Comunicação Coordenada

04/11/2024 - 17:20 - 18:50
CC4.3 - Atenção Primária à saúde (2)

49921 - NÚCLEO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PERMANENTE COMO ESTRATÉGIA DE GESTÃO DO CUIDADO EM SAÚDE NO MUNICÍPIO DE ITAITINGA, CEARÁ: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
IASMIN BELÉM SILVA QUEIROZ - UFC, ELAINE CRISTINA JUSTINO TEIXEIRA - UFC, SOCORRO MILENA ROCHA VASCONCELOS - UFC, MARLI TERESINHA GIMENIZ GALVÃO - UFC, FABIANE DO AMARAL GUBERT - UFC, PAULO SÉRGIO DOURADO ARRAIS - UFC, JESSICA PINHEIRO CARNAUBA - UFC, TATIANE MELO RAMOS LIMA - SECRETARIA DE SAÚDE DE ITAITINGA, LÍBIA LOPES MARTINIANO - SECRETARIA DE SAÚDE DE ITAITINGA, BRENDA BELÉM LUNA SAMPAIO - UECE


Contextualização
No ano de 2004, o Ministério da Saúde instituiu a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (EPS) por meio da Portaria n° 198, o instrumento traz luz para estratégias de levantamento de demandas de formação e desenvolvimento para trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS), de forma a conferir efetividade aos processos que qualificam a atenção e a gestão do cuidado em saúde, produzindo assim, impacto positivo sobre a saúde individual e coletiva da população. Tal estratégia foi adotada pela gestão do município de Itaitinga, Ceará, através da implantação do Núcleo Municipal de educação permanente em 2022.
O referido núcleo identificou no contexto da Estratégia de Saúde da Família (ESF) necessidades de aprimoramento da gestão do cuidado, uma vez que havia comprometimentos da qualidade dos serviços de saúde oferecidos à comunidade. O município de Itaitinga, encontra-se situado na região metropolitana de Fortaleza, caracterizado por uma população predominantemente de baixa renda, e enfrenta desafios comuns a demais cidades do país, dentre eles, acesso restrito aos serviços de saúde, elevados índices de doenças crônicas não transmissíveis e deficiências de recursos e na infraestrutura de atendimento (IBGE, 2022 ).

Descrição da Experiência
As ações de Educação Permanente foram desenvolvidas em parceria com o Núcleo Municipal de Educação Permanente em Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde de Itaitinga, visando capacitar os profissionais de saúde em temas essenciais para a gestão do cuidado, como acolhimento, vínculo, trabalho em equipe e humanização do atendimento. O processo incluiu cursos, oficinas, rodas de conversa, discussões de casos clínicos, conferências, visitas técnicas, treinamentos e reuniões de planejamentos estratégicos. Para identificar as demandas, foi elaborado um relatório de diagnóstico situacional da Atenção Básica e Secundária, que considerou os saberes produzidos a partir da ação, promovendo um diálogo coletivo. Que para Merhy (2002), essa abordagem propicia a criação de uma cartografia aberta, gerando diversas possibilidades de mapeamento das necessidades de atuação prática e produção de conhecimento. O processo utilizou-se da metodologia da problematização, que segundo Bertel (1998), foi adotada, direcionando os resultados para intervenções imediatas na realidade observada, possibilitando uma abordagem prática e transformadora.

Objetivo e período de Realização
O referido Núcleo tem por objetivo desenvolver capacidade e habilidades entre os profissionais de saúde da ESF e atenção secundária com fim de qualificar e melhorar a gestão do cuidado em saúde. As ações ocorreram no período de um ano e sete meses, de outubro de 2022 a maio de 2024, envolvendo profissionais de diferentes áreas da saúde, como médicos, enfermeiros, odontólogos, fisioterapeutas, psicólogos, assistentes sociais, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde.

Resultados
Fruto das ações realizadas, evidenciou-se uma notável melhoria na qualidade do cuidado fornecido pela ESF em Itaitinga. Os profissionais demonstraram um maior comprometimento com a humanização do atendimento, estabelecendo vínculos mais sólidos com os usuários e promovendo uma melhor articulação entre as equipes de saúde. Isso resultou em uma crescente satisfação por parte dos usuários dos serviços, que se sentiram mais acolhidos e bem assistidos. Ressalta-se que Merhy, Feuerwerker e Ceccim (2006) destacam a importância de orientar a organização dos serviços de saúde pelas necessidades da população, promovendo uma constante análise crítica do processo de trabalho e renovando os pactos entre os trabalhadores e os diferentes equipamentos de saúde.

Aprendizado e Análise Crítica
Destaca-se a relevância da formação permanente dos profissionais de saúde para fortalecer a gestão do cuidado. Haja vista, a necessidade contínua de manter iniciativas como essa de forma regular e integrada às políticas de saúde nacionais e municipais, garantindo a sustentabilidade dos ganhos alcançados e promovendo uma atenção à saúde centrada no paciente e na comunidade. O que corrobora com o disposto por Ceccim e Feuerwerker (2004), em que a educação permanente em saúde deve ser incorporada ao cotidiano da gestão setorial e da condução gerencial dos serviços, com o SUS como interlocutor principal das instituições formadoras.

Referências
1. BERTEL, N. A. N.. A problematização e a aprendizagem baseada em problemas: diferentes termos ou diferentes caminhos? Interface - Comunicação, Saúde, Educação, v.2,n.2, p.139-154, 1998.
2. CECCIM, R. B., FEUERWERKER, L. C. M. O quadrilátero da formação para a área da saúde: ensino, gestão, atenção e controle social. Physis: Revista de Saúde Coletiva, v.14, n.1, p.41-65, 2004.
3. MERHY, E. E. Em busca do tempo perdido: a micropolítica do trabalho vivo em saúde. In S. P. Nunes (Org.), Trabalho, subjetividade e saúde: o desafio da reorganização do processo produtivo (p. 71-117). Hucitec, 2002.
4. MERHY, E. E., FEUERWERKER, L. C. M., CECCIM, R. B. Educación Permanente en Salud. Salud Colectiva, v.2, p.147-160, 2006.
5. IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ce/itaitinga/panorama

Fonte(s) de financiamento: Financiamento próprio


Realização:



Patrocínio:



Apoio: