51860 - TESTAGEM EM MASSA PARA SARS-COV-2: AMPLIAÇÃO DO ACESSO, MELHORIA DO CUIDADO E CONTROLE DA COVID-19 EM PERNAMBUCO - ESTRATÉGIA TESTAPE SANDRA LUZIA BARBOSA DE SOUZA - SES-PE, LUCIANA ALVES LIMA DE MELO FRUTUOSO - SES-PE, MONIK SILVA DUARTE - SES-PE, JÚLIO CESAR PEREIRA DA SILVA JÚNIOR - SES-PE, JANAINA GOMES FEITOSA - SES-PE, EVELINE D`ANDRADA CRUZ - SES-PE, ANDREZA LUCIANA CAVALCANTI PINTO - SES-PE, GEORGE SANTIAGO DIMECH - SES-PE, LUCAS RAFAEL DE CASTRO CAHETÉ - SES-PE, BRUNO ISSAO MATOS ISHIGAMI - SES-PE
Contextualização Em 2021, no contexto de aceleração da transmissão de Covid-19 e surgimento de novas variantes do SARS-CoV-2, a testagem em massa por meio de testes rápidos de antígeno (TR-Ag) foi recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para expandir o diagnóstico e mitigar as cadeias de transmissão. Isso permitiu o isolamento rápido dos casos positivos, reforçando estratégias propostas nos planos de enfrentamento da pandemia. Em Pernambuco, as recomendações da Comissão Intergestores Bipartite (CIB/PE) foram incorporadas ao Plano de Convivência com a Covid-19, ampliando o diagnóstico através da estratégia TestaPE, em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde. Essa estratégia foi essencial para integrar e fortalecer as redes de atenção à saúde no estado, reforçando a gestão do cuidado e a qualidade e promovendo a equidade e a integralidade do cuidado.
Descrição da Experiência A Estratégia TestaPE desenvolveu-se em três eixos: 1) Ampliação da testagem em locais com equipe de saúde; 2) Busca ativa de casos em locais de grande circulação; 3) Parcerias com setores público, privado e terceiro setor. A SES-PE adquiriu testes rápidos, incorporou pautas do Ministério da Saúde, realizou formações de multiplicadores e implantou oito centros de testagem fixos e seis unidades móveis (vans) adaptadas, mediante cooperação técnica com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS). As unidades móveis garantiram a realização dos testes em locais variados, promovendo acesso oportuno e humanizado. As vans, identificadas visualmente como TestaPE (em cooperação com a Organização Pan-Americana de Saúde), foram adaptadas para a estrutura de testagem, garantindo segurança à equipe e aos usuários com Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs) adequados (luvas e máscaras N95/PFF2) asseguraram a segurança das equipes e dos usuários, fortalecendo os vínculos entre profissionais de saúde e a população, e integrando os serviços de saúde no território.
Objetivo e período de Realização A estratégia objetivou aumentar o acesso à testagem para Covid-19 e ampliar a capacidade do sistema de saúde no diagnóstico, visando o isolamento oportuno dos casos positivos. Realizada de agosto/2021 a junho/2023, incluiu parcerias, formações técnicas, manutenção de centros de testagens fixos e unidades móveis conforme os protocolos (estaduais e nacionais).
Resultados Até junho de 2023, foram distribuídos 2.652.505 testes rápidos para os 184 municípios pernambucanos e o Distrito de Fernando de Noronha, com 1.022.113 testes registrados no sistema TestaPE. As ações itinerantes realizaram 20.369 testes na Região Metropolitana de Recife e apoio à SMS em diversas regiões. Nos centros fixos, foram realizados 256.836 TR-Ag e mais de 7.000 coletas RT-PCR para vigilância genômica. Equipes móveis, compostas por enfermeiros, técnicos de enfermagem, coordenadores de campo e motoristas, operavam diariamente, assegurando a continuidade do cuidado e a integração dos serviços nas redes de atenção à saúde.
Aprendizado e Análise Crítica A Estratégia TestaPE demonstrou êxito no enfrentamento à pandemia da Covid-19 e controle da disseminação do SARS-CoV-2. Além da distribuição de testes rápidos de antígeno, a capacitação das equipes e o monitoramento diário da positividade permitiram intervenções eficazes no controle da transmissão, fortalecendo a Vigilância em Saúde. A estratégia acelerou a identificação, isolamento e tratamento dos casos, reduzindo a disseminação do vírus e ampliando o acesso ao diagnóstico. A continuidade até junho de 2023 refletiu o compromisso das autoridades em garantir a saúde pública. A parceria entre estado e municípios facilitou o monitoramento das variantes. O uso amostral de RT-PCR em casos positivos detectados por antígenos expandiu o sequenciamento genético. Amostras não reagentes foram encaminhadas para pesquisa de outros vírus respiratórios. Os testes rápidos agilizaram a assistência a pacientes suspeitos, organizando os fluxos assistenciais durante a pandemia. O programa TestaPE foi um recurso estratégico, combinando oferta de cuidado e monitoramento epidemiológico. Encerrou atividades com o fim da emergência de saúde pública em Pernambuco (30/06/2023), após declaração pela OMS do fim da ESPII referente à COVID-19 (05/05/2023), destacando-se como recurso estratégico que aliou oferta de cuidado, monitoramento epidemiológico e integração dos serviços de saúde.
Referências World Health Organization. Antigen-detection in the diagnosis of SARS-CoV-2 infection Interim guidance. 6 October 2021 [https://iris.who.int/]
Organização Pan-Americana da Saúde. World Health Organization. Recomendações para estratégias nacionais de testagem para SARS-CoV-2 e capacidades diagnósticas Orientação provisória. 25 de junho de 2021 [https://iris.paho.org/bitstream/handle/10665.2/54449/OPASWBRAPHECOVID-19210043_por.pdf]
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Plano Nacional de Expansão da Testagem para Covid-19 (PNE-Teste). Brasília/DF, 2021. Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde [www.saude.gov.br/bvs]
Pernambuco. Secretaria Estadual de Saúde. Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde. Nota Técnica SEVS Nº 31/2021. Estratégia de ampliação de testagem para COVID-19 no Estado de Pernambuco - TESTA PE. Recife/PE, 2021.
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