços de Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Brasília: ANVISA, 2016.
AGÊNCIA NACIONAL DE VIGIL NCIA SANITÁRIA (ANVISA). Plano Integrado para a Gestão Sanitária da Segurança do Paciente em Serviços de Saúde 2021-2025. Brasília: ANVISA, 2021.
GALVÃO, V. T. L. S. et al., Permanent education to promote pediatric patient safety: an integrative review. Research, Society and Development, v. 9, n. 7, p. 1-15, 2020.
OLIVEIRA, T. G. P. de et al. Envolvimento dos acompanhantes na segurança do paciente em unidades pediátricas e neonatais: revisão de escopo. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 75, 2022.
Fonte(s) de financiamento: Universidade Estadual de Feira de Santana-BA. Impressão das cartilhas.
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