Comunicação Coordenada

05/11/2024 - 08:30 - 10:00
CC4.4 - Rede de atenção à pessoas portadoras de Condições Crônicas

48763 - REDESCOBRINDO A OBESIDADE: NARRATIVAS SOBRE O CUIDADO À PESSOAS COM OBESIDADE POR PROFISSIONAIS DE SAÚDE DA ATENÇÃO BÁSICA DO ESTADO DA BAHIA
RAFAEL ARCANJO TAVARES FILHO - UFBA, CAMILA DOS SANTOS RODRIGUES - UFBA, LIGIA AMPARO DA SILVA-SANTOS - UFBA, MICHELI DANTAS SOARES - UFRB


Apresentação/Introdução
Esse relato discutirá as transformações mobilizadas por um curso de Educação Permanente em Saúde (EPS), na gestão do cuidado a pessoas com obesidade no contexto da Atenção Básica (AB). O Curso “Qualificação do Cuidado a Pessoas com Sobrepeso e Obesidade” (CQCPSO) foi realizado à distância no Ambiente Virtual de Aprendizagem da UFBA - AVA Moodle e destinado a profissionais da AB de municípios do Estado da Bahia, com o objetivo de qualificar o cuidado a pessoas com obesidade. Este curso teve sua abordagem epistemológica ancorado nos estudos críticos da obesidade, considerando-a como um fenômeno complexo (pois interage com fatores bio-político-socioculturais) e indagando a centralidade dos discursos patológicos e de responsabilização individual na condução da gestão do cuidado.
Tendo sua perspectiva didático-pedagógica referenciada em concepções que reconhecem o(a) educando(a) como sujeito ativo no seu processo de aprendizagem e do referencial teórico da EPS, o curso sugeriu uma ferramenta de acompanhamento pedagógico chamada “Caixa de Experimentações” (CE), que se assemelhava a um portfólio reflexivo e foi inspirada na ferramenta “Caixa de afecções” (proposta para o Curso EPS EM MOVIMENTO). Neste dispositivo, os participantes narraram como o curso mobilizou modos de pensar e agir, que impactam na gestão do Cuidado a Pessoas com Obesidade (CPO) nos territórios.

Objetivos
Discutir como os participantes do CQCPSO foram afetados pelos horizontes formativos do curso através de narrativas e reflexões sobre os modos de pensar e cuidar das pessoas com sobrepeso e obesidade na AB.

Metodologia
Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que utiliza elementos das pesquisas biográficas (Bertaux, 2005) e da pesquisa-formação (Josso, 2004) para analisar narrativas presentes no dispositivo CE. O corpus deste trabalho foi formado optando especialmente por narrativas escritas e que apresentavam cunho autobiográfico, sendo selecionadas, assim, 32 CE para análise. Após observação destes critérios, todos os materiais dispostos nas Caixas selecionadas foram incluídos.
Neste dispositivo, os cursistas foram convidados a relatar suas experiências com o curso, e que estavam em eterno devir com a vida laboral e pessoal, a partir das perguntas: “O que vejo? O que penso do que vejo? E o que faço com aquilo que penso?”. A análise se deu, a partir da hermenêutica de Gadamer, buscando também responder tais perguntas a partir da visualização dos relatos nas CE pelos pesquisadores. Esta análise gerou categorias baseadas nas semelhanças intersubjetivas entre os relatos, e esta apresentação discutirá as reflexões provocadas pela categoria “gestão do cuidado a pessoas com obesidade”, desvelando afetos e afecções mobilizadas pelo curso e presentes nestes relatos.

Resultados e Discussão
Em suas CE, os profissionais de saúde narraram as afecções de culpa, frustração e angústia, ao fazerem um auto exercício crítico sobre a formação em saúde para o CPO. Essas afecções surgem ancoradas em reflexões provocadas pela compreensão da pluralidade de vertentes para se entender a gênese da obesidade e para o CPO, especialmente através das contribuições socioculturais e reflexões provocadas pelos estudos críticos da obesidade.
Ao narrarem sobre a aplicabilidade destes conhecimentos no território de atuação, os cursistas apontam que há uma "cristalização dos hábitos profissionais” que dificultam uma mudança nas maneiras de agir no CPO. Segundo os relatos, a lógica dos processos de trabalho fragmentados e individualizados, frequentemente dificultados pela escassez de recursos materiais e imateriais, bem como pelo excesso de demandas, além do enfoque curativo da obesidade com seus processos patologizantes no âmbito da APS, contribui para a manifestação de afetações negativas para as práticas de cuidado que os profissionais têm exercido.
O nutricionista aparece como o profissional que assume individualmente o CPO em sua centralidade, o que ainda reforça que o manejo da obesidade se dá por via da centralização da redução do peso na terapêutica e que as relações interprofissionais podem ser marcadores para o êxito ou fracasso na adoção de estratégias de cuidado diferentes das habituais.
Mesmo diante destes desafios, os cursistas apontam a educação em saúde e a EPS como estratégias para qualificação de um cuidado integralizado, no qual profissionais e usuários se formam e expandem seus horizontes. A esperança é um afeto mobilizador, que aparece nestes relatos na busca, sobretudo através da formação, por apurar seus olhares para o CPO nos territórios.

Conclusões/Considerações finais
Os participantes compartilharam afetos e afecções ao direcionar novos olhares para entender e cuidar de pessoas com obesidade em diferentes contextos. Desde os desafios iniciais de compreender a complexidade da obesidade até a adoção de um cuidado mais humanizado, o curso se mostrou uma oportunidade valiosa para os participantes repensarem seus hábitos, abraçarem novas perspectivas e desenvolverem alternativas de cuidado para pessoas com obesidade, ressignificando uma abordagem puramente biomédica. As afetações iniciais de "insatisfação", "angústia" e "descontentamento" evoluem para uma esperança-ação de transformação da realidade, mobilizada pela educação em saúde. Essa transformação reflete, possivelmente, a influência do curso na formação e na qualificação dos profissionais, ressaltando a importância da EPS para o planejamento de estratégias e ações para a gestão do cuidado a pessoas com obesidade.

Referências
BERTAUX, D. Los relatos de vida: perspectiva etnosociológica. Tradução de Godofredo González. Barcelona: Edicions Bellaterra, 2005.
JOSSO, M. Experiências de vida e formação. Tradução de José Cláudino e Júlia Ferreira. São Paulo: Cortez, 2004.

Fonte(s) de financiamento: CAPES - Coordenação de de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior


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