Comunicação Coordenada

05/11/2024 - 13:30 - 15:00
CC4.7 - Rede de Atenção à Saúde do Idoso

52005 - POLÍTICA DE ATENÇÃO À PESSOA COM DOENÇA DE ALZHEIMER E OUTRAS DEMÊNCIAS NO ESTADO DO CEARÁ
RAQUEL PESSOA DE CARVALHO - SESA, CAMILA MENDES DOS SANTOS - SESA, LUCIENE ALICE DA SILVA - SESA, ISABELLA COSTA MARTINS - SESA, THALITA HELENA CHRISTIAN OLIVEIRA - SESA


Introdução e Contextualização
Demência é um termo geral que reflete perda de habilidades cognitivas que obrigatoriamente interfiram nas tarefas cotidianas, como o trabalho ou atividades que o indivíduo estava acostumado a realizar (Alzheimer Association, 2022). A Doença de Alzheimer é o subtipo de demência que afeta em especial a memória, o pensamento e frequentemente o comportamento. Esta é a causa mais comum de demência, corresponde a 60-80% dos casos, e não é normal do envelhecimento. Trata-se de uma doença neurodegenerativa, incurável e progressiva, cujo quadro clínico pode variar entre as pessoas e suas fases inicial, moderada e avançada. Essa política visa não apenas dar visibilidade ao problema, mas sobretudo, buscar solução, resolver problemas, promover mudanças, organizar serviços, para atender esse segmento da população por meio do cuidado integral: ações de promoção à saúde, prevenção, proteção, diagnóstico, tratamento, reabilitação e contribuir com estratégias para melhoria da qualidade de vida da pessoa idosa.


Objetivo para confecção do produto
A formulação da Política teve como objetivo garantir o cuidado integral à saúde da pessoa com Doença de Alzheimer e outras Demências, em todos os níveis de atenção do Sistema Único de Saúde no Ceará, bem como, desenvolver ações de promoção e prevenção em saúde para o envelhecimento ativo, saudável e reduzir a incidência das demências e as limitações funcionais delas decorrentes


Metodologia e processo de produção
O processo de formulação desta política segue às seguintes etapas:
1.Identificação e análise das necessidades, de acordo com as prioridades estabelecidas, dados epidemiológicos, entre outras informações.
2.Mapeamento das possibilidades de acesso aos serviços de saúde, referências assistenciais, lacunas.
3.Definição de metodologia, elaboração de cronograma de reuniões.
4.Elaboração de documento base para iniciar às discussões, baseado nas necessidades e complexidade da política, evidências, legislações, entre outras informações.
5.Formalização de Grupo Técnico por meio de Portaria, com a participação das áreas técnicas e profissionais da Rede SESA envolvidas com a temática, em todos níveis de atenção, representantes de instituições e especialistas convidados.
6.Câmara Técnica da Comissão Intergestores Bipartite (CIB).
7.Pactuação pelos Gestores na CIB.
8.Câmara Técnica Câmara Técnica de Acompanhamento de Regionalização da Assistência do SUS (Canoas), do Conselho Estadual de Saúde (CESAU).
9.Submissão à apreciação do CESAU para aprovação.
10.Publicação no Diário Oficial do Estado.
11.Estratégias para implantação.


Resultados
1.Prevenção da Doença do Alzheimer e outras demências : O controle dos fatores de riscos modificáveis pode retardar e inibir a manifestação da Doença de Alzheimer. 2.Prevenção à Violência: A violência deverá ser prevenida, identificada, notificada e enfrentada em todos os níveis de atenção e de forma intersetorial.3.Atenção Multidisciplinar: É imprescindível que o paciente com Alzheimer e outras demências, receba cuidado multidisciplinar, no contexto da integralidade das ações. 4.Atenção Domiciliar (AD): Proporcionar ao paciente um cuidado ligado diretamente aos aspectos referentes à estrutura familiar, à infraestrutura do domicílio e à estrutura oferecida pelos serviços para esse tipo de assistência.5.Apoio diagnóstico e terapêutico: Os exames complementares para investigação do Alzheimer e outras demências consistem principalmente na exclusão de causas potencialmente reversíveis de demência. 6.Acesso Regulado : Assegurar o acesso do cidadão em tempo oportuno ao serviço que necessita: prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação;7.Acesso ao medicamento: O tratamento farmacológico pode ser utilizado em quatro possibilidades: a terapêutica específica, a abordagem profilática, o tratamento de sintomas comportamentais associados e a terapêutica complementar, que busca o tratamento das manifestações não-cognitivas da demência.


Análise crítica e impactos sociais do produto
O processo de elaboração, aprovação, publicação, monitoramento e avaliação da Política Estadual de Atenção à Pessoa com Alzheimer e outras Demências está estruturado
para medir a efetividade das ações de governo, deve utilizar uma modelagem que favoreça o aperfeiçoamento dos processos de formulação, gestão e controle dos
programas governamentais em congruência com as demandas sociais, políticas e econômicas identificadas e analisadas pela administração pública. A responsabilidade será da Secretaria de Saúde do Estado, por meio das áreas técnicas diretamente envolvidas e Secretarias Municipais e Conselhos de Saúde.


Referências
ALZHEIMER'S ASSOCIATION. What Is Alzheimer’s? 2022 Disponível em: . (https://www.alz.org/alzheimers-dementia/what-is-alzheimers)

Fonte(s) de financiamento: Plano Estadual de Saúde


Realização:



Patrocínio:



Apoio: