51761 - PROJETO SAÚDE CANTADA - EDUCAÇÃO PARA UM SORRISO SAUDÁVEL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE FORTALEZA, CEARÁ NATALIA MINDÊLLO RAMALHO LEITE - PREFEITURA MUNICIPAL DE FORTALEZA (PMF), MARIA DO LIVRAMENTO OLIVEIRA DA SILVA - PREFEITURA MUNICIPAL DE FORTALEZA (PMF), ANTÔNIO CLAUDIO GOMES DA SILVA - INSTITUTO DE SAÚDE E GESTÃO HOSPITALAR (ISGH – CE), ANA CRISTINA DE PAULO POMPEU - PREFEITURA MUNICIPAL DE FORTALEZA (PMF), ROSELY DE SOUSA LIMA FERNANDES - PREFEITURA MUNICIPAL DE FORTALEZA (PMF), SANDRA MARIA ALVES RIBEIRO - PREFEITURA MUNICIPAL DE FORTALEZA (PMF)
Contextualização Nas últimas décadas, vários programas de Educação em Saúde Bucal vêm sendo implantados na Saúde Coletiva para melhorar o acesso da população às instruções de higiene para o controle da placa bacteriana, um dos principais fatores etiológicos da cárie e das doenças periodontais. A motivação (força que aciona e direciona uma determinada ação ou comportamento), principalmente entre crianças, é indispensável para a prevenção dessas doenças; e a música é uma estratégia relevante. Por meio dela, é possível transmitir conhecimento de forma participativa e colaborativa, gerando, assim, impacto motivacional e um aprendizado significativo e duradouro.
Foram envolvidos 380 escolares, de ambos os sexos, com idades entre 5 e 8 anos, pertencentes ao Ensino Infantil V e às 1ª. e 2ª. séries do Ensino Fundamental I, dos turnos manhã e tarde, da EMEIEF Francisco Andrade Teófilo Girão (localizada à Rua Unidos Venceremos, 2040, Bairro Passaré), pertencente ao Programa Saúde na Escola (PSE).
Descrição da Experiência A temática central deste Projeto é a educação lúdica, motivacional e impactante para o cuidado com a higiene bucal e, consequentemente, a prevenção das doenças mais prevalentes.
Inicialmente, em cada turma, a música “Dentinho sensacional!”, composta por trabalhadores da saúde da UAPS Janival de Almeida Viera (localizada à Rua Coelho Garcia, 25, Passaré), foi cantada com a participação das crianças.
Em seguida, escovas dentais infantis, cedidas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Fortaleza, foram distribuídas a cada uma das crianças, que, em grupos de quatro, foram acompanhadas, pela equipe de saúde bucal, para a realização da escovação supervisionada com flúor-gel a 0,2%.
Objetivo e período de Realização O objetivo deste Projeto é promover a Educação em Saúde Bucal entre escolares do Ensino Fundamental I da rede municipal da Prefeitura de Fortaleza, por meio de um programa educativo-preventivo que utiliza a música como metodologia de ensino. Ele vem sendo desenvolvido desde 2022.
Resultados As ações envolvidas neste Projeto facilitaram a assimilação, compreensão e execução de uma higiene adequada, e evidenciaram crianças bastante motivadas e interessadas na participação e no processo de aprendizado.
Aprendizado e Análise Crítica Segundo GARCIA, CORONA & VALSECK JR. (1998), pelo fato do controle da placa bacteriana estar diretamente relacionado aos hábitos de higiene bucal, é de fundamental importância propor um programa suficientemente interessante que esteja relacionado com as necessidades individuais, causando assim um impacto motivacional.
Desta forma, a Educação em Saúde para crianças deve envolver atividades e figuras que produzam este impacto motivacional. Com a música, buscou-se apresentar os instrumentos utilizados na higiene e gerar motivação para os cuidados com a saúde bucal.
Para a implementação do hábito saudável e o cuidado em saúde, planeja-se que este programa educativo-preventivo seja periódico, contínuo e ampliado.
Referências 1. GARCIA, P.P.N.S; CORONA, S.A.M.; VALSECKI JR.,A. Educação e Motivação: Impacto de um Programa Preventivo na Educação de Hábitos de Higiene Oral. Rev. Odontol. UNESP, São Paulo, 27(2):393-403, 1998.
2. TODOROV, J. C.; MOREIRA, M. B. O conceito de motivação na psicologia. Rev. bras. ter. comport. Cogn. Vol. 07, n° 1. São Paulo, jun. 2005.
3. SOUZA, H.; RODRIGUES, R. F.; CRUZ, M. C. C.; FERNADES, T. C.; BERGES, A. F. S. Cultura Bucal: transformando odontologia em música. Rai. Rum. - Revista PROEEXC. Vol. 03, n° 1. Rio de Janeiro, jul. 2015.
|