MENSAGEM AOS CONGRESSISTAS
5º PPGS: Um convite para resistir e insurgir em defesa da vida e do SUS!
Com um caloroso abraço, a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) anuncia a realização do 5º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde em Fortaleza, no Ceará, no período de 03 a 06 de novembro de 2024, contando também com diversas atividades no pré-congresso nos dias 02 e 03 de novembro.O tema do 5º PPGS traz palavras que traduzem intenções e premissas: “Política, Saberes e Práticas: Resistência e Insurgência no Enfrentamento das Iniquidades em Saúde”. Ele acontecerá em tempos de mais democracia, união de propósitos e reconstrução de políticas sociais. Ao mesmo tempo em que a elite brasileira usa de todos os recursos possíveis para manter seus poderes, ventos neoconservadores e neoliberais persistem tensionando para o individualismo, o autoritarismo, a dominação pela violência e a restrição do papel do Estado. Paralelamente, coexistem cada vez mais complexos problemas sanitários, sociais, ambientais, climáticos, éticos, geopolíticos e institucionais, que incidem na saúde da população brasileira. Assim, neste congresso precisamos avançar na formulação de visão crítica consistente diante dos atuais desafios, para debater e apontar readequação necessária de rumos para o Sistema Único de Saúde (SUS) no presente e no futuro.
Olhares e vozes diversas estarão representados neste Congresso. Buscamos o compartilhamento do que se faz no cotidiano; das reflexões vindas de pesquisa e práticas; do sonho-ação-resistência-insurgência de coletivos que vivem nos territórios deste país. Queremos um Congresso implicado com a realidade e com a necessidade de quem vive nos territórios, no qual a construção do conhecimento não se desvincula ao compromisso ético-político-democrático dos sujeitos e coletivos, trazendo caminhos e propostas concretas para o país.
No 5º PPGS incentivamos a interação entre todas as pessoas engajadas em pesquisa, ensino, gestão e trabalho em saúde, estudos e formação individual, coletivos e movimentos e controle sociais, entre outras. Pessoas de diferentes regiões do país, gerações, gênero, etnias, corpos e histórias de vida e luta.
Ao reconhecer que a academia, a ciência e as instituições reproduzem relações de poder e de vulnerabilização, não mediremos esforços para garantir espaço e valorização das diferentes epistemologias e interconexões disciplinares, muitas vezes oriundas do saber das pessoas cujas vozes sistematicamente têm tido sua expressão cerceada e desqualificada, com direitos humanos e sociais negligenciados, fruto de estratégia de manutenção dos poderes historicamente estabelecidos também na construção de conhecimento.
A Universidade Federal do Ceará (UFC) aceitou o desafio de sediar o 5º PPGS na ‘Terra dos Verdes Mares’, também conhecida como ‘Terra do Sol’, de ‘céu pleno’ e assim reitera seu compromisso histórico com a Saúde Coletiva e assume com alegria a responsabilidade de coordenar a Comissão Organizadora Local, composta por representantes governamentais, movimentos sociais e instituições de ensino e pesquisa do Ceará. Por certo, existirão boas oportunidades para imersões nas riquezas culturais e sociais que circunscrevem uma importante trajetória do Ceará na construção e defesa do SUS.
Convidamos a todas as pessoas que venham ao 5º PPGS a se juntar nesse espírito do congresso de enfrentamento das iniquidades em saúde, resistir e, especialmente, insurgir!
Carmem E. Leitão Araújo, presidenta do 5º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão da Saúde
Isabela Soares Santos, presidenta da Comissão Científica
Deivisson Vianna dos Santos, presidente da Comissão Científica
Apoio: